Mas, por favor, não tente nos convencer de que o cara não tem a menor ideia do que está falando...
?
Por que tanta agressividade? Eu não disse isso nem de forma alguma tive essa intenção. O processo padrão C-41 foi desenvolvido para um processamento rápido e com resultados confiáveis. É claro que, em um minilaboratório, como os que antigamente existiam em qualquer supermercado de grande porte e eram operados por um ajudante muitas vezes apenas com formação básica, todas as normas do processo deveriam ser rigorosamente seguidas. Isso inclui, naturalmente, também o fixador utilizado. No laboratório caseiro, à temperatura ambiente e na lata, a liberdade de ação é bem maior e os resultados podem até ser melhores do que em um laboratório comercial, que sempre precisa trabalhar com foco na otimização do rendimento. Transferir essas regras rígidas para o laboratório caseiro contribui, na minha opinião, muito para a “criação de mitos”.
?
“É seu direito argumentar aqui que, para você e suas exigências, o método também funciona”, ou seja, com minhas (modestas?) exigências, eu também posso usar um fixador SW que, na verdade, não é adequado?
?
O revelamento C-41 em casa é realmente muito simples. Eu mesmo preparo meu revelador colorido a partir de produtos químicos brutos; a solução de trabalho dura significativamente mais tempo do que os produtos prontos; revelo à temperatura ambiente; fixo com fixador SW e não uso banho estabilizador, mas enxáguo cuidadosamente. Os negativos assim obtidos não têm nada a perder em comparação com negativos revelados profissionalmente.