SamuliSchielke
Prezado fórum,
Estou no Cairo fazendo impressões para uma exposição (há aqui um bom laboratório para aluguel, recomendo o Contemporary Image Collective, na Rua Safiya Zaghlul, 20 info@ciccairo.com), e hoje de manhã percebi que meu fixador acabou. O concentrado da Kodak que eu pretendia usar ficou branco leitoso, e interpreto isso como um sinal de que algo não está mais certo. O único fornecedor que vende produtos químicos para preto e branco em quantidades inferiores a 50 litros está aguardando a entrega da Kodak, que deve chegar em algum momento nas próximas duas semanas. Então, recorri ao tiossulfato de sódio, que felizmente havia em estoque aqui no laboratório. Portanto, nada de sal fixador ácido, mas sim hipo na forma pura. Acho que ouvi dizer que a solução pura de tiossulfato de sódio não se conserva bem, mas isso não é problema, já que vou fazer minhas cópias hoje e amanhã não vou mais precisar do produto (e em duas semanas o fixador rápido da Kodak estará de volta). A questão agora é: alguém de vocês sabe se o tiosulfato de sódio puro apresenta outras desvantagens em relação a um fixador como o a 300? Há algo que eu deva levar em conta e que tenha deixado passar?
O processo é o seguinte:
Papel: Fomabrom
Revelador: Kodak Polymax
Banho de parada: água corrente em abundância
Fixador: solução de tiosulfato de sódio a 15%, 10 minutos
Água, Sistan
Muito obrigado desde já pelos vossos conselhos!
Cumprimentos,
Samuli
Wolfgg
Olá, Samuli,
Com tiosulfato de sódio puro, o pH pode ficar muito baixo, o que faz com que o enxofre se precipite e cause essa turvação. É por isso que a fórmula F-24 da Kodak é a seguinte:
500 ml de água a 50 °C
240 g de tiossulfato de sódio
10 g de sulfito de sódio seco
25 g de dissulfito de sódio
Água até 1000 ml
Atenciosamente, Wolfgang
SamuliSchielke
Obrigado! No entanto, a turvação ocorreu no concentrado do fixador rápido, não no hipossulfito. Por hoje, devido à falta de tempo, terei que me contentar com tiosulfato puro; antes disso, ainda vou aplicar um banho de parada ácido. Mas todos os ingredientes da receita mencionada acima estão disponíveis aqui em lojas especializadas em produtos químicos; assim, da próxima vez, poderei preparar um fixador ácido, caso a Kodak ainda não tenha feito a entrega.
Atenciosamente,
Samuli
SamuliSchielke
Prezado fórum,
A fixação com hipossulfito funcionou bem, mas é necessário usar um banho de parada ácido antes. No entanto, o papel não pode ficar muito tempo na solução de hipossulfito — pude ver pela primeira vez com meus próprios olhos como uma fixação prolongada realmente desbota as luzes. Felizmente, isso deu um efeito interessante à impressão, então foi uma sorte na infelicidade.
Mas isso me leva a outra pergunta: qual deve ser o tempo ideal de fixação com hipossulfito puro? O Darkroom Cookbook diz 30 segundos, mas isso me parece muito curto. Já para fixadores ácidos à base de hipossulfito, o manual de instruções geralmente indica tempos de fixação de até 10 minutos para papel baritado. Alguém tem alguma experiência com isso? É possível usar hipossulfito puro para filme?
Caso alguém esteja no Cairo nos próximos três meses, as impressões estão disponíveis para visualização aqui:
el-Nahda culture association, 15 El-Mahrani St, Al-Fagala, atrás da Jesuit School.
Atenciosamente,
Samuli
cfb_de
Olá, Samuli,
A resposta à sua pergunta está diretamente relacionada à diluição do fixador. E não, não há valores de referência em tabelas desde o livro do Hofrat Eder.
Atenciosamente,
Franz