HGR
Olá,
seria normal que o saco preto em que as folhas de papel preto e branco
estão embaladas tenha um furo na dobra, pelo qual o papel seja
submetido a exposição antecipada e fique com uma mancha preta na borda?
Foi o que aconteceu comigo com um pacote de 30x40, que ficou fechado e com a embalagem
colada por dois anos na geladeira. Muito irritante.
Ou, em outras palavras: só se deve abrir a embalagem dos papéis monocromáticos sob a iluminação da câmara escura?
Atenciosamente,
Hans-Gerd
Renate
acontece
?
Toda empresa produz produtos com defeito. Isso é bem normal. Se for detectado a tempo, às vezes acaba vindo parar comigo e eu tento, junto com outras pessoas, descobrir qual foi a causa do erro. É a vida de detetive.
?
Eu só abro as caixas de papel fotográfico no escuro. É melhor prevenir do que remediar.
?
Atenciosamente
?
Renate
jonny
A resposta à sua segunda pergunta está escrita na parte externa da caixa.
€
"Abrir somente na câmara escura"
€
Ou seja, embora a película preta seja, em princípio, opaca à luz, ela não é 100% suficiente como única proteção em ambientes claros.
€
Por outro lado, a folha preta não deve, naturalmente, apresentar buracos (exceto um grande para retirar o papel), especialmente porque as caixas do tipo “envelope” costumam ficar furadas devido a impactos na área da dobra do canto, e por lá pode entrar um pouco de luz. As caixas com tampa são, em geral, mais resistentes. De qualquer forma, os dois juntos formam a embalagem opaca. Não deveria haver um furo na folha, mas normalmente isso não é um grande problema, a menos que a caixa também esteja furada. Por isso, no seu caso específico, ainda não está claro para mim como a luz chegou ao papel. Você realmente retirou a embalagem interna preta fora da câmara escura ou a deixou na câmara escura sob “luz normal”? A forma como você formulou a pergunta sugere isso de alguma forma. Nesse caso, dificilmente poderá exigir uma substituição do fabricante/vendedor, pois presumo que na embalagem em questão esteja indicado que exatamente isso não deve ser feito. Mas, se não foi esse o caso, ou seja, se a embalagem interna só ficou exposta à luz da câmara escura, só resta concluir que (1) a caixa externa também estava danificada ou (2) a luz atingiu o papel já na fábrica, durante o processo de embalagem. Nesse caso, eu enviaria o material ao vendedor e faria uma reclamação.
€
€
HGR
Vocês dois estão certos, a culpa é minha: ao retirar folhas avulsas durante o processo de ampliação, eu sempre deixava o
saco preto exposto à luz e não o colocava de volta na caixa todas as vezes. Isso agora acabou; para o formato 20x30, já tenho uma
caixa opaca para retirar folhas avulsas; para o formato 30x40, agora preciso pensar em algo...
Muito obrigado, por enquanto, pelas dicas
jonny
Sim, para evitar aquele trabalho chato de ter que manusear as folhas ao retirá-las, existem os “DuKa-Safes”, que, na minha opinião, são um investimento que vale a pena. Também há tutoriais na internet mostrando como você mesmo pode fazer um. Se você comprar um cofre no tamanho 30x40, naturalmente estará preparado também para formatos menores.
highscore
Costumo usar só os sacos pretos.
Até agora, tomara que não haja nenhum dano.
:-):-):-)