Christoph Olá, Alguém já revelou um filme Ortho como filme diapositivo? Gostaria de saber como ficam os resultados, pois, como filme negativo, os Ortho ficam com um contraste extremamente acentuado sem um revelador especial. Devido ao efeito de “cegueira ao vermelho”, poderiam surgir efeitos bem interessantes. E os filmes Ortho também têm um suporte transparente. Talvez alguém aqui possa me ajudar. Atenciosamente, Chris
MirkoBoeddecker Acho que a Wehner oferece esse serviço. Nós também usamos a Wehner e enviamos os rolos a cada 14 dias. Se você quiser fazer isso sozinho, basta trocar o revelador inicial. Atenciosamente, Mirko
Christoph Obrigado! Já tinha visto o site da Wehner há algum tempo. Agora li que a FOTOIMPEX envia os filmes para a Wehner a cada 14 dias. Quanto custa um revelamento de slides em 35 mm? E com quais filmes eles oferecem esse serviço? Isso parece interessante. Atenciosamente, Chris
cfb_de Olá, Christoph, caso você também queira considerar o auto-tratamento: procure nos fóruns especializados (também foi mencionado aqui :-) ou em revistas online pelo artigo “Kehret um”, de Roman e Michael. Esse é o artigo mais citado dos últimos dois anos e meio na área de revelação reversa. Ao contrário de todo o blá-blá-blá de fabricantes e comerciantes, ele realmente vale a pena e se baseia em experiências comprovadas cientificamente. Pesquisando “AGFA SCALA em casa” no Google, você encontra o artigo rapidamente. Atenciosamente, Franz
Christoph Olá, Franz, Obrigado. Já conheço o artigo e revelo eu mesmo o Agfa SCALA e o Fomapan R. Também já fiz uma tentativa com a Rollei R3 e gostaria de otimizar ainda mais esse filme. Só que eu gostaria de saber como ficaria o resultado com um filme ortocromático. Atenciosamente, Christoph