Rocketman
Olá!
Decidi revelar um filme positivo em colorido para obter diapositivos.
Por uma questão de custo, pretendo preparar eu mesmo o Bär.
Compilei a seguinte receita a partir de vários sites da Internet
(principalmente a ficha técnica da Ilford sobre revelação reversa)
mas pretendo usar o APH 09 como revelador, já que é o que tenho à disposição.
O RODINAL foi recomendado em outro site.
Revelador primário: Agfa RODINAL 1+50 (no meu caso, APH09 1+40) + 1 g de tio-cianato de potássio
Banho de branqueamento: 990 ml de água destilada + 10 ml de ácido sulfúrico concentrado + 2 g de permanganato de potássio
Banhos de clarificação: 1000 ml de água + 25 g de sulfito de sódio
Revelador secundário = revelador primário, mas sem adição de tio-cianato de potássio
Banhos de fixação: Adolux ADOFIX 1+9 (como costumo fazer)
Os primeiros testes com filmes Orwo antigos e Adox CHS 100 foram modestos.
Primeiro, revelei os filmes no revelador primário pelo tempo habitual para negativos, enxaguei por 5 minutos e, em seguida, branquei por 5 minutos, enxaguei por 1 minuto, clarifiquei por 2 minutos e, então, expus pela segunda vez sob uma lâmpada de 150 W. Seguiu-se o segundo revelador até que os filmes me pareceram bons. Enxaguar, fixar, enxaguar — pronto.
Os positivos, no entanto, ficaram bem marrons e com um contraste muito fraco. Vou tentar branquear por mais tempo, pois parecia que ainda havia um resquício de prata do primeiro revelamento. Também li agora que o banho de branqueamento precisa ser filtrado. Eu não fiz isso. Ele foi preparado no meio do processo — portanto, estava absolutamente fresco. Também tentei clarificar por um tempo interminável... mas a imagem continuou marrom.
Alguém aqui tem um tutorial detalhado de como fazer isso?
Acho que vou tentar o Fomapan R100, já que esse filme foi concebido como filme diapositivo.
Atenciosamente,
Sebastian
Wolfgg
Olá, Sebastian,
Há duas coisas que me chamam a atenção:
1) De acordo com os testes que realizei em 1995, poucos filmes são adequados para inversão em preto e branco. A maioria contém prata insuficiente para atingir a densidade máxima necessária acima de 3 (o que corresponde a um contraste superior a 1:1000). O APX25 e o APX100, por exemplo, não funcionavam; apenas o PanF+ ou o Agfaortho tinham prata suficiente.
2) O filme precisa ser revelado com muito mais intensidade no revelador primário do que um filme para ampliações em papel. Portanto, a revelação primária não deve ser feita como em um filme revelado apenas para negativo. O gama dos filmes coloridos reversíveis situa-se entre 1,7 e 2, ou seja, muito mais alto do que o 0,5 a 0,7 de um filme negativo. E esse gama elevado é também necessário para um filme reversível em preto e branco, para que tenha um aspecto brilhante. Naquela época, só consegui isso com um revelador de positivos como o PQ (mais tiocianato de potássio, 15 min a 20 °C).
Atenciosamente, Wolfgang
jenshorst
Olá, Sebastian!
Acabei de ver sua postagem e talvez tenha algumas dicas para você.
Eu mesmo revelo regularmente diapositivos de software com produtos químicos que eu mesmo preparo.
Se você tiver interesse, posso escrever um texto sobre o assunto.
Atenciosamente
Jens
Christoph
Olá, JenZ,
Embora eu use o kit Foma, tenho bastante interesse em saber como funciona com os produtos químicos de fabricação própria. Quais filmes você usa e quais são as sensibilidades deles?
Atenciosamente
Chris
cfb_de
Será que o "Rohleder/Hilgert" pode ajudar mais uma vez?
http://www.sw-magazin.de/swmag_leser_09.htm
Se for preciso, as perguntas diretas aos autores não devem ficar sem resposta; as perguntas feitas nos fóruns geralmente também dão certo.
Depois de ter seguido com sucesso as instruções do link acima, os diapositivos em preto e branco deixaram de me interessar. Funciona, e isso me basta.
