rob2c
Talvez eu precise reformular a pergunta:
Gostaria de fazer em breve os primeiros testes com o ADOX CHS 25/50/100 e
revelá-lo em ADOLUX APH 09 ou em RODINAL.
Alguém aqui tem experiência com essa combinação?
A Impex indica na tabela para o CHS 25, na diluição 1+40, um tempo de 6 minutos para o APH 09.
No entanto, muitas vezes recomenda-se uma diluição mais fraca, pelo menos para o CHS 25!
No site digitaltruth.com, para o Efke25 em R09 a 1+100 e
25 ASA, são indicados 18 minutos — posso aplicar isso também para o CHS25 em APH09?
No catálogo da Impex, sobre o APH 09, está escrito: …pode ser usado altamente diluído até 1+400? —
mas há pessoas que perceberam que, após 15 minutos com alta
diluição, o revelador se esgota rapidamente (fica inativo)!?
Outros relatam pouca consistência nas emulsões. Isso não seria nada bom, claro, se
fosse preciso testar novamente a cada novo lote...
Atenciosamente,
Robert
cfb_de
Olá, Robert,
Revelei meu Efke R50 em RODINAL. 7 a 9 minutos (dependendo do lote!) com agitação de 15 segundos e pré-aquecimento de 1 minuto, a 18 °C. O resultado ficou muito bom.
Para a Adoxe, você só deve poder adotar esse tempo após fazer testes. Devido aos pequenos lotes de produção, a variação dentro da emulsão é muito alta.
Sobre as diluições elevadas de RODINAL: tenho dados (também de outras pessoas) que mostram claramente que meio litro, após 17 minutos no Agfa-Kipp, está completamente inoperante. Na minha opinião, todo esse revelamento estático em diluições homeopáticas é uma questão de fé, amor e esperança. Mas não se trata mais de revelamento de filme.
O que não quer dizer que os usuários não possam estar satisfeitos com métodos tão rudimentares.
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Olá, Robert,
às vezes as respostas demoram um pouco. Aqui estão, a título de referência, as medições de um “Zonenfritzen”, filme Efke 25 comprado no início de 2005:
Revelação em N (Zona 1 0,1 D acima do véu, Zona 9 1,5 D acima do véu (=0,1 D) para papel especial (K=32)):
RODINAL (Original) 1+50, 9 min, 20 °C. Agitação contínua nos primeiros 60 segundos, depois 2 vezes no início de cada minuto.
O filme atinge exatamente a sensibilidade nominal, ou seja, Zona 5 em 15 DIN. Mas a curva sobe lentamente; na Zona 5, apenas D=0,5 em vez de 0,75 acima do véu. Não faça superexposição, a densidade não ultrapassa 1,8D.
Revelação em N+1 (Zona 1 0,1D acima do véu, Zona 8 1,5D acima do véu para papel especial (K=32)):
RODINAL (Original) 1+50 14 min. O restante como acima.
Sensibilidade ISO aqui 17 DIN na medição da luz ou na medição com cartela cinza.
N-1 não é viável, pois a curva já se torna horizontal em 1,3D com os tempos de revelação ou diluições então necessários.
Não verifiquei a dispersão entre lotes.
Atenciosamente, Wolfgang