Olá,
Gostaria de colocar à venda aqui a minha Fuji GW690III, 6x9professional, por 1.030 euros, pois acredito que ela possa encontrar aqui um novo dono que a aprecie de verdade.
Sei que muitos dirão imediatamente que é muito cara, mas não é, se avaliarmos corretamente a qualidade desta câmera. O preço de fábrica era, recentemente, de cerca de 2.480 euros. Estou vendendo a câmera por um único motivo: meus olhos estão tão ruins no que diz respeito à minha miopia e presbiopia (uma combinação terrível para um fotógrafo) que mal consigo me virar com câmeras de visor, medições de imagem dividida e similares. No momento, só me restam minha câmera de grande formato e o sistema Pentax 6x7, com os quais ainda consigo me virar razoavelmente bem. Gostaria que a Fuji continuasse sendo usada, mas, por outro lado, como artista e fotógrafo freelancer, não sou “rico” o suficiente para doá-la.
Aqui vão alguns dados para quem ainda não conhece a Fuji:
Trata-se de uma câmera com visor no formato de rolo de filme 6 x 9. Cor preta. Uma câmera perfeita para viagens e reportagens. Imaginem a sensação e a qualidade de uma Leica M6, mas tudo isso maior e sem lentes intercambiáveis, e vocês estarão mais ou menos certos. A lente é uma EBC Fujinon 1:3,5 - f=90 mm (fixa, sem sistema de troca) com GeLi integrada e extensível. Essa lente está entre as melhores que existem nessa classe de formato; nítida, rica em contraste, simplesmente excelente. Aberturas de 3,5 a 32. Velocidades: T e de 1 segundo a 1/500. A câmera possui um bloqueio do obturador e dois botões de disparo. Além disso, é possível conectar um disparador por fio. Há uma sapata para flash (X) e uma conexão X-Sync adicional para sistemas de flash. Um “nivelador” integrado também faz parte do equipamento de série. É possível usar o flash em todas as velocidades. O formato do filme/número de fotos pode ser ajustado para 4 exposições com filme 120, ou 8 exposições com filme 120 (esta é a configuração padrão) e para 16 exposições com filme 220. Um disparador/contador de fotos (Total of shoots) também está presente (na parte inferior da câmera). Ele indica o número total de disparos. Desde a última manutenção na Fuji, a câmera foi disparada por mim 2.750 vezes (em 27/11/2006). Portanto, foram realizadas cerca de 345 exposições com rolos de filme 120. Deixo um filtro UV Hoya Super HMC pro 1 colocado como proteção da lente. A tampa da lente e a alça de transporte também estão incluídas. Infelizmente, o manual de instruções e a embalagem original não estão mais disponíveis. Acabei perdendo-os. Mas também não é necessário um manual, pois a câmera é “intuitiva”.
Ah, sim, a câmera é, naturalmente, um equipamento puramente mecânico. Portanto, não são necessárias baterias. A medição da exposição é feita externamente; por isso, é necessário um medidor de luz pontual ou outro medidor manual. O modelo GW690III foi o último modelo desta série 6x9 da Fuji. A Fuji, infelizmente como muitas outras, não produz mais câmeras analógicas de formato médio. A produção foi encerrada, se não me engano, em 2004. Mas a assistência técnica está garantida. Não há quase nada mais confiável e robusto do que esta Fuji. Ela funciona sempre tão bem e com a mesma precisão, tanto no frio quanto no calor.
Não digo isso para vendê-la melhor ou para bajular, mas porque é realmente assim; — resultado da experiência prática diária. Quem quiser ver uma foto de uma Fuji GW690III pode dar uma olhada neste site externo:
http://www.pbase.com/ac/fuji6x9.
É claro que minha câmera está em perfeito estado técnico e também em bom estado visual. Quem estiver seriamente interessado na câmera deve entrar em contato o mais rápido possível.
Atenciosamente,
Lothar