fotolux
Olá,
Ainda sou bastante novato no revelamento de negativos em preto e branco; acabei de revelar meus dois primeiros rolos de Tmax100 com RODINAL 1+25 (5,5 min, 5 min de fixação) e estou um pouco inseguro... No momento, eles estão secando ;-)
Eles têm um tom rosado... com meus Trx400 isso não acontece?!?!
Isso é normal?
Como ficaria ao digitalizar no modo RGB??
Aguardo ansiosamente suas respostas!
Oliver
cfb_de
Olá, Oliver,
Isso é normal (no sentido de “acontece”), mas não é bom. A proteção contra halos não se dissolveu completamente. Você poderia tentar três coisas: refixar, enxaguar novamente ou... pendurar o filme na janela por três dias.
Não sei como fica a questão da digitalização.
Os TMax exigem um tempo de fixação significativamente maior, entre outras razões, e esgotam o fixador mais rapidamente (teor de iodo da emulsão). Enquanto nas películas clássicas eu uso sete partes de fixador por litro, nos TMax eu uso no máximo quatro (X55 1+7).
Atenciosamente,
Franz
fotolux
Olá, Franz, muito obrigado!
Como agora passei do Street para o SW e quero revelar eu mesmo, ainda estou procurando o filme certo para o que preciso... No revelador úmido, o Trx é o que mais me agrada... só que o resultado na digitalização é mediano.
Que filme você usa?
Atenciosamente,
Oliver
PS: O que acontece com o filme se eu deixá-lo pendurado na janela?
cfb_de
Olá, Oliver,
Compro filmes conforme a necessidade, assim como os reveladores. No momento, uso HP5+ e TMax400 para as minhas necessidades em formato 35 mm, revelando em RODINAL ou Spur HRX-II, dependendo do objetivo e da sensibilidade desejada.
No formato médio, uso e continuo usando o HP5+; os Efke/ADOX 50 estão sendo substituídos pelo TMax100, e de vez em quando uso um TMax400 na Knips. Os reveladores também são RODINAL e HRX-II, e de vez em quando preparo um revelador caseiro.