peaceman
Alguém aqui tem experiência (e talvez saiba onde comprar) com o líquido fotográfico Diafine, sobre o qual se lê coisas tão incríveis? Ele me parece tão peculiar que eu gostaria de experimentá-lo... e parece que o Mirko não tem. (Ou não se pode perguntar sobre isso aqui? ;-))
HenningH
Olá, Sr. Friedmann, :(
Na casa do nosso anfitrião, temos o Moersch MZB e o Tetenal Emofin, que funcionam segundo um princípio semelhante... O ADOX ADX e o Spur 2525 também podem ser usados em duas tanques, se bem entendi...
Saudações
Henning
[size=1]PS: No Monochrom.com também tem reveladores...[/size]
cfb_de
Olá,
O ADX e o SD2525 são reveladores de dois componentes. Ou seja, mistura-se os dois componentes para formar um único banho.
Já o MZB e o Emofin são reveladores de dois banhos “verdadeiros”.
Atenciosamente,
Franz
HenningH
O ADX e o SD2525 são reveladores de dois componentes. Ou seja, mistura-se os dois componentes para formar um banho.
Olá, Franz,
Isso eu já sei. Mas alguém não relatou em algum lugar que esses dois componentes também poderiam ser usados um após o outro? Afinal, um deles deve ser o revelador e o outro, um ativador...
Saudações
Henning
HansDerHase
O nosso anfitrião tem o Moersch MZB e o Tetenal Emofin, que funcionam segundo um princípio semelhante...
Mas aí eu tenho que dar minha opinião...
O Emofin não funciona de jeito nenhum como o Diafine (eu também já tive essa esperança). Isso pode ser confirmado experimentalmente: tempos e temperaturas diferentes produzem resultados consideravelmente diferentes. Por outro lado, isso pode ser comprovado teoricamente: no Emofin, há um desenvolvimento não desprezível já no primeiro banho. Por isso, eu desaconselharia o Emofin se você estiver procurando um revelador de dois banhos que realmente aproveite as vantagens de um revelador de dois banhos — ou seja, um efeito extremamente equilibrador.
Ainda não usei o MZB. Mas, pelo que li, ele é mais indicado para Fine-Art, onde um segundo a mais ou a menos de exposição não faz diferença — ou seja, ele desacelera bastante o filme.
O Diafine é bem diferente. Ele dá um pouco mais de gás, e o tempo de revelação/temperatura são mais do que secundários, além de equilibrar muito bem. Tem, porém, a desvantagem de que só se tem influência real no resultado na hora de escolher o filme. É possível controlar um pouco o contraste através da escolha do E.I., mas, bem... apenas dentro de certos limites.
Atenciosamente e um ótimo ano novo
Hans.
peaceman
Sim, o Diafine parece ser único – mais um motivo para a FOTOIMPEX incluí-lo em seu catálogo. Há informações interessantes para ler
aqui
; vou me permitir resumir em português. Talvez assim surjam mais interessados em potencial.
- Revela entre 20° e 30° sem variação nos resultados
- O tempo de revelação não importa muito, desde que se respeite um mínimo de 3 minutos por solução
- A solução de trabalho dura praticamente para sempre (supostamente algumas centenas de filmes, no mínimo)
- É um revelador de compensação com excelente definição de sombras, sem perdas nas altas luzes
- Oferece cerca de um stop a mais de sensibilidade, sem aumentar o grão e a gama
No Diafine, cada filme tem uma “nova” sensibilidade; não é possível fazer push/pull. Cada filme é revelado em 6 minutos. Devido aos negativos bastante planos, ele é ideal para situações de alto contraste, como fotos noturnas, neve ou sol do meio-dia. O Diafine não é um revelador clássico de dois banhos, em que o primeiro banho não revela absolutamente nada.
Parece, sem dúvida, interessante – especialmente porque, se pesquisarmos mais no Google, encontramos resultados surpreendentes (2 horas sem agitação na Parte A, 30 segundos na Parte B etc.). As sensibilidades efetivas estão disponíveis no
gráfico de revelação do
Massive Dev
. Atenciosamente,
Friedemann
HansDerHase
- A solução de trabalho dura uma eternidade (supostamente, pelo menos algumas centenas de rolos)
Essa deve ser também a razão pela qual os varejistas – compreensivelmente – não gostam muito desse produto :-)
Apesar disso, há uma ou outra loja de vendas por correspondência na região de língua alemã que tem o Diafine em seu catálogo. É claro que não vou citar nomes aqui...
Wolfgg
Discordo, pois:
1) O filme absorve toda a água na primeira etapa, que, portanto, é consumida (ou, no caso do pré-aquecimento, fica cada vez mais sujeita à diluição)
2) Como não há lavagem entre o primeiro e o segundo estágio, cada vez mais produtos químicos são transportados do estágio 1 para o 2, de modo que a composição do estágio 2 se altera e, consequentemente, também suas propriedades de revelação.
