SCKStef
Olá,
Agora tenho uma Printo aqui em casa e estou enfrentando o seguinte problema:
Caso ideal: Printo com papel Kodak RC Vario e Agfa NEUTOL WA --> Tudo é revelado em 50 segundos a 25 graus...
Caso ruim: Printo com papel Foma RC Vario e Agfa NEUTOL WA --> Não revelou corretamente, mesmo a 30 ou 35 graus...
O que estou fazendo de errado? A Foma diz no folheto que deveria funcionar, a Agfa também. Existe alguma alternativa que me permita revelar os dois papéis em 50 segundos?
Atenciosamente,
Stähne
MirkoBoeddecker
Stephane,
pode ser que o NEUTOL WA, em princípio, não seja alcalino o suficiente ou tenha sido diluído demais para ativar o papel a tempo.
Em que concentração você usa o revelador?
O NEUTOL WA não é um revelador direto para máquina, e as diluições indicadas na embalagem, como 1+10 ou até mais, devem ser consideradas com cautela e, em qualquer caso, servem apenas para a cuba.
Normalmente, o revelador para máquina é diluído na proporção de 1+4.
A Kodak produziu seu papel quase sem prata (teor de prata muito baixo), assim como a Ilford.
A Foma tem mais “conteúdo” e, por isso, precisa de produtos químicos em maior quantidade ou mais fortes.
Portanto, pode ser necessário revelar o Foma por mais tempo ou com produtos mais fortes do que o Kodak ou o Ilford.
Atenciosamente,
Mirko
SCKStef
Olá, Mirko,
Eu já imaginava algo assim... A Agfa utiliza uma diluição de 1+7 para uso em máquinas de revelação com rolos (Printo) e um tempo de revelação de 45 (± 10) segundos a 25 °C.
Agora, a pergunta: qual revelador seria recomendável nesse caso??
Atenciosamente,
Stähane.
MirkoBoeddecker
Primeiro, eu tentaria com a proporção 1+4, já que o NEUTOL já está na solução e você só precisa adicionar a quantidade correspondente de concentrado.
Caso contrário, use um revelador para máquina (Spur, Ilford).
O N113 também é muito potente.
Atenciosamente,
Mirko
SCKStef
Olá, Mirko,
obrigado pelas informações.
Já dei uma olhada no conjunto da SPUR sobre isso:
- Infelizmente, não encontrei nenhuma ficha técnica. É assim mesmo com a SPUR (no caso do Fix, nem o tempo de fixação estava indicado na embalagem...) ou estou procurando no site errado??
- Para experimentar “rapidamente” uma nova combinação, as quantidades me parecem um pouco exageradas... as peças também vêm em embalagens menores??
Atenciosamente,
Stähane
ChristianKolinski
Tenho o N113 na máquina a 24 °C e, até agora, não tive nenhum problema com o papel Foma. O produto também ainda não derramou; troquei-o por precaução depois de 4 ou 5 meses (ok, não houve muito uso nesse período). Com um saco de 5 L consigo encher a máquina duas vezes (essa máquina aqui precisa de 2,3 a 2,5 L). 3 meses por enchimento, isso dá 11,20 € por ano... acho que não vai ficar muito mais barato do que isso.
A Spur parece não ter fichas técnicas; dá uma olhada nos parceiros de distribuição listados no site, lá você deve encontrar alguma coisa.
O Spur Paper Dur também parece ser bom para a máquina; ele vem na garrafa de 1 litro, não precisa ser necessariamente o produto do fabricante da máquina no galão de 5 litros.
Atenciosamente,
Christian
Petzi
Olá,
A Agfa, fabricante de equipamentos fotográficos, recomenda o NEUTOL Plus. Trata-se, aliás, de um revelador à base de um derivado da vitamina C. Esse revelador tem maior atividade e reduz os tempos de processamento.
Ao usar o NEUTOL NE e o WA, talvez seja necessário aumentar a temperatura ou prolongar o tempo de revelação. Para a maioria dos papéis, o que você está fazendo provavelmente será suficiente, mas parece que você realmente encontrou um em que sua revelação não é suficiente. Também é preciso levar em conta que vários papéis contêm substâncias reveladoras na emulsão. Outros, por sua vez, não... O Foma pode pertencer a esta última categoria. As substâncias reveladoras, naturalmente, também reduzem o tempo de revelação.
Dá uma olhada nas fichas técnicas da Agfa para o processamento de papel P&B.
Atenciosamente,
Michael
SCKStef
Olá,
obrigado pelas informações detalhadas, vou dar uma chance ao N113. Em breve conto como foi ;-)
Atenciosamente,
Stöhane.
SCKStef
Oi,
Bem, preparei 10 litros de N113 no balde de limpeza, coloquei 1/4 disso na minha Printo e fiz tudo a 23 graus.
Os resultados são impressionantes, e quase não há diferença entre o meu querido Kodak e o Foma ;-) Finalmente encontrei uma alternativa...
As fotos podem ser vistas em
http://picasaweb.google.de/stephane.schmuc..._03_17_BonnN113.
Atenciosamente,
Stähane.
cfb_de
Olá, Stéphane,
e agora, como francês, talvez você pudesse dar uma mãozinha ao Mirko, de Berlim? O Mirko ainda está procurando um francês com boa formação para traduzir o catálogo.
Para você, seria um trabalho abaixo do limite de renda adicional sujeita a declaração na Alemanha. E certamente não dá trabalho, pode ser feito por e-mail, no banheiro (Wi-Fi), ...
Atenciosamente,
Franz (daí o trocadilho)
SCKStef
Olá, Franz,
Com certeza dá pra fazer muitas coisas, e com a Printo eu posso economizar tempo pra fazer outras coisas; também tenho Wi-Fi no laboratório, e já “liberei” o balde de limpeza, então não tenho estresse em casa :-)
Quanto à oferta de ajuda com o catálogo, o Mirko já sabe o que é possível ou não... e isso certamente não será discutido aqui ;-)
A propósito: já saiu uma edição em francês do catálogo??
Ah, sim, e não é só a parte em francês que é importante, o novo site também ainda não está totalmente certo, a folha de estilo ainda não está funcionando direito.
Atenciosamente,
Stähane.