Gast
Olá,
Como já não é possível encontrar filmes Tri-X 8x10 na Europa, estou procurando um novo filme para usar. Comprei uma caixa de ADOX CHS 100 / Efke 100 e gostaria de pedir ajuda para revelar os filmes em folhas ADOX CHS 100 8x10 com uma máquina rotativa Colenta. Li muitos fóruns e, às vezes, as pessoas recomendam o RODINAL, mas ele também não está disponível na Bélgica. Sempre revelei meus filmes Tri-X em D76 1+1 e funcionou muito bem, inclusive para revelar os filmes ADOX em um revelador simples.
Encontrei 10 minutos para o D76 1+1... ?
Toda ajuda é bem-vinda
Muito obrigado
Marc
uworischki
Na tabela de revelação do catálogo da FOTOIMPEX, o Efke/ADOX 100 é indicado para revelação com ID11/D76 em 8 minutos. Para saber se isso se aplica à revelação com o Colenta, você mesmo teria que testar; caso contrário, dê uma olhada aqui: http://www.digitaltruth.com/devchart.html
zensusa
Olá, Marc,
Até agora, tenho usado os seguintes tempos e reveladores com o Efke R100/Adeox CHS100. Meu formato de filme é apenas 4 x 5 polegadas, mas os dados devem ser os mesmos para o formato 8 x 10. Eu revelo em Jobo / Rotation sempre a 24 graus e com 2 minutos de pré-aquecimento! Esta revelação é adaptada para um ampliador Jobo com cabeça Splitgrade, ou seja, luz mista. O valor gama é de aproximadamente 0,65. Aqui estão alguns tempos:
Revelação em Calbe R09/Adolux APH09
1:40 equivale a 9,00 minutos - sensibilidade ISO 80 ASA
1:100 equivale a 27,00 minutos - sensibilidade ISO 80 ASA
1:60 equivale a 9,00 minutos – sensibilidade ISO 64 ASA
Revelação em Promicrol
1:14 equivale a 6,30 minutos – sensibilidade ISO 80 ASA
1:19 equivale a 8,50 minutos – sensibilidade ISO 80 ASA
Revelação em CG51 / ou Cube SX
1:4 equivale a 12,30 minutos - sensibilidade ISO 50 ASA
1:4 equivale a 18,15 minutos - sensibilidade ISO 100 ASA
Provavelmente, os dados acima devem ser suficientes como valores de referência para o seu revelamento por rotação. No entanto, certamente você ainda precisará fazer alguns ajustes.
Atenciosamente,
Lothar