MirkoBoeddecker
Há um novo
manual do RODINAL, que nos foi disponibilizado em formato PDF.
Agora estão listados todos os filmes Rollei; portanto, a informação provavelmente também é interessante para quem já comprou o RODINAL.
Atenciosamente,
Mirko
Resumo:
RODINAL a 20 °C:
Diluição: 1+25 // 1+50
ROLLEI Retro 100 5,0 min // 10 min
ROLLEI Retro 400 7,5 min // 11,5 min
ROLLEI PAN 25 6 min // 11 min
ROLLEI Ortho 25 4 min // 6 min
ROLLEI IR 400 7,5 min // 12 min
ROLLEI R3 400 12 min ./.
zensusa
Olá, Mirko,
embora eu tenha "meus tempos", ajustados à minha maneira de trabalhar, e os utilize com sucesso, há algo na nova ficha informativa do RODINAL que me deixa um pouco surpreso. Por que os tempos entre o Agfa APX e o Rollei Retro diferem tanto? Supostamente, a emulsão etc. permaneceu a mesma e apenas o suporte difere (em parte). Então, por que, para citar alguns exemplos, agora um Agfa APX em 1:25/1:50 leva 8 min/17 min, enquanto o Retro leva apenas 5 min/10 min! As mesmas diferenças gritantes ocorrem entre o APX 400 e o Retro 400. De onde vêm essas diferenças? O que mudou ou deve ter mudado?
Atenciosamente,
Lothar
MirkoBoeddecker
Olá, Lothar,
Eu também percebi isso.
Sei, por meio do pessoal da Agfa, que as últimas remessas de APX de 2004 ficaram “diferentes” em relação aos lotes anteriores.
Mas minhas informações param por aí.
Seria possível que, durante o processo de revestimento, tenham tentado corrigir isso, o que teria levado aos valores corretos, mas com tempos de revelação diferentes.
Também me parece lógico que esses lotes tenham sido retidos como matéria-prima, pois com tais desvios (que estão no nível da efke :-) o filme teria que ter sido lançado no mercado de forma completamente diferente.
Isso, por sua vez, explicaria por que justamente esse material foi melhorado no final como Masterjumbo e vendido a compradores de ativos em processo de falência.
Como já disse, isso é em parte uma suposição e também não verifiquei os tempos, portanto não posso descartar um erro de impressão no momento.
Seja como for, o fato é que os filmes Rollei Retro são ótimos. Até agora, não tivemos nenhum cliente insatisfeito e até mesmo os fãs inveterados da Agfa, após testes exaustivos, deixaram de lado suas dúvidas.
Vamos, portanto, nos alegrar pelo fato de que, independentemente das circunstâncias, ainda é possível comprar filmes em rolo semelhantes aos da Agfa. Eles também não são muito caros.
Além disso, com sua produção, eles garantem um pouco o futuro de fábricas que são muito importantes para mim.
Conclusão: eu vendo os Retros com prazer.
Atenciosamente,
Mirko
zensusa
Olá, Mirko,
só para evitar mal-entendidos: no passado, trabalhei, entre outros, com filmes em rolo APX e hoje, desde que foram lançados, utilizo os rolos Retros 100/400. Para mim, os Retros têm os mesmos tempos de revelação que os filmes APX tinham na época. Embora eu não use RODINAL, mas sim R09, Promicrol e CG512, os tempos antigos do APX têm se aplicado até agora a todos os três reveladores, inclusive para os Retros. Daí minha surpresa com as variações extremas agora relatadas com o RODINAL, pois até agora praticamente não notei nenhuma alteração nos filmes que tenho em mãos.
Isso apenas a título de informação. Tenha um bom dia.
Atenciosamente
Lothar
Christoph
Olá,
É ótimo que agora também estejam indicados os tempos de revelação dos filmes Rollei. No entanto, eu teria uma pergunta de princípio sobre este manual. Quais são as sensibilidades desses filmes, especialmente os de alta sensibilidade, como o R3, o Infrared, o Delta 3200, o T-Max 3200, o Neopan 1600...
Talvez alguém saiba.
Atenciosamente,
Chris