Atenciosamente,
Franz
Christoph
Olá,
Mais tarde, revelei o Agfa SCALA no kit Foma. Reduzi a exposição para 100 ASA (em vez dos 125 ASA indicados aqui) e aumentei o tempo de revelação inicial para 13 minutos (em vez dos 12 minutos). Talvez isso se deva ao fato de eu não usar a técnica de rotação, mas sim a de revelação por inclinação.
Atenciosamente
Chris
jenshorst
Olá, Chris!
Eu uso o FOMA 100R
como filme de 35 mm, D8 e filme estreito de 16 mm
Até agora, testei-o nas sensibilidades de 50, 100 e 200 ASA
O uso de produtos químicos de fabricação própria funciona perfeitamente.
(Sem descolamento de camadas, clareamento inadequado ou similares)
Como revelador primário, uso um revelador de metol-hidroquinona.
Em seguida, faço uma !!!dupla!!! branqueamento com permanganato de potássio e ácido sulfúrico.
Depois, clarificação em dissulfito de sódio.
A segunda exposição e o segundo revelamento ocorrem simultaneamente sob uma
lâmpada de 75 W em uma solução de hidrossulfito de sódio (é vantajoso usar uma mesa de luz :rolleyes: )
Para mais informações, estou à disposição, é claro!
Como estão sendo suas experiências com o kit FOMA?
Atenciosamente,
Jens
Christoph
Olá, Jens,
obrigado pela sua resposta.
Minha experiência com o kit Foma tem sido muito boa. Acho o preço desse kit absolutamente aceitável! E a vantagem em relação ao kit Kodak (que, no entanto, ainda não testei) é que as soluções são preparadas na hora a partir dos concentrados e, em seguida, descartadas. Preparo as soluções das 4 faixas com água destilada. Começo com o banho de branqueamento: 1. Água, 2. Ácido e, em seguida, o permanganato de potássio. Mexo até que quase tudo esteja dissolvido. Depois, transfiro a mistura algumas vezes entre o proveta e a garrafa até que o permanganato de potássio esteja totalmente dissolvido, fecho a garrafa e preparo as outras faixas. Quando chegar a vez do banho de branqueamento, com certeza todo o permanganato de potássio estará dissolvido, e não é necessário filtrar, como costuma ser descrito. Nunca tive problemas com resíduos na emulsão do filme.
Trabalho com o revelamento por inclinação. No primeiro minuto, agito constantemente; depois, inclino uma vez a cada 10 segundos.
A exposição intermediária é feita por 2 x 3 minutos com duas lâmpadas refletoras de 60 W a uma distância de aproximadamente 60 cm; as espirais de filme ficam em água da torneira a 20 °C dentro de um recipiente transparente.
No final, adiciono um agente umectante (Tetenal ou Rollei) com água destilada — pronto.
Os filmes:
- Fomapan R 100 como KB, com exposição de 100 ASA, tempos conforme o kit
- Agfa SCALA como KB, com exposição de 100 ASA, primeiro desenvolvimento prolongado em 1 minuto para 13 minutos
-Rollei R3 (testado por mim como KB) também funciona; tenho os valores de referência: durante a exposição, 100 ASA, tempo de revelação inicial de 16 minutos, fixação com 6 minutos em vez dos 4 minutos indicados. E muito importante: pré-lavar!!! Pré-lavei por 3 minutos com água da torneira a 20 °C.
Os resultados:
- O Fomapan R 100 fica muito bonito, mais suave que o SCALA
- O SCALA também fica muito bonito, mais nítido que o Fomapan R 100
- O R3 ainda não foi totalmente testado, mas o suporte também é muito nítido
Resumo: desde que descobri o kit Foma e esses filmes tão bonitos, os diapositivos em preto e branco ficaram acessíveis, e agora fotografo quase que exclusivamente com diapositivos em preto e branco.
Processos como o SCALA original (certamente também o processo de inversão segundo Wehner) proporcionam, naturalmente, resultados excelentes, mas não são exatamente baratos.
Vou continuar testando a Rollei R3 e depois darei informações mais precisas sobre como ficou.
Atenciosamente
Chris