Anginapectoris
Olá,
Ainda tenho um rolo de filme Ilford FP4 PLUS 125 em formato 35 mm e gostaria de revelá-lo. Também tenho alguns produtos químicos aqui, como Dokumol, Ultrafin, Ultrafin Plus, A49, Variospeed Superfix, ácido acético a 60% e sal de fixação A300.
Tudo já está um pouco velho, mas ainda fechado. Posso usar algum desses produtos para o revelamento? Qual o ritmo de agitação, a que temperatura deve ser feita a pré-lavagem e é necessário um banho de parada após o revelador? Perguntas e mais perguntas. O contraste deve ser bom, sendo que a coloração é secundária.
Atenciosamente,
Detlef
skahde
Ainda tenho um rolo de Ilford FP4 PLUS 125 em formato 35 mm e gostaria de revelá-lo. Também tenho alguns produtos químicos aqui, como Dokumol, Ultrafin, Ultrafin Plus, A49, Variospeed Superfix, ácido acético a 60% e sal de fixação A300.
Todos já estão um pouco antigos, mas ainda não foram abertos.
Com um filme, isso é naturalmente delicado. Não há muito com que se possa brincar. O que, de qualquer forma, ainda deve estar em boas condições, se o saco estiver intacto, é o revelador em pó A49. Quanto ao fixador e ao stop, eu não me preocuparia muito. Desde que não haja precipitação branca ou viscosa no fixador, deve estar tudo bem.
Como primeiro passo, eu compraria mais filme, de qualquer forma; caso contrário, é melhor doar o conjunto para alguém que precise.
Atenciosamente,
Stefan
cfb_de
Olá, Detlef,
> Dokumol
Revelador de papel forte, totalmente inadequado para filmes. Exceto para a impressão de emulsões orto, mas não é isso que você quer.
> Ultrafin
Pó? Prepare e use, se não apresentar manchas marrons. Líquido? Com mais de três anos? Por experiência própria: jogue fora. Despejar no ralo é ecologicamente aceitável.
> Ultrafin Plus
Qual a idade? Já foi aberto? Como foi armazenado? Sem mais informações, não posso dar nenhuma dica. Despejar no ralo?
> A49
Se o pó ainda estiver solto e branco: use. Mas não gosto do grão pastoso que ele deixa nos filmes.
> Variospeed Superfix
Totalmente inadequado como fixador para revelação. A solução deve ser aplicada logo antes da lavagem e bem depois da revelação. *Fixador*!
> Ácido acético 60%
No revelamento de filmes, basta um banho de água com Kraneburger bem fino de vez em quando. O ácido acético concentrado poderia ser diluído para cerca de 1-2% e usado como banho de parada, mas não é necessário. Concentrado no vaso sanitário, pelo menos descalcifica (no vaso sanitário; a cafeteira não consegue fazer isso).
> Sal de fixação A300.
Fixador normal. Na preparação padrão, aplicam-se os tempos para banhos de tiossulfato de sódio. Desde que o pó ainda esteja branco e solto. Caso contrário: lixeira.
Após o revelador, não é necessário banho de parada; também se pode enxaguar com água. No FP4+, não é necessário pré-enxágue e, em grande parte, os tempos padrão da literatura são adequados. É preciso adaptá-los ao seu próprio processo de laboratório, razão pela qual “ei, vou só revelar um filme P&B em casa” geralmente dá errado. Não faz mal. Nos grandes laboratórios, isso acontece exatamente da mesma forma.
Fazer por conta própria significa aprender. Com livros, cursos, fóruns, por observação própria e prática. É assim que deve ser e, nos últimos quase 180 anos, nunca foi diferente. Não importa qual processo de imagem tenha sido utilizado.
Atenciosamente,
Franz
Anginapectoris
Olá,
obrigado pelas respostas. Também pesquisei sobre a Tetenal. Parece que vou ter que jogar tudo no lixo. Vou comprar novos produtos químicos. Mas quais? RODINAL, Neofin Blau, Ultrafin... e qual fixador?
Até agora, só revelei negativos coloridos de formato médio e, nesse caso, não precisava me preocupar com a escolha do revelador. Sempre usei o revelador da Tetenal, que também vinha no kit. Só que, no P&B, a oferta é enorme. Além disso, com as discussões aqui no fórum dizendo que esse revelador só serve para este filme e aquele outro para aquele, quem consegue se orientar nisso, ainda mais sendo um novato? Ficaria muito grato por algumas dicas.
Atenciosamente
Detlef
SamuliSchielke
Olá, Detlef, a escolha do revelador depende do que você espera do filme. Um revelador realça mais a sensibilidade do filme, outro produz um grão fino, um é mais tolerante a erros, enquanto outro revela exatamente como você deseja. Em geral, recomenda-se um revelador intermediário, que ofereça um pouco de tudo e no qual pequenas imprecisões de exposição e processamento não façam muita diferença. O RODINAL é muito bom, confiável e tem validade quase eterna, se um pouco de grão não te incomoda e se você não quiser forçar o filme. Além do RODINAL, posso recomendar, por experiência própria, o D76 (idêntico ao ID-11) e o Fomadon LQN, mas os outros que você mencionou certamente são igualmente úteis.
Fixador: tudo o que existe no mercado deve, na verdade, ser igualmente bom.
Atenciosamente,
Samuli
skahde
Ficaria muito grato se pudessem me dar algumas dicas.
Primeiro, você deve escolher um filme, que determina as características de forma decisiva. O revelador só vai fazer pequenos ajustes. Partindo do formato (acima falou-se em formato médio?) e dos requisitos (preciso de resolução máxima, nitidez, pelo menos 640 ASA reais etc.), você deve escolher primeiro o filme e, em seguida, o revelador adequado ao filme e aos requisitos. Me conta o que você tem em mente.
Atenciosamente,
Stefan
Anginapectoris
Primeiro, você deve escolher o filme e, depois, o revelador adequado ao filme e às suas necessidades. Conta pra gente o que você tem em mente.
Olá, Stefan,
o que eu pretendo? Boa pergunta. Na verdade, eu gostaria de voltar a fotografar em preto e branco. Brincar com a luz, o contraste, a nitidez e o desfoque para, por exemplo, reproduzir personalidades em retratos ou, de modo geral, descrever atmosferas. Eu também comecei a experimentar a separação de tons há alguns anos, mas nunca levei adiante. Se bem me lembro, a partir de um negativo em preto e branco eram produzidos exatamente três positivos individuais. Acho que um com subexposição, um normal e o terceiro com superexposição em um filme ortocromático, e a partir disso provavelmente se fazia um novo negativo. Só que, infelizmente, não me lembro mais exatamente como isso era feito. Exatamente, é isso que eu gostaria de retomar. Talvez você saiba mais sobre isso.
Atenciosamente,
Detlef
skahde
É isso mesmo, eu gostaria de retomar isso. Talvez você possa me dar alguma dica.
Olá, Detlef,
desculpa, mas não faço a menor ideia sobre essa aplicação específica. Prefiro ficar calado. :spudnikwaving:
Atenciosamente,
Stefan