Andreas_23
Olá!
Encontrei uns negativos antigos de um Ilford XP2. São da época em que eu ainda não tinha um laboratório fotográfico. As fotos que recebi na época da loja de fotografia ficaram como era de se esperar (muito escuras, com pouco contraste). Quando olho para os negativos, eles não parecem nada mal, então acho que consigo tirar fotos melhores a partir deles.
Agora, o XP2 tem esse estranho suporte roxo. Isso influencia os filtros multigrade, que também são coloridos?
Atenciosamente,
Andreas
Andreas_23
Simplesmente experimentei (o que, como sempre, é o melhor a fazer). Para obter bons resultados, preciso usar uma gradação bastante alta, ou seja, pelo menos 4.
Acho que isso se deve ao fato de que a cor própria do suporte fica como uma névoa cinza sobre os negativos, reduzindo assim o contraste deles (as áreas não expostas não ficam brancas, mas sim na cor do filme, que é um cinza-roxo). Isso precisa ser compensado com um alto contraste na ampliação.
Não sei se isso está certo, mas as imagens ficam muito boas com o nível 4.
Atenciosamente,
Andreas
MirkoBoeddecker
Infelizmente, a razão é mais complexa.
É possível imprimir com qualquer tipo de filtro — apenas o tempo de exposição aumenta.
Se você observar os negativos dos filmes cromogênicos, verá que eles não são brancos-cinza-pretos, mas sim rosa-amarelo-marrom-marrom escuro.
A proporção de amarelo suaviza o papel de contraste variável — a máscara rosa, por outro lado, mantém o contraste.
É assim que deve ser...
Infelizmente, nunca dá certo como se deseja.
Muitas vezes, as luzes se deslocam para outras gradações em relação às sombras.
Imprimimos o BW400 e o XP2 apenas com ressalvas e com aviso claro ao cliente.
Atenciosamente,
Mirko