hal9000
Nos fóruns da APUG, alguém relatou que a Forte encerrará a produção de produtos em preto e branco (filmes e papéis) no final de janeiro. Isso é verdade? Aqui está a notícia da APUG:
Prezado(a) xxxxxx.
É com grande pesar que informamos que os proprietários decidiram encerrar definitivamente a produção dos produtos fotográficos da Forte a partir de 26 de janeiro de 2007.
A fábrica fundada por George Eastman como uma fábrica da Kodak em 1922, assim como suas sucessoras, tem fabricado principalmente filmes e papéis fotográficos em preto e branco de qualidade superior/alta, especialmente com tons quentes, em uma gama muito ampla.
Durante a última década, a demanda por produtos fotográficos em preto e branco caiu drasticamente devido ao rápido desenvolvimento tecnológico, o que é confirmado até mesmo pelos números de vendas do seu país.
A fábrica tem operado com enorme excesso de capacidade, em um terreno de grandes dimensões e com infraestrutura antieconômica, resultando em prejuízos contínuos.
Tendo em conta o exposto, as longas negociações com vários potenciais investidores industriais fracassaram.
Agradecemos a sua cooperação harmoniosa e frutífera ao longo de vários anos e desejamos-lhe muito sucesso no futuro.
Cumprimentos,
Bä Kummer, Diretor Geral László Varga, Consultor Comercial Edit Stirling, Gerente de Área Attila Ollá, Gerente de Área
MirkoBoeddecker
Não posso confirmar o texto exato dessa declaração, mas o conteúdo não me surpreende, considerando os acontecimentos na Forte nos últimos meses.
Até agora, não pudemos fazer muito, pois estávamos em negociações com um possível investidor, mas parece que ele desistiu.
Nosso principal problema no momento é que, até novembro, a Forte sempre disse que tudo estava em ordem e que as entregas estavam sendo feitas dentro do prazo. Por isso, nem sequer conseguimos aumentar o estoque, como fizemos na última falência da Forte. Portanto, quem trabalha com PW deve fazer seus pedidos o mais rápido possível.
Estou verificando agora o que ainda pode ser feito. Ainda há pequenos sinais de esperança, mas o problema é a venda do terreno da Forte a um investidor.
Uma possível transferência da produção implicará, em qualquer caso, uma interrupção mais longa nas entregas e certamente levará também a pequenas variações nos produtos.
Atenciosamente,
Mirko
SimonWeber
Ah, droga!
É claro que isso é realmente irritante para consumidores de pequeno porte como eu (estudante), que simplesmente não têm condições de fazer um estoque. Então, parece que lá se vai mais uma vez aquele papel que finalmente encontrei depois de meses e com o qual eu consigo trabalhar muito bem...
A única opção parece ser mudar para a Ilford, por mais que a gente relute.
Simon
MirkoBoeddecker
Olá, Simon,
No que diz respeito à Forte, concordo com você, mas, além da Ilford, também existem outras opções.
É claro que todos os fornecedores que ainda restam estão se beneficiando igualmente da situação atual.
A Forte não teve nenhuma chance real. Os novos proprietários estavam interessados no negócio dos terrenos e apenas esperaram até que surgisse uma oportunidade.
A empresa teria precisado passar por uma reestruturação profunda, mas, em vez disso, tudo continuou como antes de 2004, só que sem manutenção e investimentos, já que não havia dinheiro de verdade disponível.
Eles realmente se esforçaram na fábrica, mas quando os proprietários têm outros interesses, não dá para fazer muita coisa. ;)
Atenciosamente,
Mirko
Stavro
Mais uma vez, uma notícia triste e irritante...
e
"Quanto ao Forte, concordo com você, mas além da Ilford também existem outras opções."
De fato, há alguns papéis na linha da FOTOIMPEX, mas, infelizmente, nenhuma alternativa real ao PW14.
Espero do fundo do coração que a questão do relançamento do papel Agfa Baryt dê certo!
Atenciosamente,
Stavro
MirkoBoeddecker
Stavro,
Vou responder a isso em uma nova postagem.
Atenciosamente,
Mirko
Urnes
Olá, Mirko,
existem alternativas ao Polywarmtone RC? Eu precisaria de um papel que também revelasse bem em lith e, se possível, fosse tão agradavelmente pesado e aconchegante quanto esse. Será que o Fomatone poderia me satisfazer?
Atenciosamente, Sven.
MirkoBoeddecker
Olá, Sven,
O Fomatone é bom para revelar em lith e também responde bem a reveladores quentes, mas não é tão brilhante quanto o Forte e, naturalmente, tem um tom de imagem bem diferente.
Além disso, ele vem em um suporte de gramatura normal e não no de 280 g.
Mas, justamente como papel lith, é uma alternativa que vale a pena considerar.
Atenciosamente,
Mirko