Andreas_23
Olá a todos!
Existe alguma maneira razoável de ampliar negativos Minox usando um Opemus 5? É verdade que os ampliadores Minox usados já não são tão caros, mas não quero ter mais um aparelho desses ocupando espaço, que só uso de vez em quando.
Muito obrigado e um grande abraço,
Andreas
max
Olá, Andreas,
Não consigo identificar o Opemus 5; trata-se de um ampliador KB ou KB+6x6 da Meopta?
De qualquer forma, eu amplio meus negativos Minox com um Durst 138, que é adequado para negativos de até 13x18.
Como?
É muito simples: com a lente KB 50 normal.
Você precisa de um encarte para o porta-negativos, que pode ser facilmente recortado de um cartão preto (papel cartão): corte uma tira de 72 mm de largura, dobre-a ao meio (ficará com a largura de um rolo de filme 36), corte uma janela de 8x11 cm através das duas emulsões; se necessário, cole ainda duas tiras-guia de papelão fino para que o filme Minox seja guiado de forma centralizada)
O único problema é a escala de ampliação, e aí o meu Durst está, naturalmente, muito à frente (salas longas, distância de 1 m entre a lente e a imagem não é problema, apenas uma contorção insana quando se está com o olho no visor de foco e quer usar a mão no botão de foco). O Metrô oferece 1:20, ou seja, quase 16x22 (ou 18x24 com borda). Se a sua Meopta alcança 50 cm, isso já dá 1:10, ou seja, 8x11 cm (10x13 com borda).
O que as lentes mais curtas oferecem agora?
Existem, por exemplo, as Componone de 35 e 28 mm (bem como diversas lentes da época das câmeras de meio formato, 16 mm e outras).
Problema 1: O seu ampliador consegue focar tão perto? Você precisa aproximar a lente do negativo em cerca de 15 ou 22 mm a mais do que com a de 50 mm (em 1:10 e mais, vamos ignorar o avanço); a de 16 mm nem vale a pena considerar, pois não dá em nada. A de 35 mm talvez consiga focar com uma placa curvada.
Problema 2: (apenas para ampliadores com condensador): você consegue reajustar a fonte de luz adequadamente? Ela precisa ficar mais próxima do condensador para que a iluminação permaneça uniforme.
Problema 2b: para ampliadores difusores, é claro que a intensidade da luz diminui gradualmente. Isso significa tempos de exposição longos.
As lentes WA, aliás, não servem para nada; a distância focal é praticamente normal, apenas o ângulo de visão é ampliado. Mas esse não é realmente o problema aqui.
Em contrapartida, a 35 mm, com 50 cm de altura da coluna, chegaria a cerca de 1:14, ou seja, aproximadamente 11x15.
Então, o de sempre: extremo cuidado, ou seja, diminua 2 stops, não tussa durante a exposição, foque como se fosse a última vez, feche a moldura de papel com delicadeza e reajuste antes de cada exposição. (Preciso dizer mais alguma coisa sobre poeira?)
Boa sorte,
Martin
Andreas_23
Olá, Martin,
muito obrigado pelas suas explicações detalhadas. A Meopta Opemus 5 é, por padrão, um ampliador 6 x 6, com o qual também faço todas as minhas ampliações em formato 35 mm, utilizando insertos de formato especial e a placa da lente virada ao contrário (para que a lente de 50 mm fique mais próxima do negativo). Não consigo chegar a um metro de distância com ela, mas, de qualquer forma, eu não queria ampliar os minúsculos negativos para mais do que o máximo de 13 x 18. No momento, o aparelho está guardado no armário, embalado à prova de poeira; caso contrário, eu teria medido imediatamente. Vamos ver até onde consigo chegar com ele. A dica do suporte para negativo feito de papel cartão é genial e tão simples que, mais uma vez, me pergunto por que não pensei nisso sozinho. Vou testar tudo e relatar os resultados.
Mais uma vez, muito obrigado,
Andreas
cfb_de
Olá, Andreas,
Meus negativos Minox também cabem no Opemus-5. Para a base da imagem, uso um vidro AN na parte superior e uma máscara de papelão que eu mesmo recortei na parte inferior. Como lente, uso a Anaret de 35 mm. Para isso, você precisa de uma placa embutida (a do 50 mm não dá conta!) (na época, o Mirko me deu a placa para os Meoptas ainda mais antigos e eu a lixei para que se encaixasse).
Assim, o formato 13x18 da Minox cabe facilmente no Opemus. Quando tiver oportunidade, vou testar os negativos da Minox no Ahel, pois lá a coluna com a cabeça levantada também tem 95 cm de comprimento.
Atenciosamente,
Franz
max
Olá, Andreas,
antes que eu esqueça, é claro que você precisa de uma lâmpada potente, já que costuma trabalhar com escalas grandes.
