Não sei exatamente como isso funciona, mas, de fato, durante o transporte, algo é ajustado para que o passo fique menor.
Então, resolvi tirar minha Flexaret automática do baú e:
Não é preciso ajustar nada — graças a um design engenhoso.
O passo da imagem é determinado por um rolo (que fica entre a bobina de desenrolamento e a janela de imagem), que possui pequenos anéis de borracha para isso.
Na parte externa, ele é mais grosso (para 6x6); no meio, há uma seção mais fina com 35 mm de largura, na qual está fixado outro conjunto de anéis de borracha.
Assim, com filme de formato 35 mm, o rolo gira a mesma frequência que com filmes em rolo de 6 cm.
Não tenho o adaptador; na minha opinião, ele é um pouco caro, mas, se bem me lembro, consiste apenas em uma máscara para o campo de imagem, um suporte para o cartucho e uma bobina de enrolamento.
Portanto, nada
deveria impedir o uso de 220 — o passo do filme é sempre ajustado corretamente pela largura do filme, e o contador de fotos provavelmente pode ser burlado.
A única dúvida é se a placa de pressão do filme é adequada para isso, já que ela não pode ser ajustada como em outras câmeras.
Atenciosamente
Christian