andreasgreuter
Olá a todos,
Sou novo aqui e vou começar com uma pergunta:
Na opinião de vocês, qual filme de 400, combinado com qual revelador, oferece os melhores resultados?
Atualmente, estou trabalhando com o Tmax 400 e revelando-o com Ultrafin Plus na proporção 1+4.
Na verdade, estou bastante satisfeito com isso, mas me pergunto se não existe algo ainda mais sofisticado.
Ficaria muito grato por dicas,
Atenciosamente, Andreas
cfb_de
Olá, Andreas,
Formato 35 mm, presumo.
Tudo bem. Provavelmente receberás pelo menos sete recomendações de três pessoas diferentes :-) Vou começar eu.
200 ASA: HP5+ em HRX-II. Grão fino. Seguir as instruções da bula. Adequado para 30x40.
400 ASA: HP5+ em RODINAL 1+50. Grão fino. No entanto, temperatura do processo <19 °C, demorado (até a solução ficar homogênea). 17 min, Agfa-Kipp. 30x40 dá certo.
400-500 ASA: TMY em HRX-II. Grão finíssimo, serve até no mínimo (!) 30x40. Conforme folheto.
800 ASA: HP5+ em RODINAL 1+25. Grão de reportagem. 8 min, Ilford-Kipp. 20x30.
1600 ASA: HP5+ em RODINAL 1+25. Grão e aspecto de reportagem. ??min, ??-Kipp (preciso verificar agora) 20x30.
Você vê que eu uso dois filmes nessa faixa. E dois reveladores. Assim, tenho meus processos sob controle.
Depois, ainda tem: TC27 em RODINAL @400. Grão acentuado, faixa de vermelho ampliada. Muito bom. Outros pagam a mais por uma embalagem mais sofisticada. No D76, seguindo o folheto, ele fica com um grão fino. Para mim, ele substitui o HP5+, eventualmente com filtro de bloqueio de infravermelho na frente da lente.
Uma bobina de 30 m sai por cerca de €
andreasgreuter
Olá, Franz,
obrigado pelas informações rápidas!
O que é o HRX-II?
Nunca ouvi falar disso, onde é possível comprá-lo?
Amanhã vou analisar com mais detalhes as informações adicionais que você enviou.
Por enquanto, muito obrigado,
Atenciosamente, Andreas
andreasgreuter
Olá, Franz,
Foi uma pergunta boba sobre o HRX II. Acabei de encontrá-lo no catálogo.
Mas tenho mais uma pergunta sobre isso: você diz que o HRX II oferece o grão fino, mas e quanto à nitidez?
Há 25 anos, quando eu estudava fotografia aqui em Munique, fizemos verdadeiros milagres em termos de granulação com o TX e o Promicrol. Parece que o Promicrol voltou a ser comercializado, mas, segundo o Mirco, hoje ele não é mais tão bom quanto antigamente.
Daí a minha pergunta sobre a combinação 400/em qual revelador?
Atenciosamente, Andreas
cfb_de
Olá, Andreas,
Por enquanto, estou satisfeito com a nitidez da HRX-II. Como já disse, formato 35 mm até, talvez, 50x60. Não sou o único a pensar assim; talvez você possa perguntar ao Pillendreher ou ao Hans-Ludwig (o velho usuário da A49 :-) no fórum paralelo.
Os tempos áureos do ATOMAL, D76, ID11 e A49 já acabaram há vinte anos. Grão fino = grão pastoso/desfocado é coisa do passado. No campo dos reveladores monocromáticos, houve muitas novidades, entre outras, graças à Moersch e à Schain.
O que Moersch oferece com seu enorme suporte, Schain oferece com suas fichas técnicas perfeitas. Os produtos deles funcionam “prontos para uso” melhor do que a química padrão a que estamos acostumados há anos.
Atenciosamente,
Franz
andreasgreuter
Olá, Franz,
Mais uma vez, obrigado pelas dicas.
