CommodoreMan
Olá a todos!
Meu nome é Christian e tenho 23 anos.
Já faz algum tempo que fotografo em analógico. Até agora, por uma questão de custo, sempre recorri a um laboratório profissional. No entanto, neste verão, herdei um equipamento bastante completo para fazer ampliações.
Depois de ter conseguido os primeiros resultados satisfatórios, gostaria agora de me aventurar no revelamento de negativos.
Ainda não tenho nenhum material para isso. Mas uma caixa de revelação, etc., não é problema.
Minha dúvida é sobre qual revelador é o mais adequado para mim.
Procuro um revelador que seja seguro de manusear e com o qual não haja muito risco de errar. Como usuário ocasional, o concentrado deve ter uma vida útil o mais longa possível.
Pensei em um concentrado líquido, do qual eu possa retirar a quantidade necessária para um único uso.
Trabalho na área de KB e, até agora, tenho gostado muito de usar o HP5+ da Ilford. Não tenho nada contra um certo grão (caso contrário, dificilmente usaria o HP5+). Seria bom ter a possibilidade de, eventualmente, aumentar a sensibilidade do filme para ISO 800.
O que vocês podem me recomendar?
Para o fixador e o banho de parada, posso usar o Adstop e o AdoFix, que já tenho aqui para o processamento de papel, claro que em bacias separadas para filme e papel.
Atenciosamente, Christian
Lichtjahr
Olá, Christian,
Se você já se decidiu pelos filmes da Ilford, posso recomendar o revelador universal ID-11 da Ilford.
Embora seja vendido em pó, a preparação não é nada complicada.
Coloque cerca de 3/4 da quantidade final de água morna, misture o pó A até dissolver completamente e, em seguida, misture o pó B e deixe dissolver totalmente.
Em seguida, complete até o volume final (1 litro) — e pronto.
Se você colocar o revelador em uma garrafa de plástico marrom e flexível, pode expulsar o ar apertando a garrafa.
Assim, você economiza no caro Protectan e pode usar esse dinheiro para comprar filmes.