Sparkus
Olá,
Preciso de um conselho mais uma vez. Comprei vários rolos de HP5 em liquidação (validade até setembro de 2005). Depois do revelamento, os filmes ficam meio “escuros”. Aparecem manchas escuras, principalmente no meio da tira de filme. O filme fica com um tom rosa forte, e as manchas tendem para o amarelo. Como revelador, usei primeiro o ATOMAL e agora o Ultrafin Plus. Com meus APX, não tenho problemas. Na verdade, já pensei que isso fosse devido à deterioração dos filmes, mas há três semanas revelei dois deles com dois stops a mais e ficaram muito bons. O suporte ficou cristalino. Mas eles também ficaram quase 20 minutos no ATOMAL.
Como fixador, usei sempre o Agfa Schnellfixierer.
Agora tenho a sensação de que o corante rosa não se dissolve completamente. Por causa disso, as imagens não ficam com nenhum contraste. Juntamente com as manchas, fica ainda pior. E isso que os motivos já tinham contrastes mais fortes (um deles foi fotografado em contraluz e ficou totalmente sem vida).
O processo de revelação dessas fotos problemáticas foi:
7,5 min de Ultrafin Plus (20 °C, 1 min de agitação)
Enxágue intermediário
3 min de fixação
20 min de enxágue final
Alguém tem alguma ideia de como ainda posso salvar os negativos revelados ou o que estou fazendo de errado em geral?
Desde já, muito obrigado!
Frank.
piu58
Eu diria que o problema é uma fixação incompleta. Tente fixar por mais tempo.
Um tempo de armazenamento de menos de dois anos não deveria causar perdas graves de qualidade. Talvez a sensibilidade caia em dois DIN e o contraste diminua um pouco, mas um filme assim ainda deve estar utilizável. Além disso, ele ficou quatro anos no porta-luvas de um carro.
huehnerhose
Oi,
Concordo com a hipótese da fixação insuficiente — eu pegaria um pedaço de filme não revelado e, à luz, colocaria no banho de fixação e mexeria um pouco com um alicate; ele deveria ficar transparente após x minutos — o suporte ficaria claro. O dobro do tempo de x deve ser o seu tempo de fixação.
As manchas... também notei a formação de manchas em algumas cópias antigas, primeiro levemente amareladas, depois ficam marrons — acho que é falta/má lavagem. Como você lava? Dá uma olhada no “Ilford Wässerung”... uso isso nos meus filmes e acho extremamente barato — até agora não tive nenhum problema com isso.
O fato de você ter contrastes tão fracos, eu atribuiria à subexposição/subrevelação. Se você ainda tem muitos filmes, eu simplesmente faria uma série de testes de exposição para verificar o processo de exposição/revelação.
Mas comece primeiro pela fixação! (Procure por “tempo de clarificação” aqui no fórum, lá você certamente encontrará explicações mais detalhadas sobre o assunto)
Atenciosamente
Sebastian
Sparkus
Oi,
bem, normalmente eu faço a superexposição de meus filmes. Os contrastes fracos podem, em parte, ser causados pela câmera (uma Welta Reflekta II dos anos 50 com um pouco de mofo na lente). Mas, junto com as manchas, não dá para recuperar mais nada. Mesmo com a gradação 4, só vejo cinza sobre cinza.
Quando digo “apago”, não quero dizer que o negativo seja muito claro. Por causa dessas manchas, ele fica, na verdade, muito escuro. Ou seja: todas as partes claras do negativo ficam apenas “cinza”, fazendo com que a imagem final não tenha mais tons de preto. As manchas estão lá praticamente desde o início... Ou seja, não aparecem depois de alguns dias, mas ficam cada vez mais visíveis à medida que o filme seca.
Quanto ao tempo de fixação, segui o que está escrito na embalagem: 2-3 min. Mas pensei em usar o fixador da Tetenal (Superfix Plus). O fixador que uso até agora é o Agfa Acidofix.
Será que posso refixar os filmes já fixados? Ou já está “perdido”?
Li uma vez que não é bom fixar os filmes por muito tempo?
Pelo que sei: tanque Jobo (1520), 20 minutos com cerca de 12 trocas de água. Estranhamente, com os APXs isso também dá certo. Com eles, nunca tive esse problema. Os primeiros HP5 também ficaram bem bons. Bem, ficaram um pouco sem graça de novo, mas pelo menos não tinham manchas. Não pode ser por causa do armazenamento dos filmes não expostos no freezer, né?
O estranho é que eu (tirando o tempo de revelação) faço meus APX exatamente da mesma forma. E eles não dão problema =/
Tudo muito estranho.
Frank.
huehnerhose
Então, os HPs têm um forte véu de fundo?
Em princípio, você pode refixá-los primeiro, sim... pode tentar ver se o véu rosado desaparece. Quanto ao fixador em excesso... bem... se você usar fixador demais, isso pode danificar a emulsão... mas se você simplesmente fizer um teste de clareamento e dobrar o tempo, não vai acontecer nada... com os TMax, deve-se (mais ou menos) até triplicar o tempo...
Quanto ao Superfix – eu gosto dessa coisa... é o meu fixador padrão...
