MirkoBoeddecker
Melhoramos o produto ADOX APH09.
O objetivo era aumentar a concentração e ajustar a fórmula, de modo que a nova diluição padrão fosse 1+50, permitindo assim que os tempos de revelação 1:1 de produtos similares pudessem ser adotados.
Em todos os filmes testados até o momento, os resultados são tecnicamente idênticos.
A nova versão deve chegar às lojas no início de abril.
Por isso, estamos vendendo todo o estoque restante do APH09 na versão antiga (diluição padrão 1+40) agora a um preço especial.
[size=2]O preço por garrafa de 1000 ml é de 6,90 EUR mais impostos = 8,21 EUR.[/size]
Atenciosamente,
Mirko
oliverdienst
Olá, Mirko,
Isso significa que os filmes revelados com o Aph09 'new' ficam idênticos aos revelados com RODINAL, ou que apenas os tempos de revelação são os mesmos e a "acentuada granulação" um pouco mais acentuada do Aph09 'new' permanece?
Agradeço se puder me responder.
Atenciosamente,
Oliver
fotomaik
Olá, Mirko
Também não estou entendendo...
Os tempos de revelação do APH09 NEW são iguais aos do APH09 OLD? Ou são iguais aos do RODINAL?
APH09NEW = APH09OLD = RODINAL
ou
APH09NEW = APH09OLD
ou
APH09NEW = RODINAL
Obrigado pela sua resposta
Atenciosamente,
Maik
MirkoBoeddecker
Olá, Oliver, olá, Maik,
Atualmente, embora os tempos de revelação possam ser os mesmos do RODINAL, a diluição sempre foi diferente (1+40 APH09 vs. 1+50 RODINAL).
Nós melhoramos isso. A composição do APH09 permanece praticamente inalterada, mas a concentração e o valor de pH foram ajustados para que agora os mesmos tempos possam ser usados com a mesma diluição para se obter a mesma densidade.
Se vocês notaram diferenças nos resultados entre as concentrações anteriormente, elas também devem continuar visíveis depois.
No momento, porém, ainda estamos vendendo os últimos 1.000 litros da qualidade antiga a um preço superespecial!
Haverá uma nova tabela quando a nova qualidade estiver no mercado.
Atenciosamente,
Mirko
Robert
Olá,
Comprei hoje na loja uma garrafa de APH09 e gostaria de saber se essa é a versão “aprimorada”.
No rótulo ainda constam as diluições antigas, o que me deixou um pouco cético. Na parte de baixo há um pequeno adesivo que, provavelmente, indica o lote: 0832.
Robert
MirkoBoeddecker
Olá, Robert,
Que bom que você perguntou novamente.
Tudo o que está sendo vendido por 6,90 euros é da linha antiga, a um preço de liquidação.
A nova linha será mais cara (devido ao aumento no custo das matérias-primas).
Infelizmente, o desenvolvimento do produto está demorando, pois nosso antigo sensitômetro quebrou. Nós determinamos as concentrações e obtivemos resultados análogos, mas para a calibração fina, para que tudo realmente se encaixe, é imprescindível um sensitômetro — isso não dá mais para fazer com a Nikon...
Compramos um novo sensitômetro, mas ele ainda precisa ser calibrado. No entanto, devido à temporada de férias e ao projeto MCC em andamento, infelizmente ainda não tive tempo de me ocupar disso. Espero que dê certo em meados de setembro.
Felizmente, ainda temos estoque suficiente da qualidade antiga, e ela é tãããão barata que vale muito a pena fazer a conversão de 1+40 = 1+50.
Atenciosamente,
Mirko
Robert
Então essa nova versão ainda nem foi lançada? Isso significa que houve algum problema, já que paguei 11,90 €?
MirkoBoeddecker
Sim, infelizmente.
A fatura também deveria conter a indicação “Qualidade antiga 1+40”.
Traga a fatura na próxima vez que vier — vamos creditar o valor para você.
Atenciosamente,
Mirko
gpsloco
Olá,
Preciso fazer uma pergunta de iniciante (que, aliás, só se encaixa parcialmente neste tópico). Tenho aqui um frasco de “old” aph 09, que está fechado desde abril, mais ou menos. Ontem usei o revelador e, ao abri-lo, encontrei uma grande quantidade de resíduos secos na tampa (ou melhor, na tampa interna de plástico).