Estou interessado especificamente no 400 ASA, por isso já encomendei hoje mesmo o HRX II.
Depois te conto como foi,
Até mais, Andreas
SamuliSchielke
Olá, Andreas,
Se um pouco de grão não te incomoda, concordo com o Franz e recomendo vivamente o HP5 (ou o ADOX CHM400) e o RODINAL 1+50. Apresentam tons, nitidez e detalhes muito bonitos, mas com grãos visíveis. Fiz cópias em 30x40 com esses rolos, e ficaram ótimas.
Eu, porém, já mudei para o Neopan 1600 — se os grãos não incomodem, não é ruim ter um pouco mais de sensibilidade em troca. Para o Neopan, porém, uso o ID-11 (ou D-76). Fiz com ele impressões para exposição em 30x40 e uma foto de casamento em 40x50. Nesta última, porém, o grão e a maquiagem da noiva não combinaram muito bem.
Boa diversão,
Samuli
piu58
Também uso TMY e Ultrafin Plus no KB. Isso proporciona um bom grão e tons aceitáveis. No entanto, utilizo o revelador na diluição 1+6 (36 ml para 250 ml, o que dá exatamente para o meu frasco) e como revelador de uso único. Assim, consigo obter resultados reproduzíveis.
huehnerhose
Oi,
Acabei de revelar um Neopan 400 no Diafine... usei como referência a configuração 29/650 no Beli e realizei a exposição de forma bem aproximada... principalmente durante o ensaio da banda, ou seja, com apenas alguns tubos de néon na sala... o jogo de sombras e luzes ficou maravilhoso... então esse revelador é realmente excelente... infelizmente não faço ideia de como ele fica em condições de iluminação “normais”, pode ficar um pouco suave (embora isso não seja de forma alguma ruim)... Tenho no rolo inteiro apenas fotos com luz disponível do ensaio da banda e da festa de Réveillon...
Os grãos já estão presentes... mas bem menos do que com 400 e RODINAL — que era minha mistura habitual — eu simplesmente gosto de muito grão :)
Atenciosamente
Sebastian
andreasgreuter
Olá a todos,
@samuli
é exatamente isso: os grãos já me incomodem. Estou procurando a combinação ideal de 400 ASA + revelador. E, na verdade, 400 ASA já me bastam (embora 800 às vezes também não fossem nada mal)
De qualquer forma, muito obrigado pelas dicas!
@piu58
O revelador de uso único Ultrafin, claro, tem suas vantagens (reprodução). Na diluição 1+4, dá para 4 rolos de filme. Na verdade, estou me dando muito bem com ele.
Obrigado a você também!
@Sebastian
Sinceramente, o Diafine não me diz nada. Mas se o Neopan 400 ficar melhor com ele do que com o RODINAL, valeria a pena tentar. Mas, como disse,, se possível, eu dispensaria os grãos.
De qualquer forma, muito obrigado!
Acabei de encomendar o HRX II e vou fazer um teste com o TMY 400. A ficha técnica já promete bastante. Estou muito ansioso e depois conto como foi.
Até mais e um abraço a todos,
Andreas
huehnerhose
Hrmm... bem... acho que a intensidade é bem menor do que com o RODINAL — também tenho um Neopan com A49 —, por outro lado, a intensidade é maior, mas custa 2 DIN a mais...
Informações gerais sobre o Diafine você encontra em outro tópico aqui no fórum; foi por aí que descobri o revelador — mas, infelizmente, tive que comprá-lo de outro fornecedor, já que a Impex não tem (ou não tinha?) o produto no catálogo.
A grande vantagem do Diafine para mim é a durabilidade; por causa dos estudos, tenho muito pouco tempo para fotografar e consigo usar no máximo um rolo a cada dois meses... então tudo acaba estragando... por isso, na verdade, só tenho RODINAL aqui — e agora o Diafine
Atenciosamente