lithprint
Olá, pessoal do fórum,
Gostaria de fotografar em cores com minha câmera de formato médio, mas não consigo revelar os rolos sozinho, pois só tenho equipamento para preto e branco.
Onde há em Berlim um laboratório “normal” que faça isso a preços moderados? Além da Pixelgrain (3 € por uma cópia), da Brenner Versand (não quero necessariamente enviar por correio) e da PPS (eles nem sequer têm uma tabela de preços).
Ou será que a Saturn, por exemplo, também faz isso?
Desde já, obrigado pelas dicas.
cfb_de
N8. (Saudações mínimas para os usuários anônimos!)
Rossmann, DM, Schlecker, Media-Markt, Saturn-Hansa, Promarkt, Karstadt e Kaufhof também existem em Berlim? Dizem que até há lojas de fotografia por lá.
Todas elas aceitam também um filme em rolo na sacola.
E se o grande laboratório não te fornecer qualidade suficiente (o que eu, na verdade, não acredito, porque o C41 é padronizado e um filme em rolo é processado manualmente — ou seja, melhor — lá), então há, justamente em Berlim, uma grande variedade de minilabs qualificados.
Paga três euros por um rolo barato, fica ali ao lado e observa. Assim, você também saberá do que o minilaboratório é capaz. Ah, entendi. Você também quer cópias. No minilaboratório, pode perguntar antes; qualquer laboratório grande faz ampliações em 13x13 pelo preço de 13x18 KB.
Ah, sim, internet. Na Fuji você descobre onde fica um Frontier em Berlim. Pode ligar para o operador para perguntar se eles também podem ampliar formatos maiores (o “formato médio” vai de 4x4 a 6x9).
Resumo rápido: há (até mesmo em Berlim :-) muitas lojas que fazem isso. E quem consegue fazer essa pergunta no fórum da web também é capaz de procurar online em Berlim o fornecedor necessário. Se for preciso, ligue para a Impex. A vida é simples e o que é bom está ao nosso alcance.
Atenciosamente,
Franz
Petzi
Na dm, até meus filmes em rolo de 220 são revelados com boa qualidade e a um preço acessível. Na maioria das vezes, achei as cópias muito bem feitas.
Pelo que sei, a dm envia os trabalhos fotográficos para o grande laboratório da Fuji em Bonn.
lithprint
Oi, pessoal,
desculpem-me. Acabei de mudar para o MF. Anteontem estive na Rossmann na R.-L.-Platz e a moça apenas balançou a cabeça, um pouco surpresa, diante dessa pergunta tão inofensiva. Na lista de preços que fica à disposição na Rossmann também não se encontra nada a respeito. Mas tudo bem, vou então dar uma passada na Schlecker (hm), na Rossmann na Al, e se não der em nada, na Saturn.
Não se deve fazer perguntas tão triviais em um fórum tão profissional. Sinto muito mesmo. Não vai acontecer de novo.
Nadine
Petzi
Em vez de balançar a cabeça, ela deveria ter dado de ombros; isso é mais adequado quando não se tem ideia do assunto.
Como já disse, experimenta a dm; já mandei revelar muitas fotos de formato médio lá. Pelo que sei, na verdade só existem mais dois grandes laboratórios na Alemanha para onde a maioria das drogarias envia seus produtos: CeWe e Fuji / Eurocolor Bonn. Ambos podem, com certeza, revelar e fazer cópias em formato médio 120. No CeWe, não tenho tanta certeza quanto ao revelamento de filmes 220, talvez como trabalho especializado. Na Eurocolor, com certeza dá.
Se os laboratórios não conseguirem fazer alguma coisa, eles devolvem para você sem processar!
Meus trabalhos fotográficos na dm sempre foram enviados para a Fuji, e eu fiquei bastante satisfeito.
Na verdade, também é possível revelar filmes de formato médio 120 e 220 em qualquer minilaboratório; o problema é que muitas vezes o operador não sabe como fazer isso.
cfb_de
Olá, Petzi,
Nem todos os minilabs permitem revelar filmes em rolo. Pelo menos nos modelos Frontier, é preciso comprar separadamente o mecanismo de transporte necessário; as máscaras e as lentes para 6x6/6x9 também são vendidas à parte. E nos modelos Frontier menores, isso nem cabe...
@Nadine: Não, este aqui não é um fórum “profissional”. Eu só me deparei com duas coisas. Primeiro, com a sua postagem completamente anônima (colocar o próprio nome não tem nada a ver com profissionalismo) e, segundo, com a metodologia por trás da sua pergunta: em um em cada dois fóruns de fotografia (inclusive aqui), a sua pergunta é respondida de forma exaustiva pelo menos uma vez por ano. Essas respostas podem ser encontradas através da função de busca.