É claro, como o negativo é pequeno, passa pouca luz.
Como alternativa, use uma exposição muuuito longa. Mas é melhor ficar a duas aberturas abaixo.
Atenciosamente
Martin
grunke
Olá, Andreas, dá uma olhada na sua Minox, por favor.
Você vai perceber que a câmera tem um plano de imagem curvo.
Você deveria tentar conseguir um plano de imagem Minox na 321... ou algo assim,
se não quiser ter distorções leves.
Atenciosamente, Jäg ;)
max
Oi, Jörg,
Não tenho certeza se isso da tela curva também vale para as Minotaur mais recentes e as lentes de foco fixo...
De qualquer forma, se não for fotografia de arquitetura (ou, claro, bases de submarinos russos), mas sim o que se costuma fazer com a Minox (rua, pessoas, fotos espontâneas), isso não é muito crítico até o formato 18x24 (ou seja, não chama a atenção de forma desagradável). Tenho uma B, que tem a base de imagem curva, enquanto o ampliador tem uma reta.
Gur?
Martin
MarcusD
:ph34r:
Olá, amigos da MINOX!
A questão da placa de pressão curvada sempre gera confusão e afirmações erradas sobre a compatibilidade dos ampliadores MINOX ou a capacidade de ampliação dos negativos!
Resumindo: NÃO IMPORTA o que vocês combinem com o quê. Cada aparelho — seja com placa de pressão/máscara curva ou não — é, por assim dizer, um sistema fechado.
As câmeras MINOX foram fabricadas, até a primeira série da C e a penúltima série da B, com a COMPLAN, uma lente projetada por Arthur Seibert (1906-1980), que também trabalhou para a Leitz. Chamava-se Complan porque já levava em conta a curvatura mencionada, destinada a compensar a falta de nitidez nas bordas causada pelo próprio design. Isso significa, para o resultado fotográfico, que os negativos resultantes — dependendo do design da lente, sejam eles curvos ou planos — ficam nítidos e equilibrados. Se não houvesse curvatura na COMPLAN durante a captura, o negativo ficaria desfocado nas rodas estreitas. A partir de 1970, passou-se a utilizar a nova lente MINOX com placa plana. A B recebeu essa lente em uma pequena série ainda em 1972 e, fora isso, foi fabricada com a Complan (uma “MINOX B”, ao contrário da “COMPLAN B” que se encontra em grande quantidade, é uma peça rara de colecionador! Da mesma forma, uma “COMPLAN C” é uma peça muito rara!).
Então, por favor, use o bom senso físico: se a curvatura durante a captura serve para produzir um negativo com nitidez, então o negativo permanece com nitidez mesmo quando está plano novamente, pois a curvatura apenas compensa as imperfeições nas bordas no momento da exposição. O que poderia distorcer mais tarde durante a ampliação??? Basta uma exposição com nitidez, revelação e pronto!
O mesmo se aplica aos ampliadores. Até um determinado ano de fabricação, os ampliadores eram construídos com máscaras de pressão curvadas. Por que também aqui ocorreu posteriormente a mudança para placas planas não está escrito em lugar nenhum, mas é óbvio! Provavelmente, para os ampliadores, utilizavam-se as lentes de câmera de segunda escolha que haviam sido rejeitadas no controle de qualidade. Ou talvez até mesmo as de primeira escolha. De qualquer forma, eram também lentes de 15 mm com abertura fixa de 3,5.
Se a placa de pressão do ampliador for curvada, isso significa, com grande probabilidade, que há um COMPLAN instalado. Nesse caso, a curvatura das máscaras de pressão simplesmente compensa os problemas de nitidez nas bordas, decorrentes do próprio design da lente de ampliação instalada. Isso não tem nada a ver com o original, mas é apenas uma compensação dentro do trajeto óptico do ampliador.
O que naturalmente pode ser problemático é quando se utiliza uma máscara reta no ampliador Modelo III (que existe nas duas variações) com óptica COMPLAN. Não quero negar que isso tenha acontecido no passado e que, por causa disso, tenham saído cópias desfocadas — então, possivelmente, concluiu-se que um negativo fotografado com uma COMPLAN MINOX só poderia ser copiado com uma máscara curva. Fora isso, essa suposição é um completo disparate.
Atenciosamente, Marcus
max
Oi, Marcus,
isso explica por que nunca tive problemas ;-).
A minha dúvida é mais sobre as distorções. Se entendi bem a teoria da lente Complan, ela não é ajustada apenas ao seu plano focal (ou seja, a forma de barril) em relação à superfície curva, mas também à imagem (caso contrário, haveria uma compressão horizontal).
Atenciosamente
Martin
cfb_de
Olá, Max,
normalmente (ou seja, *sempre*) as lentes fotográficas são projetadas de forma que o negativo, após a captura, possa ser facilmente colocado em contato.
