CommodoreMan
Olá a todos!
Comecei a me dedicar à câmara escura há pouco tempo. Meu equipamento básico inclui também um ampliador Kaiser Multigrade System V, modelo VPM 6002. Para um primeiro equipamento, é realmente mais do que satisfatório. Estou muito entusiasmado com o aparelho.
O proprietário anterior só usava para ampliar filmes 35mm. Por isso, vem com uma lente de 50 mm.
Agora, acabei de tentar colocar um negativo de formato médio (6x6) recém-revelado. Em si, o ampliador é adequado para formato médio. O condensador abre o suficiente e a mesa de projeção também é grande o bastante.
Mas tenho um efeito de sombreamento nas bordas da imagem.
Estou certo em supor que isso se deve à distância focal incorreta da lente? O manual indica que, para 6x6, é necessária pelo menos a distância focal normal correspondente, ou seja, 80 mm.
Se for esse o caso, provavelmente terei que comprar outra lente.
E agora a pergunta principal: o que devo levar em consideração ao comprar uma lente? Existe, na ampliação, uma variedade de baionetas/roscas tão grande quanto a que estamos acostumados nas câmeras, ou os fabricantes chegaram a um consenso?
O que a lente precisa ter/“saber fazer” para que eu possa usá-la no ampliador Kaiser?
E, por fim: se eu quisesse ampliar um filme de formato 35 mm com a lente de 80 mm, além do fato de que o tamanho máximo da imagem seria naturalmente menor, haveria outras desvantagens? E, consequentemente, eu deveria trocar a lente mesmo para cópias pequenas?
Atenciosamente, Christian
TR
Olá, sim, parece que o problema está na lente. Em princípio, a distância focal tem pouco a ver com o tamanho do negativo. Mas, como o “ângulo de iluminação” é limitado, a lente precisa ficar mais afastada do negativo (maior): a distância focal precisa ser maior. Você precisa de uma lente de pelo menos 80 mm.
€
Acho que o padrão aqui é a rosca de 39 mm. Sua “placa” deve ter essa rosca.
Se você estiver com pouco dinheiro, compre uma “lente de quatro elementos” (por exemplo, “Anaret”). Hoje em dia, porém, também é possível comprar lentes de seis elementos usadas (“Rodagon”, “Componon”...). Provavelmente você não notará diferença de qualidade em relação à lente de quatro elementos.
€
Lente de 80 mm para 35 mm: aqui, apenas a escala de reprodução é menor. Ou seja, você simplesmente precisa elevar mais a cabeça de ampliação. Eu trabalho sempre com uma 80 mm em 35 mm, pois assim tenho uma melhor “iluminação” da superfície do negativo. Desvantagem: os tempos de exposição aumentam, o que, por outro lado, é uma vantagem em formatos de papel menores. Assim, com um papel de 24x30 cm, chego a cerca de 25 segundos com abertura 11. Ideal.
CommodoreMan
Obrigado pela resposta rápida e competente!
€
Então vou começar a procurar uma lente.
€
A menor luminosidade no KB não é um problema para mim. Normalmente, além de diminuir a abertura, coloco também o filtro ND no ampliador, pois, com o papel Foma que uso atualmente, acabaria tendo tempos de exposição que não seriam nada agradáveis de trabalhar com o movimento da luz etc. Na minha opinião, uns 20 segundos já devem bastar. Fico à vontade com um pouco mais.
€
Atenciosamente, C-Man
Urnes
As lentes até o formato MF geralmente têm rosca M39, e sua Kaiser possui um encaixe compatível. Você perceberá a diferença entre uma lente de 4 elementos e uma de 6 elementos, mesmo comparando apenas lentes de fabricação alemã. É claro que, em uma única cópia, você não dirá se é de 4 ou 6 lentes, mas se colocar duas cópias iguais lado a lado, você verá que as de 6 lentes têm maior nitidez. No entanto, você não precisa necessariamente de uma lente apocromática, especialmente em preto e branco. Então, você deve pensar no tamanho máximo que deseja imprimir. Tanto a Rodagon quanto a Componon estão disponíveis como lentes WA, ou seja, versões grande-angulares. Isso faz com que você tenha uma distância menor até a mesa de projeção, o que, por outro lado, significa que você pode fazer cópias maiores na mesa de projeção. Para 6x6, você precisaria então de uma WA de 60 mm em vez de uma de 80 mm.
