Christoph
Olá,
parece que existe um EFKE IR 820c que é idêntico ao antigo Maco IR 820. Li isso no site www.dr5.com.
Atenciosamente,
Christoph
Petzi
O Maco IR 820c era fabricado pela Efke! Mas agora já não. O filme já não está à venda. Em breve haverá uma novidade.
Atenciosamente,
Michael
Christoph
Olá, Michael,
Obrigado! Eu sabia que o Maco IR820 era da Efke, mas fiquei bem surpreso ao ver que ele também é/era vendido diretamente pela Efke. Foi o que percebi. Era só por curiosidade. Quero experimentar o Rollei Infrared como filme de diapositivo no kit da Foma. Só que sempre me falta um pouco de tempo.
Chris
Klaus_H
A Efke IR820C deverá estar disponível a partir de amanhã (5 de março de 2007) nos EUA, na Freestyle.
Quando será a vez da FOTOIMPEX?
Atenciosamente,
Klaus
noah11027
Bem, isso seria ótimo, já que o filme fabricado pela Efke é o antigo 820c, praticamente o melhor. Eu já estaria pronto para começar com 10 ou 20 rolos. Esse filme era o meu padrão na fotografia infravermelha...
NoaH
cfb_de
Uma visita rápida e descontraída ao site da Agfa em Mortsel já esclarece tudo, tornando supérfluas todas as especulações. É preciso, no entanto, saber inglês. Ou dominar uma das línguas locais da Bélgica.
Atenciosamente,
Franz
Klaus_H
Olá, Franz!
Infelizmente, não está totalmente correto! Na verdade, estamos falando aqui do filme EFKE e não das “armas milagrosas” de Stapelfeld. A Freestyle comercializa o EFKE IR820C da Fotokemika Nova.
Atenciosamente,
Klaus
noah11027
... Estamos falando, de fato, do filme da EFKE e não das “armas milagrosas” de Stapelfeld. ...
... e foi exatamente a ele que me referi. A propósito, gostei bastante da referência às “armas milagrosas” :D, isso descreve muito bem o novo filme, ou melhor, o marketing dele.
No site da Freestyle, há, de qualquer forma, um link para a ficha técnica antiga do IR820c/100 e do IR820c/100 AURA. Isso me levaria a concluir, sem dúvida, que se trata do filme antigo. Com cerca de US$ 20, o frete não é exatamente barato, mas US$ 9,99 pelo filme já é bem barato (são “apenas” € 7,10 :))
NoaH
MirkoBoeddecker
O filme não é 100% idêntico ao antigo MACO IR 820, mas é muito parecido.
Já tentamos relançá-lo no ano passado, mas, sem outros parceiros, não conseguimos atingir as quantidades necessárias.
Agora, com a Freestyle, deu certo. Infelizmente, eles aparentemente já estão vendendo o filme novamente pelo preço de custo, assim como fazem com os outros produtos da efke. Isso é uma pena, porque a médio e longo prazo não ajuda ninguém, mas o bom é que o filme pôde ser produzido novamente.
Esperamos a próxima remessa da Croácia na próxima semana.
Nela estarão também os primeiros filmes IR. No momento, ainda não posso dizer se os filmes planos já poderão ser incluídos.
Atenciosamente,
Mirko
noah11027
Olá, Mirko,
minha opinião sobre isso não mudou. Acho que o filme também custava algo em torno de 10 ou 11 € antigamente. Quer dizer, não sei quais são os preços aí, mas, se estiver por volta de 10 ou 11 €, gostaria de reservar 10 rolos para mim, de 120, se possível.
Depois, terei prazer em compartilhar minhas experiências e os resultados.
Como já disse, o filme no MF era a única opção real de IR. Gostei muito do filme. Então, se ele estiver disponível, estamos no negócio :).
NoaH
PS.: Ele vem “normalmente” com proteção Lichhof ou como “Aura”? O Aura seria melhor, mas no fim das contas não me importo muito com isso...
MirkoBoeddecker
NoaH,
O filme certamente não vai custar 10 € aqui. Mas se eu o ofereceria por 6,00 €, incluindo frete e impostos nos EUA, isso já é outra questão.
Acho que, dependendo do volume de vendas, o filme ficará por 6,99 € (líquido) no primeiro ano e, se tiver sucesso nas vendas, talvez por 5,99 € no ano que vem.
Atenciosamente,
Mirko
Klaus_H
A partir de quando o filme (120) poderá ser encomendado e qual será o preço?
Atenciosamente,
Klaus
cfb_de
Olá, Klaus,
O Mirko acabou de me escrever: preço líquido mais impostos (19%) mais embalagem e frete. Na Alemanha, a “embalagem” geralmente custa “0”.
E quanto à data... Ainda estamos falando de coisas que nem aconteceram. Ou seja, assim que estiver disponível. A bola de cristal do Mirko pode ser mais clara que as outras, mas continua sendo uma bola de cristal.