3) Todas as substâncias reveladoras são sensíveis ao oxigênio, inclusive as do Diafine, e o efeito das substâncias protetoras adicionadas é limitado.
Atenciosamente, Wolfgang
peaceman
Então, até mesmo “para sempre” é relativo :-)
Acabei de encomendar uma lata de um fornecedor alemão, vou testá-la exaustivamente e depois contar aqui como foi.
Também pretendo usar o Diafine como revelador inicial no processo de revelação reversa de preto e branco — por um lado, espero conseguir extrair ainda mais sensibilidade do Super-8 Tri-X com grãos aceitáveis; por outro, espero bons resultados com a revelação reversa com revelação de compensação no início (é só uma suposição — se alguém já tiver tentado isso, por favor, me avise!)
E não se preocupe, Mirko, vou continuar encomendando meu RODINAL, Promicrol etc. com você. ;-)
Friedemann
HansDerHase
É claro que o termo “eterno” aqui é relativo. Afinal, o RODINAL também é considerado “eterno”, embora se esgote e, além disso, ainda se oxide.
huehnerhose
Oi!
Vocês estão me deixando ansioso... Como, paralelamente, estou procurando um revelador simples e tudo o que vi e li até agora me agrada muito: vocês têm alguma fonte para comprar Diafine?
Haverá em breve uma maneira de levá-lo da Alte Schähauser para a minha câmara escura? Não gosto da ideia de ir até a Calumet para comprar um sachê de Diafine (não gosto da loja).
Um abraço e um ótimo ano novo!
Sebastian
zensusa
A todos os interessados no Diafine,
Encontrei, em algum momento, em algum fórum (não me lembro mais onde), a seguinte receita. Vou compartilhá-la novamente, mas sem qualquer garantia.
Livro de receitas de Stephen G. Anchell / Receita do Diafine:
Solução A
Água (52 °C) 750 ml
Sulfito de sódio anidro 35 g
Hidroquinona 6 g
Fenidona 0,2 g
Bisulfito de sódio 6 g
Água fria até completar 1 litro
Solução B
Água a 52 °C 750 ml
Sulfito de sódio 65 g
Bórax 20 g
Água fria até completar 1 litro
Mergulhe no banho A por 3 minutos, depois passe para o banho B por 3 minutos, sem enxaguar entre os dois. Não use pré-imersão.
NOTA: Não use um banho de parada ácido. Enxágue com água por 30 segundos a 1 minuto.
Divirta-se na mistura!
John
Eu uso o Diafine, mas exclusivamente com o TriX@1250; em caso de necessidade, com 1600. Ele é fácil de usar, mas é preciso ajustar o contraste e os grãos. Para mim, ele só é adequado para fotos noturnas em situações de alto contraste; quando há pouco contraste, a imagem fica, na minha opinião, horrível.
Isso de não depender da temperatura também não é totalmente verdade; a 20 °C, os contrastes ficam um pouco melhores do que a 30 °C, mas não dá para dizer que haja uma influência real. A durabilidade, aliás, é realmente longa; preparei o meu há cerca de um ano e não consigo perceber diferença em relação às primeiras fotos.
Para mim, é um revelador para uma finalidade específica e não é adequado como revelador padrão. Como revelador de compensação, prefiro usar o Moersch MZB, que, no entanto, reduz a velocidade.
Atenciosamente,
John
peaceman
Li no photo.net (não consigo encontrar agora) resultados interessantes, por exemplo, após 2 horas sem agitação na Parte A e depois 30 segundos na Parte B. Certamente não é o que o criador tinha em mente, mas nunca tinha visto um Neopan 1600 tão bom assim (@2400)...
Vou contar quando tiver os resultados. Hoje encomendei uma lata (!) :-)
Friedemann
HansDerHase
... para comprar um pouco de Diafine...
Esse produto vem em latas. ;)
Para quem gosta de fazer suas próprias misturas, também recomendo o “Divided D-76” (a versão de dois banhos do bom e velho D-76). Como acabei de encontrar um blog que faz um pouco de “propaganda” para reveladores de dois banhos em geral e do DD-76 em particular, gostaria de compartilhar o link aqui:
http://400tx.blogspot.com/2006/07/two-bath...-black-and.html
peaceman
Ontem finalmente usei meu Diafine, pelo menos para dois pequenos testes:
O Adox CMS 20 fica ótimo com ele, a sensibilidade ASA 25 parece perfeita (mas não tenho densitômetro, apenas séries de exposição). O Neopan 1600 também parece atingir 1600 (e não 1200, como diz na embalagem).
No segundo banho, praticamente não agitei e obtive negativos maravilhosos, com alto contraste e grão fino. Mais resultados em breve :-)