xamxam
Olá a todos,
Há algum tempo venho revelando filmes C41 em casa (com produtos químicos da Rollei) e agora gostaria de comprar um tanque maior. Gostaria de saber se posso revelar filmes de diferentes fabricantes ao mesmo tempo sem problemas. Encontrei muito pouca informação sobre o assunto na internet — e, quando encontrei, as informações eram contraditórias.
Por isso, gostaria de perguntar quais são as experiências de vocês: marcas diferentes funcionam bem juntas, ou apenas a mesma marca, mas tipos diferentes (Ektar, Portra, etc.), ou dá para misturar tudo sem receio?
Desde já, muito obrigado!
Atenciosamente,
Max
MirkoBoeddecker
O processo C-41 é um processo padronizado. Todos os rolos têm o mesmo tempo de revelação e são revelados em laboratórios de grande porte.
No entanto, se você está começando, recomendo revelar rolos individualmente no início e, se necessário, otimizar o processo.
Quando se utilizam pequenas quantidades de produtos químicos, pode ser necessário levar em conta os fatores de prolongamento.
Atenciosamente,
Mirko
xamxam
Olá, Mirko,
obrigado pela resposta rápida. Acho que não me expressei bem; não estou falando sobre ISO e tempo de revelação, pois sei que isso é padronizado. Refiro-me, na verdade, à seguinte citação:
"[...] mas cada fabricante de filme tem composições ligeiramente diferentes em sua emulsão, que podem reagir entre si e causar alterações indesejadas na cor."
Eu pensei em algo como resíduos da camada de proteção contra halos que não foram totalmente eliminados durante a pré-lavagem? A água que sai durante a pré-lavagem também tem sempre uma cor completamente diferente, dependendo do fabricante, pelo menos no meu caso?
Ou essas são preocupações totalmente infundadas?
Obrigado!
Atenciosamente,
Max
Clemens
Olá a todos,
bem, como técnico de laboratório fotográfico qualificado, posso te dizer que nunca ouvi falar disso. Tanto em laboratórios especializados quanto em grandes laboratórios, e também nas pequenas máquinas de minilaboratório, filmes de diferentes fabricantes passam regularmente juntos ou um após o outro pelos banhos, e não me lembro de ter havido problemas alguma vez. Muitas vezes, também não seria nem mesmo possível, do ponto de vista organizacional, pré-classificar os filmes por tipo/marca. Ah, sim, e também não há pré-hidratação, isso não está previsto de forma alguma no processo C-41 padrão.
O artigo que você cita, pelo que sei, também não se refere ao C-41, mas ao E-6. Mas, mesmo nesse caso, não tenho conhecimento de que os filmes sejam pré-classificados.
xamxam
Muito obrigado pela informação. Embora o artigo mencionado se refira ao C41, eu ficaria muito surpreso se houvesse alguma verdade nisso. Só queria ter certeza, pois isso me facilita bastante as coisas.
Mas o que ainda me interessa: eu nem preciso fazer a pré-lavagem? Sempre me surpreende a variação na cor da água que sai de lá. Sempre me pareceu que, caso contrário, isso se dissolveria durante o revelamento e mancharia ou causaria contaminação no revelador. Esse sempre foi meu receio de leigo, por isso eu enxaguava direitinho e, ao mesmo tempo, pré-aquecia a lata. Então, enxaguar antes definitivamente não é necessário?
jonny
No processo C41, tal como foi definido pela Kodak e é realizado por todos os laboratórios profissionais em todo o mundo, NÃO há pré-molhagem. PONTO. A pré-molhagem é uma prática amadora que se faz para aquecer a lata e seu conteúdo e evitar um revelamento irregular durante o processamento da lata, nada mais.
€
Então pare de se preocupar com o que possa acontecer com quaisquer corantes, aditivos e assim por diante. É claro que eles se dissolvem no revelador e é claro que o revelador muda de cor, mas é claro que os fabricantes testam esses aditivos para garantir que não afetem negativamente o processo. Qualquer outra coisa seria completamente idiota.
€
Se você está preocupado com a qualidade perfeita dos seus resultados, é melhor se concentrar em como atingir os 37,8 graus com a precisão e a constância exigidas e prestar atenção meticulosa para que o seu BLIX funcione corretamente, caso o seu kit utilize BLIX (o padrão C41 prevê banhos separados de branqueamento e fixador).
xamxam
Tudo bem, obrigado pela resposta detalhada!