AntiLynd
Olá a todos,
sempre se diz que os rolos Efke são um pouco sensíveis a banhos de revelação muito ácidos, e é por isso que muitos preferem enxaguar entre os banhos em vez de parar o processo com ácido. Como funciona isso com os fixadores? Também existem os de ação rápida/lenta e os ácidos/neutros (estou certo em achar que a rapidez é inversamente proporcional ao valor do pH, não é?). Devo, portanto, evitar os fixadores rápidos e optar por um neutro, ou posso continuar usando o Agefix (e todos os outros do tipo) sem que isso acarrete problemas significativos (talvez só anos mais tarde)?
Um abraço
Nils.
MirkoBoeddecker
Olá, Nils,
Os problemas que surgissem anos depois provavelmente seriam mais decorrentes de uma fixação inadequada ou de uma lavagem insuficiente :ph34r:
A razão para usar água como banho de parada é que os filmes ADOX CHS (efke) ainda são produzidos da mesma forma que há 50 anos e, portanto, apresentam uma emulsão um pouco mais macia. Quando o banho de parada ácido entra em contato com o revelador alcalino, podem se formar bolhas de gás durante a neutralização, e essas bolhas poderiam, em certas circunstâncias, soltar a emulsão do suporte.
Mas, uma vez que o filme esteja neutralizado (não importa se por meio de um banho de parada suave ou diluição com água), esse problema está resolvido e a emulsão não se importa se o fixador é ácido ou não.
Há anos usamos ADOFIX (ácido, rápido) na câmara de revelação sem nenhum problema.
Também fazemos a parada sem problemas, mas a cautela é a mãe do revelador de filmes...
Atenciosamente,
Mirko
AntiLynd
Sim, isso também me ocorreu: se a emulsão se soltar, eu teria que estar um pouco cego para não perceber isso logo na fase de revelação :ph34r: *
> Quando o banho de parada ácido entra em contato com o revelador alcalino, podem se formar, em certas circunstâncias, bolhas de gás durante a neutralização
> e essas bolhas poderiam, em certos casos, soltar a emulsão do suporte.
Ah, aí está o cerne da questão. Era exatamente isso que eu estava procurando... tudo bem, então não preciso me preocupar com isso.
Obrigado pela resposta “rápida”...
Tenha uma boa noite!
Nils.
*) edit: mas eu estava com preguiça de editar.