JUTTA
Olá a todos,
Estou interessada no filme ADOX Display, pois tenho alguns diapositivos (6x7) que gostaria de ampliar nesse filme. O que eu gostaria de fazer são algumas impressões Van Dyke.
Problema: infelizmente, no catálogo só encontrei o filme ADOX Display até o tamanho 8x10".
Existe também em formatos maiores? Por exemplo, 30x40? :)
Alguém já experimentou esse filme?
Saudações da Floresta Negra
Jutta
max
Oi, Jutta,
O filme Adox Display é semelhante ao Maco GPF, ou seja, um filme de meio-tom ou uma emulsão de papel sobre um suporte transparente. E é sensível ao vermelho, portanto deve ser processado como papel na câmara escura.
É bastante fácil de processar, mas tem um contraste bastante forte, ou seja, precisa ser controlado durante o revelamento.
No caso dos cianos, às vezes eu gostaria de uma curva mais longa (mais Dmax, sem que a imagem se desfaça), mas para os Kallis funciona muito bem, e os VanDykes são bem parecidos nesse aspecto.
O GPF já existiu em tamanhos maiores, mas admito que não sei mais o que existe por aí e como funciona.
Atenciosamente
Martin
JUTTA
Olá, Martin,
Desde já, obrigado pela dica sobre o Maco!
Sim, o Maco GPF realmente também está disponível em rolos ou em tamanhos de até 50x60 em uma loja online suíça!
Fiz uma busca no Google :D
Bem, acho que, como vou fazer um pedido grande para o Mirco em breve, vou simplesmente incluir isso na lista.
Para começar, 24x30 já dá o suficiente!!!
Também dei uma olhada no site do Thomas R. (clack), ele tem todo o processo de trabalho lá. :D
Abraços, Jutta
max
Olá, Jutta,
Boa sorte! Só posso te recomendar que experimentes também a calotipia.
Como todos os materiais mais difíceis de encontrar (ou seja, oxalato de ferro (III), citrato de sódio como revelador e, se necessário, cromato para controle de contraste) estão disponíveis na loja do Wolfgang Moersch, o processo é apenas um pouco mais complexo. É verdade que, em vez de lavar e fixar, são necessárias mais algumas folhas. Mas, em contrapartida, as impressões têm um traçado consideravelmente mais bonito. A técnica VanDyke parece bem grosseira e de má qualidade quando comparada a ela.
Atenciosamente
Martin
JUTTA
Olá, Martin,
Dicas como essas dão esperança!
Sim, os VanDykes serviriam bem para isso. Eu também queria usá-los para tirar algumas fotos de um castelo antigo (escadas de pedra, muralhas, etc.). Então, a sua sugestão seria bem adequada :D
De qualquer forma, vou experimentar a “calotipia”!
Mas primeiro quero preparar a mistura química para os VanDykes, já que tenho os materiais.
Acho que isso também vai exigir um pouco de prática e sensibilidade...
Com certeza ainda terei perguntas sobre o processo de calotipia.......
Abraços, Jutta
JUTTA
Entrada incorreta! Desculpe
MirkoBoeddecker
Olá, Jutta,
Temos em estoque o filme internegativo (ou seja, o filme que o Martin descreve) até o tamanho 24x30.
O outro (que só está disponível até 8x10 polegadas) é o ADOX ORTHO, e ele não se destina a “ampliações”, mas sim como material de captura ou para processos de contato.
Podemos fornecer formatos maiores da Maco/Rollei ou providenciá-los mediante pedido do cliente, com prazo de entrega.
Atenciosamente,
Mirko
JUTTA
Olá, Mirko,
Para começar, já é bem interessante no tamanho 24x30!
E o preço também! :D
“Podemos fornecer formatos maiores da Maco/Rollei ou providenciá-los mediante solicitação do cliente, com um prazo de entrega.”
É sempre bom saber, obrigada, Mirko.
Atenciosamente, Jutta