Em partes do filme revelado (que é maravilhoso em termos de contraste e tonalidade, tal como estou acostumado com o APX100+RODINAL), há uma quantidade enorme de impurezas. Nas imagens internas da bobina de revelação, mais ou menos as imagens 1 a 10. Em algum ponto, isso para de forma um tanto abrupta (veja o anexo). Será que “apenas” o filme não estava corretamente no carretel ou isso pode ser devido às partes secas?
Obrigado...
Tilman
cfb_de
Olá, Tilman,
Tentei, nesta postagem, aplicar minha abordagem aos problemas *e* uma análise química que atenda a diferentes exigências. Dependendo do próprio conhecimento, cada um pode decidir a partir de onde não quer mais continuar lendo :-) Vamos lá!
Filme 35mm? Então uma coisa me surpreende: a mancha está na borda vertical da imagem, ou seja, exatamente onde o filme não deveria/precisa/pode ficar no carretel. Somente em uma câmera APS de formato médio orientada verticalmente seria possível tal erro em imagens retangulares.
Infelizmente, não dá para deduzir mais nada a partir da pequena imagem de pré-visualização. Mas sim. Uma coisa dá para deduzir: se o problema fosse causado pelos cristais do revelador (o que não é o caso, veja abaixo), eles teriam aparecido de forma incômoda nas bordas longitudinais, onde o filme encosta no carretel.
Por isso, aposto mais em sujeira acidental ou em fotos tiradas ocasionalmente com uma câmera suja e, talvez, em cartuchos de filme reutilizados várias vezes (isso último não se aplica ao APS-MF).
No que diz respeito ao ruído no RODINAL (e, portanto, também no APH09/R09 e nos clones, sejam quais forem os nomes), posso tranquilizá-lo. O ruído no concentrado é totalmente normal e, no fim das contas, um sinal de qualidade de que a mania geral de economizar ainda não atingiu o fabricante. Ou seja, algo bom.
O concentrado é preparado há anos com um mínimo de água (hoje, o fabricante se orgulharia disso como “redução de CO₂ graças ao baixo volume de transporte”). Por que será que dá para realizar a diluição do concentrado sem problemas até 1+50? Exatamente. Tem substância ativa suficiente para o revelamento. Por que será que o concentrado dura uma eternidade? Exatamente. Ele é preparado de forma suficientemente concentrada e com uma fórmula limpa (veja abaixo). Consequentemente, ocorre alguma cristalização quando ele é armazenado abaixo da temperatura de preparação do concentrado. O RODINAL vem como uma solução quase perfeitamente saturada.
Os cristais no RODINAL não são críticos e se dissolvem na diluição de preparação. Só fica crítico com os pedaços maiores no fundo da garrafa. Esses devem ser filtrados (filtro de café ou filtro dobrável de verdade, isso é mais rápido e a solução de preparação 1+50 dura menos de meia hora).
Os cristais são compostos de p-aminofenol, que é a substância reveladora do RODINAL/R09. Há quantidade suficiente dele e, além disso, ele é genialmente inibido cineticamente (basta observar o componente alcalino), de modo que esse “excesso” não causa problemas. Momme Andresen não sabia disso na época, mas descobriu. Em algum momento antes de janeiro de 1891, pois foi nessa data que a mistura foi patenteada e, desde então, sofreu apenas pequenas alterações.
Atenciosamente,
Franz
gpsloco
Olá, Franz,
antes de mais nada, muito obrigado pela sua resposta detalhada; achei interessante em vários aspectos. Para trazer um pouco mais de “clareza” à análise do meu problema, coloquei a imagem em questão aqui:
http://homepage.mac.com/tilman/filechute/a..._estremoz_2.jpg em tamanho maior, para que você possa dar uma olhada.
Filme de 35 mm: sim, o filme era novo, em um rolo novo (recebi na semana passada do fornecedor em um pacote de 10). A câmera é usada regularmente, inclusive nas últimas semanas. Com outros filmes (TRI-X), não há nenhuma sujeira. No entanto, este foi apenas o segundo apx100 dessa remessa; o primeiro também estava muito sujo, mas, como o revelei em um laboratório desconhecido, havia de fato muita sujeira e água de origem desconhecida, por isso eu entendi a situação. Suas informações me levam agora a revelar amanhã mais um rolo dessa remessa; talvez haja realmente algo de errado com esse lote. Depois vou relatar fielmente. Para testar, porém, não vou usar o aph, mas abrir um novo frasco de RODINAL. Vamos ver.
Atenciosamente, Tilman
cfb_de
Olá, Tilman,
como está a área ao lado da imagem à esquerda (ou seja, no “lado empoeirado”)?
À primeira vista, vejo poeira (na área de 1,50