Atenciosamente, Sven.
Bonderer
Para o formato médio, também é necessária uma placa de lente diferente — era assim na Dunco-Durst e na Kienzle, e será assim também na Kaiser. Sem a placa correta, não vai dar certo.
Se ainda houver peças novas para a Kaiser, elas provavelmente não devem ser tão caras.
CommodoreMan
Hum.
Bem, o manual só menciona algo sobre diferentes lentes. Não diz nada sobre trocar a placa. Apenas menciona que ela provavelmente é giratória para acomodar diferentes tipos de lentes. O que isso significa exatamente, não sei dizer.
Acho que não preciso me preocupar com o desempenho ótico da lente no que diz respeito ao número de elementos. Para mim, o formato médio não está no nível da Hasselblad ou da Rolleiflex; tenho apenas uma simples Yashica TLR.
Bonderer
A Kaiser ainda disponibiliza o manual para aparelhos mais antigos; este possui uma placa de lente para 50 mm e, quando girada, para 80 mm de distância focal. Há também uma ilustração disso.
Urnes
A placa é girada para que a lente de 50 mm fique mais próxima do plano do filme e você obtenha a escala de ampliação adequada.
Por que parar de correr tão perto da meta? Se você diminuir um pouco a abertura da Yashica, não conseguirá distinguir as fotos da Robla. Você tem, portanto, um ampliador decente e uma câmera decente; por que trabalhar abaixo do seu potencial agora? Se você conseguir uma lente de 6 elementos por um preço acessível, não hesite em comprá-la.
Atenciosamente, Sven.
CommodoreMan
Fiz uma busca específica agora.
?
Com uma Rodenstock Rodagon 80 4,0, eu já estaria bem equipado. Já dá pra encontrar no site por 100 € na opção de compra imediata, em lojas de produtos usados.
?
Quanto à câmera: a Yashica e eu ainda não nos conhecemos há muito tempo. Até agora, eu só usava câmeras de 35 mm, com uma Minolta 9000. Mas acho que vou aprender a amar a Yashica também. Só o visor já é um sonho ao toque. Só que ainda não consigo avaliá-la direito e, na internet, leio com frequência que ela não é ruim, mas também não é realmente boa.
?
TR
Se você realiza uma exposição bastante “para as sombras” com sua Yashica 6x6 TLR, usar um tripé, fechar a abertura para f/11 e usar um disparador de fio, você obterá uma qualidade de imagem exatamente igual à de uma Hasselblad usada em um tripé, com um disparador de fio, abertura fechada em f/11 e com a exposição focada nas sombras. Talvez seja necessário proteger a lente contra a “luz lateral”, mas, fora isso, você não notará nenhuma diferença.
Morte
Um Rodagon é bom, mas 100 € é muito caro. Com um pouco de paciência, você consegue um por 50 €, talvez até mais barato. As ofertas de “Compra Imediata” dos vendedores estão sempre bem acima do preço justo. Seguindo o lema “em algum momento alguém desavisado vai cair na armadilha”. Eles têm paciência... Então, se você não precisar dele imediatamente, eu recomendaria continuar observando. Aliás, nos classificados do eBay também dá para encontrar pechinchas de vez em quando, porque há menos gente procurando por lá.
highscore
Dica.
Quando encontro ofertas muito caras que já venho acompanhando há algum tempo no eBay, já escrevi várias vezes para o vendedor e fiz uma proposta que considero aceitável.
É claro que sempre justifico por que cheguei a esse valor.
E, pela minha experiência, alguns acabam se deixando convencer.
?
