Infelizmente, vi que não há Ilfotec HC aqui na loja onde costumo fazer meus pedidos.
Que outras opções existem?
Alguém mais tem experiência com RODINAL?
Olá, Benny,
se você não conseguir encontrar o Ilfotec, pode usar o Kodak HC110. Os tempos e diluições são diretamente intercambiáveis e os resultados são indistinguíveis. As possibilidades são infinitas, enquanto as diferenças são menores do que se poderia supor com base nas longas discussões. O mais importante é a exposição correta (melhor um pouco mais) e o tempo de revelação (melhor um pouco mais curto). Eu experimentei o RODINAL com os dois filmes e sempre achei os resultados ótimos. Com os Agfas, o RODINAL foi ótimo; com os Ilfords e o RODINAL, não fiquei satisfeito. Com um processamento adequado, dá para controlar isso, mas, pelo menos para mim, isso não parece ser algo para iniciantes.
O DDX é caro. Com um preço por litro semelhante do concentrado, o DDX é diluído na proporção de 4+1, enquanto o Ilfotec HC ou o Kodak HC110 são diluídos na proporção de 1+31 ou mais. Isso dá 3,69 euros por litro de solução de trabalho com o DDX e 0,74 euros com o HC110, de acordo com o preço atual da Impex.
Atenciosamente,
Stefan