Isso pressupõe a capacidade básica de uma cópia de contato “plano sobre plano”.
Em casos muito raros, houve fabricantes de ampliadores com exigências menores ou muito maiores:
- Minox, porque por um tempo eles não tinham outra opção (e as exigências lá são extremamente altas)
- Beseler, porque dá para ganhar mais dinheiro com porcaria do que com ouro
- Alpa, porque o desvio da norma era considerado moderno
Será que esqueci algum ampliador sério com plataforma de negativo “tortuosa”? É verdade. No mercado de baixo custo havia mais. Mas, já naquela época, ninguém as utilizava com uma lente adequada.
Atenciosamente,
Franz
Andreas_23
Olá
e muito obrigado pelas inúmeras dicas úteis sobre como lidar com negativos Minox. Parece que há mais fãs da Minox no fórum do que eu imaginava.
Hoje gostaria de compartilhar minhas experiências.
Tenho uma Minox C com a lente Complan. Como filme, usei o Agfa Copex e revelei na caixa de revelação à luz do dia da Minox com o SPUR Nanospeed. O kit (filme mais revelador especial) está disponível na Mirko. Na câmera, ajustei a sensibilidade recomendada de 25 ASA.
Aproveitando ao máximo as salas, consigo com meu Opemus 5 uma distância máxima da lente ao papel fotográfico de 60 cm. Com uma lente de 50 mm, chega-se a apenas 9 x 12,5 cm. Isso não é exatamente empolgante. Ok, é claro que dá para projetar no chão, aí fica maior, mas a imagem fica cada vez mais escura.
Tive a grande sorte de conseguir comprar no eBay, por um preço baixo, uma Anaret 4,5/30 mm com um suporte de lente adequado para o Opemus (veja a foto). A Anaret é uma lente minúscula, com um diâmetro de talvez 7 mm. A montagem parece um pouco superdimensionada, mas precisa ser assim para que o anel de abertura se projete do suporte da lente.
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Com a Anaret de 30 mm, chego a um máximo de 16 x 22 cm. Isso representa, afinal, uma ampliação de 20x e deve ser também o limite do que se pode exigir dessa lente de quatro elementos.
Como o filme Minox se enrola bastante após o revelamento (por que será?), para garantir um bom alinhamento, primeiro simplesmente o coloquei entre duas placas de vidro. Mas, como todas as fotos ficaram com anéis de Newton, desisti rapidamente dessa ideia e construí um suporte para negativos, como o Martin descreveu. Ele se encaixa na máscara de 35 mm sem vidro. Isso funciona maravilhosamente bem, só que inserir a primeira e a última foto de uma tira de filme é complicado, porque elas ainda precisam de um pouco de apoio na lateral da extremidade do filme. Como o filme Minox não tem perfuração onde se possa segurá-lo, é imprescindível usar luvas finas (de algodão) ao manusear o filme, caso contrário, inevitavelmente ficam impressões digitais nos negativos.
Bem, ainda resta o problema do tempo de exposição. Na verdade, seria necessário outro condensador que concentrasse mais a luz. Assim, com dupla redução de abertura (para f/8) em 13 x 18 com Ilford MG IV, os tempos de exposição ficam entre 1 e 2 minutos. Portanto, é preciso ter paciência.
Mas os resultados compensam tudo. Fazia muito tempo que eu não fotografava com a Minox e, naquela época, enviei os negativos (coloridos) para um laboratório especializado. As fotos não ficaram tão boas, o que eu atribuí ao formato minúsculo dos negativos. O que vi agora, após a fixação, realmente me deixou sem palavras. É difícil acreditar que se possa obter imagens tão incríveis a partir de negativos da Minox. As afirmações no catálogo da Mirko sobre a combinação Copex/SPUR Nanospeed são totalmente verdadeiras. Mesmo na maior escala de reprodução (16 x 22 cm), obtive imagens muito nítidas e com grãos finos, com boa graduação dos tons de cinza. Inacreditável! O pré-requisito, é claro, são fotos impecáveis (com nitidez), pois com apenas 25 ASA chega-se rapidamente a tempos de exposição em que os negativos começam a tremer.
Atenciosamente,
Andreas
Andreas_23
Olá!
Gostaria de acrescentar o seguinte:
A lente possui a rosca pequena M 23,5.
É necessário usar esse suporte especial para obter a distância reduzida entre a lente e o negativo, necessária para essa distância focal. Caso contrário, surgem problemas com a focagem.
O suporte tinha originalmente um diâmetro maior. É possível que ele pertença a outro modelo. Mandei mandrilá-lo em uma oficina mecânica para obter o diâmetro adequado. Por isso, é possível ver o alumínio na borda do suporte na foto.
Atenciosamente,
Andreas