Atenciosamente,
highscore
jonny
Comprar em uma loja e pagar um pouco mais já vale a pena, se a gente quiser evitar esse tipo de aborrecimento. Por 100 euros, porém, deveria ser uma Rodagon-S mais recente, impecavelmente limpa e sem defeitos externos (ou seja, com revestimento múltiplo e pára-sol), incluindo tampa e caixa plástica para guardar. Caso contrário, um preço em torno de 75 euros na loja seria, na minha opinião, mais realista. Em um leilão entre particulares, paga-se por uma lente de seis elementos algo entre 40 e 60 euros, mas corre-se o risco de receber uma lente com fungo, embaçamento ou outros problemas e, então, ter possíveis complicações com a devolução. Infelizmente, é da natureza das coisas que justamente as lentes de ampliação tenham sido e continuem sendo armazenadas de forma inadequada por longos períodos (ou seja, em ambientes úmidos, como a câmara escura). Com uma lente de quatro elementos, eu não perderia tempo, dada a situação dos preços, especialmente porque, na minha impressão, as lentes de quatro elementos com distância focal de 75/80 mm (ou seja, para 6x6) não são tão comuns (em 50 mm elas são mais fáceis de encontrar).
CommodoreMan
Segundo o vendedor, o que eu vi lá estava como novo. Também nas fotos. Além disso, vinha com a caixa de plástico.
Outra pergunta: já li várias vezes sobre o seletor de prefixo. O que exatamente essa função me oferece?
É permitido postar links para anúncios do eBay aqui?
Atenciosamente, C-Man
Urnes
Com isso, você pode abrir totalmente a abertura com uma alavanca para fazer o ajuste e, em seguida, fechar novamente até a abertura de trabalho com um simples movimento da alavanca. A abertura 8 ou 11 já pode ficar bastante escura com uma lâmpada de 75 watts.
Atenciosamente, Sven
Gast
Olá a todos!
Comecei a me dedicar à câmara escura há pouco tempo. Meu equipamento básico inclui também um ampliador Kaiser Multigrade Sistema V, modelo VPM 6002. Para um primeiro equipamento, é realmente mais do que decente. Estou realmente encantado com o aparelho.
O proprietário anterior só a utilizava para ampliar filmes 35mm. Por isso, ele vem com uma lente de 50 mm instalada.
Agora, tentei colocar um negativo de formato médio (6x6) que revelei recentemente. Em si, o ampliador é adequado para formato médio. O condensador abre o suficiente e a mesa de projeção também é grande o bastante.
Mas estou vendo um efeito de sombreamento nas bordas da imagem.
Oi,
tens certeza de que o condensador correto está instalado? O sombreamento nas bordas nos ampliadores Kaiser ocorre quando o condensador é muito pequeno; tive esse problema quando quis usar um VPM6005 para 6x7, e na época tive que comprar outro condensador.
Dá uma olhada aqui
http://www.kaiser-fototechnik.de/de/produkte/2_1_produktanzeige.asp?nr=4443
Agora tenho um condensador para 6x6 sobrando — em algum lugar! Se precisar, posso procurá-lo.
Aliás, estou encantado com os Kaiser VPM; tenho dois lado a lado, o que me permite trabalhar em dois negativos ao mesmo tempo. Assim, quando uma tira de teste está no revelador, posso continuar trabalhando na outra, o que me dá muito prazer.
Atenciosamente, Klaus
Atenciosamente, Klaus
CommodoreMan
Uma pequena atualização:
€
Já tenho uma lente de 80 mm, mas ainda não tive tempo de testá-la direito.
€
O condensador parece ser o ideal. Com a lente de 80 mm, a área um pouco maior que 6x6 (mas ainda não 6x7) fica bem iluminada e homogênea com a outra lente.
€
Devo dizer que também gosto muito do ampliador em termos de sensação ao toque, etc. Ele também tem uma boa intensidade de luz (até agora eu sempre colocava um filtro ND) e a capacidade multigrade da cabeça é algo muito prático.
€
Nunca haveria espaço aqui para dois ampliadores. O Kaiser já está bem no limite em termos de tamanho. No momento, ainda não é uma verdadeira câmara escura, mas sim o antigo banheiro, que fica ao lado da minha oficina de eletrônica e agora só é usado por mim como banheiro. Mas tem água e dá para escurecer bem o ambiente. Isso já é o principal. E como o banheiro é usado apenas por mim, nenhum dos outros membros da família pode abrir a porta de repente enquanto estou abrindo o pacote grande de papel fotográfico para transferir a quantidade necessária para a sessão para outro saco ;).
€
Muito obrigado pela ajuda de vocês!
€
Atenciosamente, C-Man