Isso, aliado a uma postagem anônima, me levou a responder com uma nitidez um pouco maior do que de costume.
Atenciosamente,
Franz
robat
Olá, Nadine,
Devo dizer que, hoje em dia, confio mais nos grandes laboratórios do que nas lojinhas que revelam um rolo de 120 a cada tantos anos. Aqui em Mannheim, já tive vários rolos estragados (desde arranhões e cortes até a perda total por emaranhamento do filme), então prefiro levar esse tipo de coisa para um grande laboratório. A loja que uso agora (pixelprinter) demora mais tempo, mas a qualidade é excelente.
Atenciosamente, Robert
p.s.: não deixe isso acontecer :)
Petzi
Olá, Petzi,
nem todo minilab permite processar filmes em rolo. Pelo menos nos modelos Frontier, o sistema de transporte necessário precisa ser adquirido à parte; as máscaras e as lentes para 6x6/6x9 também são vendidas separadamente. E nos modelos Frontier menores, isso nem cabe...
Eu só falei em revelar filmes, não em fazer ampliações. Para ampliar, é preciso uma mesa de imagem adequada, etc. Mas com todas as máquinas de revelação de filmes comuns em minilabs dá para revelar filmes em rolo de 120 e 220. Só que muitas vezes o operador não sabe que isso é possível.
Wolfgg
Olá, Nadine,
antes de mais nada, acho ótimo que ainda existam algumas mulheres que querem mais do que simplesmente apontar a câmera e depois escolher a melhor foto entre as 20 que ficaram na memória.
Para revelar um filme negativo colorido, basta usar revelador colorido em vez de revelador preto e branco e um fixador de branqueamento-fixação em vez do fixador. E, caso ainda não tenha, um termômetro para 38 °C. A ampliação colorida é mais trabalhosa do que a em preto e branco, mas também dá para digitalizar o filme e criar ótimas “ampliações” com uma impressora a jato de tinta. De um negativo 6x6, dependendo do filme e da lente, dá para extrair de 50 a 100 megapixels; aí, as câmeras digitais da moda ficam bem para trás.
Atenciosamente, Wolfgang
SCKStef
Olá, Nadine,
Olá, Wolfgang,
Para revelar um filme negativo colorido, basta usar revelador colorido em vez de revelador preto e branco e um banho de branqueamento-fixação em vez do fixador. E, caso ainda não tenha, um termômetro para 38 °C.
Bem, você consegue por 2,28
Hoddy
Olá, pessoal do fórum,
Gostaria de fotografar em cores com minha câmera de formato médio, mas não consigo revelar os filmes em rolo sozinho, pois só tenho equipamento para preto e branco.
[color="#3366FF"]Você não precisa de mais nada. Basta apenas 1 kit Dilucolor para 6 filmes em rolo (aprox. 9
pitismac
:unsure:
Não há nada como o revelamento manual; os reveladores são padronizados, sim, mas raramente são renovados.
Minha experiência me levou a nunca mais mandar revelar nesses laboratórios.
Fico à disposição para te dar uma mãozinha.
pitismac
leoz
Sempre envio meus filmes em rolo coloridos para o laboratório central através da Rossmann.
Os resultados sempre foram muito bons até agora; no processo C-41, não há muito o que dar errado.
(Em casa, dá para errar muito mais... eu nem teria paciência para manter a temperatura exatamente a 38 graus).
Portanto, para mim, não há nada contra o laboratório central: os preços são imbatíveis, os negativos revelados ficam perfeitos e as cópias que se recebe são, na minha opinião, muito boas para se ter uma visão geral.
Isa
Olá!
Agora também quero mandar revelar meu primeiro filme em rolo :lol: Só para não levar um susto: quanto custa, no total, revelar um filme em rolo (120)? É mesmo só 2,28 €? Ou é por foto?
Um abraço
Isa :lol:
rmrts
Agora também quero mandar meu primeiro filme em rolo para revelar :lol: Só para não levar um susto: quanto custa, no total, revelar um filme em rolo (120)? É mesmo só 2,28? Ou é por foto?
Olá,
1 filme em rolo 220, Agfa Optima na Orwonet, custou recentemente 2,80 € por filme + 2,59 € de frete total (ida e volta).
Deve ser semelhante em outros laboratórios.
Atenciosamente
Reinhold
TR
[...] acho ótimo que ainda existam algumas mulheres que [...]
Ah, que maravilha! :rolleyes:
(Sem ressentimentos.)