MirkoBoeddecker
No que diz respeito ao “desenvolvimento de um novo papel fotográfico com características semelhantes ou idênticas às de um papel fotográfico que antes era comercializado pela Agfa como MCC” (ufa...), as coisas parecem estar indo muito bem.
Tivemos bastante sorte nos últimos tempos. Ou seja, todas as tentativas de emulsão realizadas até agora foram bem-sucedidas.
No entanto, tivemos um pouco mais de “sorte do que conhecimento” — especialmente nos pontos em que faltam informações. Vamos, portanto, cruzar os dedos para que as coisas continuem assim.
Agora já é possível moldar as primeiras amostras de 20x20 cm (no processo multicamadas, mas ainda de forma irregular) para realizar os primeiros testes sensitométricos completos e também os primeiros testes de avaliação de imagem.
Se tudo continuar indo tão bem, talvez em maio possamos realizar um pequeno primeiro teste de moldagem de alguns metros na máquina grande.
No entanto, ela terá que ser feita em uma base diferente da original da Agfa, já que o prazo de produção de papel com suporte de barita é de no mínimo 6 meses e pode chegar a 18 meses (o suporte de barita precisa primeiro “amadurecer”).
Portanto, neste momento, seria interessante para nós saber se o branco da base pode ser mais puro e mais claro do que era o da Agfa. Caso alguém queira se manifestar sobre isso, isso nos ajudaria na decisão.
Não posso confirmar a linha do tempo publicada em outro fórum de que a disponibilidade do produto estaria garantida no final de março. Ou se trata de um projeto paralelo (improvável, mas nunca se sabe) ou o autor interpretou mal uma informação.
No entanto, ainda há grandes estoques do antigo Agfa MCC 118 na França. Talvez ele esteja se referindo a esses. Pelo que sei, ele ainda não os comprou em leilão.
Não queremos nos envolver nisso. Acho muito mais interessante fabricar o papel de novo :ph34r:
Atenciosamente,
Mirko
zensusa
Por isso, neste momento, seria interessante para nós saber se o branco do suporte pode ser mais puro e mais claro do que o branco da Agfa. Se alguém puder se manifestar a respeito, isso nos ajudaria a tomar uma decisão.
Olá, Mirko,
como é claro que é difícil avaliar ou descrever “teoricamente” um “branco de papel”, eu teria o seguinte desejo (já que estamos falando de desejos :-)
Há muitos anos, utilizo preferencialmente o Forte Matt e o Chamois, bem como o Oriental FB WT e o Agfa Fine Grained Matt. Isso significa que eu preferiria um papel que tendesse para um “branco suave” e espero que uma “variante Agfa MCC” correspondente seja bem-sucedida.
Caso contrário, restaria aos usuários que preferem os papéis chamois/matt, e que então não poderiam mais recorrer ao Forte/ADOX, apenas o Kentmere Fineprint VC WarmtoneFine Grain, mas infelizmente vocês não comercializam esse produto.
Atenciosamente
MirkoBoeddecker
Olá, Lothar,
Obrigado pela dica.
Eu já imaginava que fosse algo assim. Infelizmente, o papel baritado não totalmente branco é difícil de encontrar.
Além disso, ainda não sabemos se poderemos oferecer outros tipos de acabamento além do brilhante.
A propósito, agora passamos a ter o Kentmere em estoque.
As primeiras remessas estão sendo embaladas neste momento.
Atenciosamente,
Mirko
GeorgK
Olá, Mirko,
Fico feliz que o projeto esteja indo tão bem.
O suporte “quente” era, por assim dizer, um “diferencial” do antigo MCC. No entanto, eu não superestimaria esse ponto, porque, sem uma comparação direta, isso mal se nota. Era prático, porque, em uma pilha de impressões, sempre se reconhecia os MCCs imediatamente. Mas é melhor vocês colocarem o projeto em andamento agora; vocês ainda podem lançar uma versão mais quente depois.
Mas, se o suporte for de linha de produção, vocês terão que pensar em algo para o papel que o diferencie no mercado. Afinal, não será um produto barato. Justamente o Kentmere Fineprint já é um papel muito fino (e prático) e, provavelmente, também a concorrência mais direta para o projeto de vocês.
Atenciosamente,
Georg
zensusa
Olá, Lothar,
...........
A propósito, já estamos vendendo produtos Kentmere.
As primeiras remessas estão sendo embaladas neste momento.
Atenciosamente,
Mirko
Que ótimo, Mirko, uma ótima decisão!
Os papéis Kentmere também aparecerão no catálogo com preço, descrição etc.?
Tamanho
Lothar
MirkoBoeddecker
Sim, claro.
A Kentmere e a FOTOIMPEX trabalham juntas desde 1998.
No entanto, no passado, houve problemas contratuais no que diz respeito a produtos na embalagem original.
