RoughGrey
Caros membros da Fotoimpex e colaboradores,
Hoje chegaram o Foma R100 que eu havia encomendado e o kit de revelação reversível correspondente. Trata-se, concretamente, das versões em filme estreito em Super 8 duplo e Normal 8 duplo (16 mm x 10,5 m, sem cortes), que agora aguardam ansiosamente para demonstrar suas capacidades no fim de semana em antigas câmeras Bolex e Quarz.
No entanto, o manual do kit de inversão que estudei para me preparar não inspira muita confiança. Sem as informações adicionais contidas neste fórum, eu certamente fracassaria. No entanto, alguns pontos permanecem em aberto:
qual é a capacidade do kit de conversão? No catálogo, fala-se em 4 filmes de 16 mm x 10,5 m. Nas instruções em inglês, são 2 desses filmes. Na versão em alemão, porém, são 2 filmes com 30,5 m de comprimento, o que equivale a 6 dos filmes mais curtos. O que está correto, afinal?
Segundo meus cálculos, o filme estreito de 10,5 m tem uma área três vezes maior do que um filme KB normal e o filme estreito de 30,5 m tem uma área ainda três vezes maior, ou seja, no total 9 vezes maior do que um filme KB. Mesmo assim, seria possível revelar 2 desses em um único ciclo?
Em que diluição os banhos individuais devem ser preparados? Para a versão KB, o manual em alemão indica uma diluição de 1+9 (exceto o fixador), enquanto a versão em inglês indica 1+10. Para os filmes mais longos, porém, é indicada uma diluição de 1+5,4. E os tempos de processo são idênticos! Como isso pode ser?
Será que estou cometendo algum erro de cálculo grave aqui ou as informações estão realmente confusas?
Marco
Christoph
Olá, RoughGrey,
Eu revelo filmes 35mm com o kit de revelação Foma. Por isso, infelizmente não posso te dizer nada sobre a capacidade para filmes de 8 mm. Um kit é usado para 8 filmes 35mm, conforme indicado.
Quanto à diluição: usei a diluição conforme indicado em alemão e obtive ótimos resultados com ela. Como o material do filme é o mesmo, seja filme de largura reduzida ou 35 mm, essa diluição também deve funcionar para você.
Atenciosamente
Chris
RoughGrey
Olá, Chris,
obrigado pela resposta, mesmo que ela não tenha esclarecido totalmente minhas dúvidas específicas sobre filmes de largura estreita. ;)
Mas provavelmente o melhor mesmo é seguir as especificações para o filme KB. Considerando que meu tanque Lomo precisa de um total de 1.800 cc de revelador para revelar dois rolos de D8 ou DS8 de 10 m de comprimento, isso resulta em uma necessidade de 6 vezes mais revelador em relação a um rolo de 35 mm. Isso seria consistente com meu cálculo das dosagens de revelador, mas não coincide nem com outras informações do folheto de instruções, nem com a indicação no catálogo.
Talvez os outros cineastas de filme estreito daqui possam comentar sobre isso, ou até mesmo o próprio Mirko, que certamente teve um motivo para indicar “4 filmes estreitos” no catálogo. Mas provavelmente ele está ocupado com o novo projeto “Forte” no momento... ;)
Marco