A obra cinematográfica na qual ele está envolvido (ou a obra cinematográfica na qual ele *não* está envolvido, quero manter abertas as especulações sobre a origem do material) vai, de forma imprevista, dar um tiro na sua rótula em breve. Ou talvez não.
Falando sério: se vários fornecedores se unirem e lançarem um produto...
- Então, nenhum fornecedor tem interesse em revelar a origem.
- Então, cada fornecedor só vai abrir a boca quando o produto estiver disponível.
- Então, nenhuma informação será divulgada nos fóruns especializados. Para que os diversos fornecedores de um mesmo produto não se canibalizem mutuamente.
- Então, existem idiotas como eu, que de vez em quando soltam a língua. Porque não estão envolvidos na criação de valor imediata.
Não, não vou falar nada sobre o novo filme. Só vou falar coisas positivas sobre o TC27, que está bem longe do filme IR. E que, em todas as características relevantes para o cliente, é igual a um produto de luxo caro.
O “R” rola três vezes.
No que diz respeito aos filmes especiais, vale a pena dar uma olhada em Mortsel. Eles têm material de primeira, que, mesmo com especificações técnicas idênticas às de outros filmes, ainda é cerca de 100 vezes mais barato. Caso alguém precise de filmes planos para cianos. O preço 100 vezes mais barato refere-se a uma distribuidora alemã. Perto da região do Ruhr.
Atenciosamente,
Franz
Klaus_H
Olá, Franz!
Afirmações como “Acho que o filme custará, dependendo do volume de vendas, 6,99 euros (líquidos) no primeiro ano e, se tiver sucesso nas vendas, talvez 5,99 euros no ano que vem” não são, para mim, uma indicação de preço. Quanto à disponibilidade do filme, presumo que não seja necessária uma bola de cristal para fazer afirmações vinculativas sobre o início da comercialização do filme IR. Não tenho a impressão de que o sucesso da FOTOIMPEX se baseie apenas no acaso (eles teriam então seis acertos todas as semanas), mas sim de que, apesar de todas as inconsistências, há um conceito e regras comerciais claras por trás disso. Consequentemente, minha pergunta “A partir de quando o filme (120) poderá ser encomendado e a que preço?” continua, com razão, sem resposta no fórum.
De fato, está impresso no filme “Efke IR820c” distribuído pela Freestyle e a Freestyle anuncia em seu site: “A Freestyle fez uma parceria com a Fotokemika para trazer a você o filme Efke IR820 (infravermelho verdadeiro) em vários formatos!” Desde que o filme seja realmente um filme IR genuíno e não um filme de revelação ou de fotografia aérea reetiquetado com compatibilidade infravermelha inventada, não me importa se o fabricante está realmente na Croácia.
Também examinei o TC27 de perto; ele é quase inutilizável para uso IR. Com uma sensibilidade de cerca de 3 DIN, o efeito infravermelho é quase imperceptível. Fora isso, o filme é bom. O filme milagroso IR da Stapelfelder tem um grão notavelmente fino, mas, em termos de infravermelho, fica muito aquém do Ilford SFX 200 na faixa do verde vegetal quando se usa o filtro RG715 recomendado. O Kodak HIE representa o padrão de referência para esses filmes. Infelizmente, ele só está disponível no formato 135. Na minha opinião, o tão criticado SFX 200 é, atualmente, o único filme 120 utilizável para aplicações IR (apesar de ser adequado apenas para a faixa de infravermelho muito próxima). Espero que o Efke/ADOX IR820c consiga preencher a lacuna entre o SFX 200 e o Kodak HIE.
Atenciosamente,
Klaus
Pós-escrito:
Olá, pessoal da Impex! A partir de quando o IR820c estará disponível e a que preço?
MirkoBoeddecker
Olá, Klaus,
Os filmes de 35 mm e os filmes em rolo devem chegar na próxima semana.
Esperamos que os filmes planos também cheguem, mas a produção ainda está em andamento.
O preço dos filmes de 35 mm e dos filmes em rolo será de 6,99 euros mais IVA no lançamento.
Trata-se de um verdadeiro filme IR de 820 nm produzido pela Fotokemika, sensibilizado com um novo sensibilizador (o antigo não está mais disponível há 3 anos).
Daí as pequenas diferenças em relação aos filmes já conhecidos da mesma fonte.
Atenciosamente,
Mirko
Klaus_H
Obrigado!
O pedido está a caminho.
Atenciosamente,
Klaus
cfb_de
Olá, Klaus,
Na verdade, o Mirko já escreveu tudo o que era essencial, de forma sucinta.
Incluindo a confirmação de que o preço está na faixa mais baixa do intervalo que ele mencionou!
O corte do filme plano também não vai demorar muito mais. Com tantos pedidos já em mãos, deve até ser possível acelerar o processo.
Atenciosamente,
Franz