huehnerhose
Oi!
Há algum tempo, ganhei alguns sacos de ORWO A300 antigo. São misturas para 3,5 l, de dois componentes. Preparei a mistura conforme indicado na documentação da Calbe sobre o A300. Também fiz as diluições para papel de acordo com as instruções da Calbe.
Bem, uma garrafa ficou no meu depósito (no sótão) e esfriou um pouco... tinha um sedimento nojento... como ainda tenho bastante mistura, simplesmente joguei a garrafa fora e preparei uma nova, achei que fosse principalmente por causa da temperatura.
Agora, a nova mistura ficou cerca de duas semanas na “sala de estar” normal, ou seja, sempre entre 18 °C e 23 °C... e agora já tem sedimento no fundo de novo.
São uns cristais brancos — parece um produto químico precipitado. O que pode estar causando isso? Não acho que os pós tenham “envelhecido”, eles estavam bem secos, sem grumos e brancos...
Alguma ideia?
Muito obrigado
Sebastian
cfb_de
Olá, Sebastian,
isso pode acontecer com os fixadores clássicos. Eles não são eternamente resistentes à oxidação e também não gostam de ser preparados com água da torneira (dura).
Além disso, os compostos de enxofre são conhecidos justamente por serem um excelente alimento para uma infinidade de fungos e bactérias.
Afinal, além de água, tiossulfato e sulfito, não há nada na solução fixadora clássica para verdadeiros fotógrafos de alta qualidade (em outras palavras: na receita barata da década de 1890).
Atenciosamente,
Franz
huehnerhose
Oi, Franz,
Desculpa, mas não estou conseguindo entender muito bem a tua resposta. O fato de ele simplesmente parar de funcionar — quando fica parado por muito tempo — tudo bem, mas ele parou de novo depois de apenas duas semanas e isso eu não entendo. Ou você quis dizer que os pós “envelhecem” pelas razões que você mencionou?
Sobre a água: Como tenho um problema geral com a água aqui, na verdade só uso mais água destilada. (Sem comentários sobre as guerras de crenças que já aconteceram por aí *lembro vagamente*) Então, na minha opinião, não deve ser por causa disso.
Mas você com certeza pode me dizer até que temperatura esses compostos podem ser aquecidos para serem misturados novamente?
Atenciosamente
Sebastian