PM1962
Olá a todos!
Como vocês limpam seus equipamentos fotográficos (tanques, medidores, etc.)?
Comprei o Photofinish, que é uma pasta verde que se aplica e depois se limpa. Até aí tudo bem, mas, por exemplo, em medidores estreitos e em algumas tampas de tanque, é difícil chegar com esse produto.
O Corega Tabs é sempre recomendado como dica secreta. Mas tenho dúvidas se ele é realmente neutro.
Muito obrigado pelas informações e opiniões de vocês!
Atenciosamente,
PM
SCKStef
Olá!
Lembro-me de ter visto algo da Agfa... Eu mesmo uso um limpador para processadores de filmes radiográficos; antes disso, usava o limpador Diluclean, mas parece que ele é apenas para RA4... Também já encontrei uma “fórmula” da Kodak na internet, mas aí o Google é que vai ter que te ajudar :D
Eu consigo o limpador para processadores de filmes radiográficos com meu dentista... é da Dörr ou da empresa Orochemie.
Como as embalagens são para 10 l de solução e o processador tem apenas 2 x 3 l, sempre recebo sobras de embalagens abertas. Pergunta ao teu dentista :)
Atenciosamente,
Stöhane
piu58
Em geral, funciona bem: coloque uma colher de detergente para louças, adicione água quente e deixe de molho durante a noite.
PM1962
Oi, Uwe!
O detergente para louças não é muito agressivo???
Atenciosamente
PM
SCKStef
E aí!
O detergente para louça não é muito agressivo???
Deveria ser só uma colher... e as peças de plástico são bem resistentes, elas têm mais problema com o calor...
Eu também experimentei o detergente, mas não consegui tirar os resíduos do revelador e do fixador... mas, como já escrevi, pergunte ao seu dentista...
Atenciosamente,
Stähane.
cfb_de
Oi,
Limpador de banheiros, versão econômica. Coloca água fria, deixa agir durante a noite. Limpa, enxágua, pronto.
O que sobrar lá dentro não faz mal.
Nós todos temos um laboratório fotográfico, não uma sala de cirurgia. Quem quer equipamentos brilhantes como um espelho que compre bacias de aço inoxidável e esfregue até não poder mais.
Limpadores especiais de laboratório (que nada mais são do que limpadores de gelatina: devem conter agentes complexantes e decompor resíduos de gelatina) são, na minha opinião, supérfluos.
Mesmo um laboratório de química orgânica em boas condições não parece “limpo” (caso contrário, não se trabalharia lá) e contém certas quantidades de resíduos catalíticos. Assim como no caso de Santo Anselmo: bastava-lhe água fria para enxaguar as bacias a cada poucas semanas (!).
Atenciosamente,
Franz
PeterVolkmar
Olá,
Até agora, tenho limpado meus itens com água quente, com bastante sucesso. O que me causa problemas são os frascos que contiveram fixador e nos quais a prata se depositou nas paredes (ou seja, eles estão pretos). Isso precisa ser removido completamente e, se sim, também com Corega?
Atenciosamente, Peter
cfb_de
Olá, Peter,
A prata elementar quase não sai com o uso de esfregões. Deixe-a lá dentro, ela não atrapalha.
Se você quiser mesmo deixar as garrafas de vidro completamente limpas: use ácido nítrico com diluição (cerca de 10%) e luvas (!). Para recipientes de plástico, eu definitivamente não recomendo isso!
Atenciosamente,
Franz
Heiko
Olá, Franz,
Assim como St. Ansel: para ele bastava água fria para enxaguar as bandejas a cada duas semanas (!).
De onde você tirou essa informação? Em “The Print”, Ansel Adams recomenda enxaguar bem as bandejas com água quente após cada uso.
Atenciosamente,
Heiko
cfb_de
Olá, Heiko,
Li isso em uma das entrevistas dele. Mas eu também costumo enxaguar com água quente depois de cada uso.
Atenciosamente,
Franz
Heiko
Olá, Franz,
Ok, então acho que estou mais ou menos no meio-termo entre o que o Adams recomendou e o que ele mesmo fazia: eu enxáguo bem depois de cada uso, mas com água fria, porque não tenho uma torneira de água quente perto do Duka (mas talvez eu instale um aquecedor de água de passagem algum dia). De qualquer forma, até agora tudo ficou suficientemente limpo.
Atenciosamente,
Heiko
PeterVolkmar
A prata elementar quase não sai com as áreas. Deixa lá, não atrapalha.
Obrigado pela informação, Franz. Eu estava preocupado que isso pudesse estragar a nova correção, mas então é claro que vou deixá-la lá!
Atenciosamente, Peter
uliphoto
Antes, eu sempre conseguia limpar bem o RA $ com detergente (Ariel e outros).
Para tirar os resíduos de detergente da máquina, só há uma solução: enxaguar!