PM1962
Olá a todos!
Comprei e revelei um rolo ADOX CMS 25 (substituto do TP 2415) para fazer alguns testes. Os negativos parecem estar bons, mas ainda não os digitalizei. Agora tenho algumas perguntas:
1.) Existem em algum lugar curvas de temperatura/tempo? Nas especificações técnicas, só há dados para 20 graus. Acabei revelando o filme a 24 graus (todos os meus produtos químicos estão nessa temperatura e não quero resfriá-los) por 5 minutos (25 ASA).
2.) O filme está levemente acinzentado. Isso é normal?
3.) O início do filme durante a exposição não está completamente preto, ainda dá para “ver através”. Isso está certo?
Muito obrigado por suas experiências e opiniões!
Atenciosamente,
PM
SamuliSchielke
1.) Não faço ideia.
2.) Estou dando uma olhada nos meus negativos agora. Eles estão quase totalmente transparentes.
3.) Sim, pelo início do filme, também consigo ver através dos meus negativos. Esse filme deve ser bem delicado e simplesmente não oferece muita densidade. Isso também dá para perceber na revelação: não dá para contar com muita margem de contraste. Mas, fora isso, acho que é um filme ótimo. Você está satisfeito com suas fotos?
Abraços,
Samuli
PM1962
Oi, Samuli!
>2.) Estou dando uma olhada nos meus negativos agora. Eles estão quase totalmente transparentes.
Ok!
>3.) Sim, pelo início do filme, também consigo ver através dos meus negativos. Esse filme deve ser
> bem delicado e simplesmente não oferece muita densidade. Isso também dá para perceber na revelação: não
> dá para contar com muita amplitude de contraste.
Então está tudo bem...
> Mas, fora isso, acho que é um filme ótimo. Você está satisfeito com suas fotos?
Sim e não...
A nitidez é ótima, os tons de cinza também estão bons, o desenho das sombras está bom. Mas tenho um arranhão em alguns negativos, embora eu tenha revelado o filme com muito cuidado e não tenha deixado secar ao ar livre. Estranho...
Mas agora vem o grande problema:
Nos negativos há muitas manchas brancas (!!!) e irregulares. Algumas são bem grandes. E não sei o que é isso nem de onde vem... :-((( Para ser um efeito de pinhole, elas me parecem muito irregulares e, em alguns casos, grandes demais.
Já tive esse problema em outro filme documental (Gigabitfilm) e também não encontrei solução. Mas vou abrir outro tópico sobre isso.
Você tem alguma ideia?
Pelo menos agora sei que dá para remover muito bem as manchas do filme no Photoshop...
SamuliSchielke
Não faço ideia. As manchas são brancas no negativo (= totalmente transparentes) ou brancas no positivo (= totalmente opacas)? No primeiro caso, pode ser apenas poeira dentro da câmera. Já me aconteceu antes. É muito irritante. No último caso, alguma coisa deve ter grudado no negativo durante o processo.
Não as vejo nos negativos que tenho aqui agora. Mas da primeira tentativa, ainda me lembro que a emulsão é muito sensível a todos os tipos possíveis de interferências: eu tinha arranhões, poeira, etc., sujeira nela. (a emulsão parece ser muito sensível a essas coisas) Na segunda tentativa, me esforcei especialmente para manter um processo limpo e tratei o filme primeiro com um banho de tempo, e o resultado ficou impecável. O manual dizia que era imprescindível usar um banho de parada ácido — parar com água não era suficiente. Não sei se há alguma relação, mas, no meu caso, os negativos ficaram mais limpos quando usei o banho de parada ácido.
Atenciosamente,
Samuli
PM1962
Oi, Samuli!
>Não faço ideia. As manchas são brancas no negativo (= totalmente transparentes) ou brancas no >positivo (= totalmente opacas)?
Brancas no negativo...
>No primeiro caso, também poderia ser poeira dentro da câmera.
Acho que não, são muitas para isso. E em outros filmes não tenho essa quantidade de manchas.
Eu sempre paro...
Atenciosamente,
PM