A Kentmere tinha um contrato de exclusividade com a Freestyle e nós tínhamos um contrato de exclusividade com a JandC.
Devido aos nossos dois contratos, era impossível fecharmos o negócio.
Então, nos reunimos uma vez por ano e decidimos retomar o assunto no ano seguinte.
Mas agora tudo está resolvido e, desta vez, vamos começar.
Atenciosamente,
Mirko
heinrich
Olá, Mirko
Em relação à sua pergunta
: neste momento, seria interessante para nós saber se o branco do papel de base pode ser mais puro e mais claro do que era o da Agfa. Se alguém puder dar sua opinião sobre isso, seria uma ajuda para tomarmos uma decisão.
Aquele branco discreto da antiga Agfa tinha seu charme; se não for viável, também posso me contentar com um branco puro como o da Ilford. A desvantagem da antiga Agfa era, de certa forma, a consistência da cor. O branco do papel podia rapidamente adquirir um tom amarelado se não se tomasse cuidado (revelador muito velho).
Para mim, é importante que o tom da imagem possa ser controlado, como na antiga Agfa, de neutro a quente, através do revelador adequado. Embora “quente” seja relativo, o PW14 é definitivamente mais quente do que a antiga Agfa.
Mesmo com um suporte totalmente branco, vou experimentar o seu novo produto com certeza.
Quanto à superfície: o barita brilhante é suficiente para mim.
Atenciosamente,
Heinrich
Petzi
Seria, portanto, interessante para nós saber, neste momento, se o branco do suporte pode ser mais puro e mais claro do que o branco da Agfa. Se alguém puder se manifestar a esse respeito, isso nos ajudaria a tomar uma decisão.
Eu preferiria um papel o mais branco possível.
HerbertHanauer
Olá, Mirko,
Um suporte totalmente branco seria ideal para mim, já que o tipo de papel tem uma influência considerável no brilho da cópia. Justamente nesse aspecto, nem sempre fiquei satisfeito com o MCC. Também seria desejável uma emulsão de tom quente do tipo PW-14, se possível com a sensibilidade do MCC/MCP. Caso seja necessário um tom frio, isso pode ser facilmente controlado pelo revelador (ou aditivo). Infelizmente, o contrário não é possível. Por isso, considero os papéis de tom quente o material mais versátil.
Obrigado pelas boas notícias
e
muito sucesso
Herbert
SimonWeber
se o fundo branco também pode ser mais puro, mais claro
Então, minha reação espontânea: Sim, eu até preferiria isso!
Mas depois me vem à mente: por outro lado, também há fotos em que eu preferiria um suporte “Ilford Warmtone” (ou seja, quase amarelado).
Mas acho que o branco puro é mais versátil.
De resto, concordo com os comentários anteriores e digo que prefiro a escolha da emulsão (tom quente – neutro) à escolha do suporte.
Idealmente, claro, uma escolha de emulsão, suporte e superfície – combináveis à vontade... mas ainda podemos sonhar :ph34r:
Atenciosamente, Simon
cfb_de
Olá, Mirko,
Eu gostaria de algo como o PW14. Todos os outros tipos já são oferecidos com sucesso por outros fabricantes. Por exemplo, pelo seu Vario Classic, pela Kentmere, pela Ilford e até mesmo (ainda?) pela Fuji.
Como alternativa, gostaria de ter de volta os antigos papéis Orwo com cádmio. Mas, infelizmente, isso não é possível devido à questão da proteção ambiental versus o cádmio.
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
O MCC-Weiss apresentou um leve tom avermelhado no meu caso, o que não me agradou muito. Prefiro que se aproxime mais do PW14. E a emulsão, é claro, com tom quente.
Atenciosamente, Wolfgang
GeorgK
Bem, uma emulsão de tons quentes de verdade seria, naturalmente, muito lenta sob o ampliador, o que também não é do agrado de todos — especialmente quando se amplia a partir de um filme de 35 mm para formatos grandes. Além disso, provavelmente não se vai conceber, neste momento, uma emulsão totalmente nova (para o local e a equipe); já é esforço suficiente reconstruir, para começar, o estado atual de 2 ou 3 anos atrás. Além disso, esse nem era o ponto da pergunta do Mirko.
Além disso: primeiro todos reclamavam que o MCC estava bom, e agora aparentemente ninguém quer um papel com as características antigas de volta — estranho. A situação com a Forte também ainda está muito incerta para se partir agora mesmo para um clone do PW-14.
De qualquer forma, o antigo MCC era um papel único, cujas particularidades não saltavam imediatamente aos olhos, mas conferiam às imagens um caráter próprio. Se voltar a ser como era antes, será, sem dúvida, um enriquecimento para o mercado. Como já disse antes, eu gostava do suporte quente, mas, por enquanto, também consigo me contentar com um branco puro.
