Marko
Olá a todos.
Tenho uma dúvida sobre o ADOX CHS 100. No catálogo da FOTOIMPEX, consta que esse filme tem uma ampla margem de exposição, mas infelizmente não especifica qual é a extensão dessa margem.
Então, até que ponto posso fazer o pull ou o push do ADOX CHS 100?
Muito obrigado...
zensusa
Olá, Marko,
...até que ponto posso fazer o pull ou o push de um ADOX CHS?.....
Resposta: Tanto quanto você quiser; a questão é só o que você vai conseguir :-)
Bom, falando sério. Partindo de uma sensibilidade padrão real de 80 ASA (minha sensibilidade inicial) em R09 ou RODINAL, posso dar as seguintes dicas, aplicadas na prática.
Pull de 1f, para 64 ou 50 ASA, revelado em CG 512 (ou Cube SX/ou Rollei Low Speed); ótimo, tons muito bons e bonitos, boa nitidez.
Push de 1f para 160 ASA em Promicrol, muito bom, bons tons de cinza e nitidez etc.
Pushen 2f para 320 ASA em Promicrol, possível com algumas desvantagens nos pontos acima mencionados.
Eu diria, portanto: pull e push de 1f resultam em bons resultados em reveladores adequados, com o contraste inicial do motivo apropriado; pull e push maiores são possíveis, mas por quê? Outros filmes oferecem então uma base inicial melhor. Ah, sim, minha experiência se baseia em formato médio e filme plano! Mas presumo que o exposto acima também seja válido na área de 35 mm; exceto, talvez, pelo comportamento em relação ao “grão”.
Até lá
Lothar