Nordlicht
Olá e um ótimo 2007!
Uma pergunta sobre fontes de luz artificial.
Trabalho com negativos em papel SW e, principalmente, com emulsão líquida (gradação fixa) DENTRO da câmera.
Agora estou procurando uma fonte de luz que não desperdice tanta intensidade luminosa — e, consequentemente, tempo — quanto a luz quente de tungstênio. No catálogo da FOTOIMPEX, encontrei o Adolight 1600L/5000K e 4500/6400K.
Não consigo descobrir muito sobre a sensibilidade das emulsões (até agora SE1, gostaria de experimentar também o Adolux Liquide em breve). Pelo que sei, as emulsões monocromáticas são, em todo caso, sensíveis ao azul (6000K+), mas para a minha aplicação muitas fontes de luz menores são mais adequadas. Minha dúvida agora é se as lâmpadas de 5000K também são adequadas? (além da potência)
Agradeço qualquer ajuda na decisão!
Christoph
max
Oi, Christoph,
acho que nada disso parece muito promissor. A única coisa que me vem à cabeça, além do flash, seriam as lâmpadas HMI/HTI (elas são caras para filmagens ou também não são baratas como iluminação decorativa para lojas). No entanto, não faço ideia de como isso se encaixa em termos de sensibilidade espectral do papel. Acho que vale a pena experimentar.
Se for para fotografar em mesa, você também pode experimentar um bronzeador facial (como eu uso como substituto do sol para impressão em papel nobre). A característica da luz é fixa, mas é barato. (Mas é preciso usar óculos de proteção)
Atenciosamente
Martin
Nordlicht
Obrigado, Martin,
As lâmpadas HMI/HTI são uma sugestão interessante que vou investigar.
O flash está, naturalmente, fora de questão, pois as lâmpadas que procuro devem, sem dúvida, ser adequadas para uso contínuo em estúdio; por isso, acho que lâmpadas economizadoras de energia de alta luminosidade na faixa da luz do dia são ideais. As curvas espectrais das emulsões de papel indicam, sem dúvida, sensibilidade ao azul; como não sou físico, eu diria que temperaturas mais altas da luz do dia também incluem isso.
Bem, depois de todo esse estudo, está na hora de experimentar...
MirkoBoeddecker
A emulsão é predominantemente sensível ao azul; por isso, também pode ser revelada sob luz vermelha.
Como se trata de uma emulsão P&B, você não precisa, de forma alguma, de lâmpadas HMI caras, mas sim, no máximo, de lâmpadas incandescentes comuns de qualquer potência ou de nossas lâmpadas halógenas de quartzo ADOLIGHT.
No que diz respeito à exposição, no entanto, seria necessário fazer uma tira de teste para determinar o fator entre a sensibilidade útil (parte do espectro) e a indicação do medidor de luz (espectro total).
As lâmpadas de luz diurna também devem funcionar. Embora tenham três picos, pelo menos o pico azul irá expor a emulsão.
Possivelmente, após a calibração (determinação do fator), essas também sejam a fonte de iluminação mais confiável, já que a temperatura de cor é muito constante.
Como não é possível converter ISO-P para ASA tão facilmente, não há como evitar uma série de exposições de teste.
Atenciosamente,
Mirko
Nordlicht
Estou certo em supor que, nesse caso, com as lâmpadas de luz do dia, em comparação com as lâmpadas halógenas de mesma intensidade luminosa, ganho em sensibilidade útil?
Ou isso se aplica apenas a filmes coloridos, que são balanceados para luz do dia com um filtro azul?
Se a lâmpada de luz natural me proporcionasse cerca de 2 stops, já seria um grande avanço para mim. Além da confiabilidade e da durabilidade, esse é o principal motivo pelo qual estou interessado nas Adolight.
Obrigado!
Christoph