Atenciosamente,
Georg
cfb_de
Olá, Georg,
Nunca me adaptei ao MCC. Por outro lado, com o PW14 ou o Vario Classic FB (aliás, fui um dos culpados pela versão em rolo :-) já me adaptei.
Pelo que parece agora, não há grande problema de aquisição da versão moderna do Varycon (= Vario Classic). O PW14, por outro lado, está em extinção.
E como nunca gostei do MCC... é legítimo que o meu calendário preferido mude para o PW14.
Mantenho a minha opinião: não é pena do MCC (existe algo quase idêntico da Kentmere), o PW14 é o verdadeiro problema.
A propósito: quem quer ampliar fotos em papel de tom quente geralmente também tem tempo para isso. Como amador, o tempo não importa; como profissional, recebe-se a remuneração correspondente pelas “Fine Art Prints”. Se for bom o suficiente. Mesmo como amador, recebo mais de 40 euros por impressão.
Atenciosamente,
Franz
skahde
Seria, portanto, interessante para nós saber, neste momento, se o branco do suporte também pode ser mais puro e mais claro do que o branco da Agfa.
O suporte pode muito bem ser branco puro. A cor do suporte do MCC sempre foi, para mim, a única desvantagem prática do material, enquanto que, no que diz respeito às demais características, ele sempre foi, no melhor sentido da palavra, discreto, confiável e flexível.
Atenciosamente,
Stefan
skahde
Continuo na minha: não é pena perder o MCC (existe um produto quase idêntico da Kentmere), o verdadeiro problema é o PW14.
O Kentmere Fineprint VC tem um tom frio a neutro. Ele não conhece a parte quente da paleta, que o MCC também domina. Até agora, só encontrei o papel de tons quentes em versão semibrilhante com suporte de camoisse; ele também existe em versão brilhante com suporte branco ou quase branco?
O MCC é discreto em suas características e difícil de comparar com o PW14. O PW14 raramente combina com a minha linguagem visual. Muitas vezes, ele acrescenta caráter próprio demais à imagem, o que nem sempre combina, mas às vezes é exatamente o que faltava! O único papel comparável, na minha opinião, é o antigo Ilford Galerie FB, mas ele tem gradação fixa e os lotes mais recentes não são mais idênticos ao que ainda tenho aqui. Infelizmente, o Fomatone MG tem um suporte ainda mais quente.
Nesse sentido, estou torcendo pelo renascimento planejado do MCC e espero, para ocasiões especiais, um PW14 sem variações de qualidade e com um suporte menos temperamental!
Atenciosamente,
Stefan
Rotti
Mantenho o que disse: não é uma pena perder o MCC (existe um modelo quase idêntico da Kentmere), o verdadeiro problema é o PW14.
Qual Kentmere se aproximaria do MCC???
Aliás, seria ótimo (ou, para mim, essencial) se o novo MCC fosse apto para lith. A cor do suporte não me importa muito.
Atenciosamente,
Markus
cfb_de
No Eukobrom, praticamente tudo dessa marca. O que realmente não se pode dizer do PW14 ou do Foma, mesmo quando revelados com o mesmo revelador.
O mesmo se aplica à viragem ao selênio. O MCC e o Kentmere podem ser facilmente revelados em tons de verde-marrom; com o PW14, isso fica muito forte; com o Foma, só é possível com muito esforço (e o resultado fica bem modesto no suporte).
Atenciosamente,
Franz
skahde
No Eukobrom, praticamente tudo dessa marca.
Tanto o Kentmere quanto o MCC devem ficar relativamente frios. Com um revelador de tom quente, o Kentmere fica no máximo neutro, enquanto o MCC reage com um tom quente (é assim que eu mais gosto), embora não tão forte quanto o PW14. Se você usa apenas Eukobrom, é claro que isso passa despercebido. Aliás, no Eukobrom, o MCP também nunca me agradou muito, razão pela qual o Eukobrom saiu do meu repertório antes mesmo da minha época de papel barita. Como você gosta justamente de um papel de tom quente acentuado em um revelador que revela ainda mais frio do que o Dektol, N113 ou NEUTOL, isso seria um indício de que um papel “normal” com outro revelador também serviria (apenas como uma alternativa possível, caso o PW14 nos deixe definitivamente; isso é, claro, uma questão de gosto).
Atenciosamente,
Stefan
Wolfgg
Resumindo (parece até uma redação escolar): o buraco no papel já atingiu tal dimensão que, além do MCC de tom neutro, cabe mais um MCCPW14 de tom quente. O Mirko deveria, portanto, tomar umas cervejas com o responsável certo da Forte o mais rápido possível e, com o nível de álcool no sangue adequado e aquele olhar sincero e sem rodeios, fazer as perguntas certas.
E já que estão desenvolvendo um novo papel baritado: aquele preto tão impressionantemente profundo do papel molhado deveria finalmente ser incorporado também ao papel seco :).
Atenciosamente, Wolfgang