Oi,
Naquela época, usei o filme fotográfico para minha câmera 8x12 cm (a boa e velha Nagel). Depois de alguns erros (sub-revelação/exposição horríveis), finalmente consegui resultados satisfatórios com luz artificial (lâmpadas refletoras fotográficas, de 500 W do meu avô) e tempos de exposição aceitáveis (entre 1/10 e 1 s). Revelei em Eukobrom, mas na diluição 1+4!!! 1+9 é muito fraco para o filme, pois mesmo com exposições de minutos não saía nada decente.
No início, tentei revelar o filme em RODINAL — mas o tempo de permanência na banheira (não tenho uma lata grande) — é inaceitável.
Exemplo de imagem
Este é um exemplo. Digitalizado em um scanner plano Epson 4990. A imagem é um recorte de um retrato em “close-up” (ou seja, na verdade, a cabeça inteira ocupa todo o quadro). Portanto, apesar da ótica antiga e da baixa resolução do filme — reprodução maravilhosa.
Pelo que me lembro, na época o Ortho 25 ainda não existia... para mim, o processamento com luz vermelha era o critério número 1, já que eu precisava, de alguma forma, encaixar o filme nas caixas para placas de vidro...
Atenciosamente
Sebastian