PM1962
Olá a todos!
Comprei um ADOX CMS 20 para testar e, até agora, estou bastante satisfeito com o filme (contraste, nitidez, tons de cinza, etc.)
Mas agora surge o grande problema:
Nos negativos há muitas manchas brancas (!!!) e irregulares. Algumas são bem grandes. E não sei o que é nem de onde vêm... :-(((
Para fotos tiradas com câmera pinhole, elas me parecem irregulares demais e, em alguns casos, grandes demais.
Já tive esse problema com outro filme de documentos (Gigabitfilm) e também não encontrei solução.
Alguém tem alguma ideia?
Pelo menos agora sei que dá para remover muito bem essas manchas do filme no Photoshop...
Atenciosamente,
PM
PM1962
Oi, Mirko!
> Será que são as temidas manchas de calcário?
Como elas se caracterizam?
Acho que não são manchas de calcário. As rodas têm uma nitidez simples demais para isso.
Além disso, preparei todos os produtos químicos com água destilada. A lavagem foi feita com água da torneira, e o banho de agente wetting (1-3 minutos) foi novamente com água destilada. Também não consigo ver nenhum resíduo ou algo parecido na superfície.
Acho que pode ser o banho de parada (seriam pinholes?) ou o fixador (concentração muito alta e tempo de fixação prolongado — 3 minutos)...
Onde posso encontrar mais informações sobre as manchas de calcário?
Atenciosamente,
PM