Schorsch
É claro que minha velha câmera SLR é muito superior à minha câmera digital, especialmente em condições extremas de iluminação.
Mas, como não tenho meu próprio laboratório fotográfico, estou procurando um programa que me permita transformar imagens digitalizadas de filmes negativos em cópias normais (impressões). Existe algo assim?
Ou, no caso de um filme negativo, é sempre necessário primeiro um novo revelamento no laboratório fotográfico?
Atenciosamente, Schorsch
max
Oi, Schorsch,
Você precisa revelar (ou mandar revelar) o filme negativo; não adianta tentar digitalizar a imagem latente. (Mas provavelmente não era isso que você queria dizer).
Você pode mandar digitalizar o filme negativo revelado (desde o PhotoCD da Kodak até modelos de ponta) ou digitalizá-lo você mesmo. No caso de filmes 35mm, os scanners de mesa com acessório para digitalização por transparência tendem a produzir resultados medíocres a ruins, mas existem scanners específicos para diapositivos/negativos.
A inversão de negativo para positivo é feita pelo driver do scanner (se você indicar que está digitalizando um negativo) ou por qualquer programa de edição de imagens que tenha mais do que os três botões: recortar, aumentar a nitidez e remover olhos vermelhos.
(Gimp, Photoshop, qualquer um)
Atenciosamente
Martin
Schorsch
Olá, Max,
Obrigado pelas dicas. Vou dar uma experimentada. É claro que o filme negativo já está revelado.
É uma diversão e tanto realizar novamente a exposição de um filme não revelado no scanner.
Mas, mais uma vez, obrigado. Vou começar por ver tudo o que o scanner Epson é capaz de fazer.
Atenciosamente, Schorsch