(Sobre danificar a emulsão: uma vez, mergulhei uma placa de vidro revestida em Superfix, solução de papel, para remover a emulsão... levou cerca de 2 horas até que algo começasse a se soltar em uma borda quebrada da placa... só na manhã seguinte a emulsão se separou da placa)
Para descobrir o que está acontecendo com o véu de fundo... por que você não corta um pedaço não exposto de um HP e o revela? Se você também tiver o véu ali, então isso é simplesmente devido à sobreposição (radiação prejudicial ou algo assim)... e aí você também não pode fazer muita coisa
As manchas me incomodam... elas são levemente transparentes? Então dá uma olhada nelas com uma lupa e vê se elas têm grãos — mais/diferentes do que o véu de fundo —... Se sim, são de alguma forma exposições/revelações... dobras? Se não, é outra coisa... dá pra atenuar isso de alguma forma com uma lavagem direcionada? Isso ocorre sempre apenas nos motivos? Está sempre na mesma distância...
Embora você não tenha problemas com os APs na câmera (?)...
Parece que não tem a ver com a lavagem...
Sparkus
Oi,
Então, seguindo à risca o método da marreta, resolvi testar e refixar uma tira com Superfix. E vejam só: após 5 minutos, o suporte ficou cristalino. Contrastes insuspeitos se revelaram para mim *g* Que visão! Não mais aquela imagem turva, mas paisagens lindamente definidas!
Mil agradecimentos pela dica!!! Os próximos rolos serão definitivamente fixados apenas com Superfix. *g*
Atenciosamente,
Frank.
huehnerhose
Fico feliz em saber, mas eu definitivamente determinaria o tempo de clarificação antes — você também pode fazer isso paralelamente no seu Agfafix. Assim, você terá um tempo inicial confiável.
Aproveite bem, então
Sebastian
cfb_de
E vejam só: em 5 minutos, o suporte ficou cristalino. Contrastes inesperados se revelaram para mim *g*
Olá, Frank,
Pois é. Agora você aprendeu *que se deve fixar corretamente. Sebastian descreveu muito bem como fazer isso *da maneira certa*.
A fixação *correta*, aliás, não depende do fabricante do concentrado líquido. Isso funciona sempre da mesma forma com X55, A300, Superfix, “Rapid Fixer” e outros produtos... Basta fazer isso e não se deve, de forma alguma, ser mesquinho com o fixador.
Para o teste de aproveitamento do fixador (o método de determinação do tempo de clarificação falha, no mínimo, com emulsões de cristal plano ricas em iodeto), você encontra o teste KI. Stefan Heymann descreveu isso de forma maravilhosamente clara em seu site:
http://www.stefanheymann.de/foto/fixierbadtest.htm
E antes que comece a ameaçadora guerra de crenças sobre o descarte de fixadores: Stefan também apresentou isso de forma muito clara e bem elaborada:
http://www.stefanheymann.de/foto/entsorgung.htm
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Franz: mas o diligente Stefan Heymann não mencionou um método interessante de reciclagem de fixadores usados. Trata-se da eletrólise. Esse assunto já foi abordado na revista Foto&Labor, edição 1-2/84. Lá se fala em fixadores que podem ser reutilizados quantas vezes for necessário.
Atenciosamente, Wolfgang
piu58
Fico feliz em saber, mas eu definitivamente determinaria o tempo de clarificação antes — você pode até fazer isso paralelamente no seu Agfafix. Assim, você terá um tempo inicial confiável.
Divirta-se então
Sebastian
E não se esqueça: o tempo de clarificação (e, consequentemente, o tempo de fixação) aumenta com o uso do banho. No final, ele praticamente dobra.
cfb_de
Olá, Wolfgang,
Considero a eletrólise pouco viável devido às pequenas quantidades produzidas em um laboratório caseiro. Além disso, exige “um pouco” mais de trabalho no que diz respeito aos parâmetros do processo do que o indicado pela FHL (também tenho o artigo em mãos).
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Olá, Franz,
sim, o artigo da F&L é um pouco impreciso. Tudo o que é preciso levar em conta para continuar trabalhando com o fixador desprateado sem preocupações pode ser visto no EK, no Módulo 5, “Chemical Recovery Procedures”, a partir da página 5-7:
http://www.kodak.com/US/en/motion/support/...ssing/h24.shtml
A frase “À medida que o fixador é utilizado, torna-se uma mistura muito complexa” já diz tudo. O limite do que é viável com uma desprateação habilmente praticada é provavelmente o uso recomendado de 80% de fixador desprateado, complementado por 20% de fixador novo.
Atenciosamente, Wolfgang
cfb_de
Olá, Wolfgang,
Na “regeneração” com 20% de fixador novo, trata-se, na verdade, apenas do ajuste do pH. Surpreende-me que a Kodak ainda promova isso hoje em dia. Qualquer pessoa realmente interessada sabe que um fixador ajustado na faixa neutra cumpre sua função da mesma forma.
No entanto, isso não altera a complexidade fundamental da eletrólise para o reprocessamento do fixador.
Atenciosamente,
Franz