huehnerhose
Olá!
Depois de um longo tempo sem aparecer, volto com uma pergunta meio ingênua:
Como tenho muito pouco tempo para fotografar, também tenho pouco material exposto que precise ser revelado. Bem, eu tinha preparado um frasco de A49... mas, enfim... como vou conseguir usar tudo antes que ele “estrague”, com apenas 3 rolos a cada três ou seis meses?!
Para os filmes de baixa sensibilidade, estou usando o APH09 — ainda mais porque o CMS também forma um grão lindo no APH09.
Fora isso, para os 400, me decidi pelo Neopane — gosto da direção geral e também acho que ele ainda vai estar disponível por um tempo :P
Agora só preciso de um revelador prático e fácil de armazenar.
Estava pensando em algo como o Ultrafin ou parecido; não preciso de reveladores de grão fino (ou superfino), só não quero ficar com um grão significativamente maior do que um CMS 100 em APH :(
Desde já, obrigado pelas dicas.
Atenciosamente
Sebastian
Richard
Olá, Sebastian,
Simplesmente preparei meu A49 com um pouco menos de água e depois o transferi para frascos de Aponorm comprados na farmácia. Calculei a quantidade de água de forma que, ao encher um frasco quase até a borda, eu só precisasse completar até o volume exigido pela lata. Até agora, o teste de longo prazo ainda não produziu nenhum revelador que escorra... Bem, não tenho um densímetro para medir, mas estou satisfeito com o resultado.
Atenciosamente,
Richard
Wolf_XL
Neopan 400 + RODINAL são dois que se dão bem... ;-)
No formato médio, essa é a minha combinação padrão — ótimos tons de cinza, belo grão — e substituiu o A49 como revelador padrão para o Neopan. Ainda não experimentei isso com KB — mas acho que valeria a pena tentar...
phil
@Richard: Eu também tenho um A49 guardado em casa, preparado e “embalado” da mesma forma que você.
Minha pergunta: qual foi o tempo máximo que você já deixou a mistura armazenada? (E ainda conseguiu usar depois disso...)
Atenciosamente, Phil
piu58
Normalmente uso o R09. O “brilho” do filme revelado é exagerado. Revelação excessiva, push: esses, porém, não são os pontos fortes desse revelador.
Fora isso, recomendo o Ultrafin Plus 1+6 como revelador de uso único. A garrafa de um litro aberta dura, no meu caso, pelo menos dois anos, mesmo que as especificações do fabricante indiquem um prazo menor.