fotolux
Olá,
Ainda sou bastante novato no revelamento de negativos em preto e branco; acabei de revelar meus dois primeiros rolos de Tmax100 com RODINAL 1+25 (5,5 min, 5 min de fixação) e estou um pouco inseguro... No momento, eles estão secando ;-)
Eles têm um tom rosado... com meus Trx400 isso não acontece?!?!
Isso é normal?
Como ficaria ao digitalizar no modo RGB??
Aguardo ansiosamente suas respostas!
Oliver
cfb_de
Olá, Oliver,
Isso é normal (no sentido de “acontece”), mas não é bom. A proteção contra halos não se dissolveu completamente. Você poderia tentar três coisas: refixar, enxaguar novamente ou... pendurar o filme na janela por três dias.
Não sei como fica a questão da digitalização.
Os TMax exigem um tempo de fixação significativamente maior, entre outras razões, e esgotam o fixador mais rapidamente (teor de iodo da emulsão). Enquanto nas películas clássicas eu uso sete partes de fixador por litro, nos TMax eu uso no máximo quatro (X55 1+7).
Atenciosamente,
Franz
fotolux
Olá, Franz, muito obrigado!
Como agora passei do Street para o SW e quero revelar eu mesmo, ainda estou procurando o filme certo para o que preciso... No revelador úmido, o Trx é o que mais me agrada... só que o resultado na digitalização é mediano.
Que filme você usa?
Atenciosamente,
Oliver
PS: O que acontece com o filme se eu deixá-lo pendurado na janela?
cfb_de
Olá, Oliver,
Compro filmes conforme a necessidade, assim como os reveladores. No momento, uso HP5+ e TMax400 para as minhas necessidades em formato 35 mm, revelando em RODINAL ou Spur HRX-II, dependendo do objetivo e da sensibilidade desejada.
No formato médio, uso e continuo usando o HP5+; os Efke/ADOX 50 estão sendo substituídos pelo TMax100, e de vez em quando uso um TMax400 na Knips. Os reveladores também são RODINAL e HRX-II, e de vez em quando preparo um revelador caseiro.
Para grande formato, estou planejando (a câmera ainda não está completa) usar inicialmente Fomapan-100/Classic-400/RODINAL. Para fotos ocasionais com a Minox, uso Delta100/TMax100 (o que estiver disponível) e revelo em HRX-II.
Atenciosamente,
Franz
p.s.: Por favor, preste atenção se você quer escrever “TMX” ou “TRX”. Erros nesse ponto vão te prejudicar, no mínimo, nas recomendações de revelação aqui no fórum.
Wolfgg
Oliver: O tempo de fixação é, como de costume, o dobro do tempo de clarificação; depois da lavagem, deixe ainda um pouco de água na lata, esvazie-a a cada 5 a 10 minutos e verifique se a água está incolor. A uma temperatura de 35 a 40 °C, a proteção contra o halo residual desaparece mais rapidamente. Mas aumente a temperatura gradualmente a partir de 20 °C.
Atenciosamente, Wolfgang
Renate
Olá,
A proteção contra o efeito de halo pode ser removida no revelador. No entanto, como os reveladores apresentam diferentes graus de alcalinidade, o resultado às vezes é melhor e outras vezes pior. Eu sempre ignorei a coloração rosada e nunca tive problemas com isso. Ela desaparece sozinha com o tempo.
Digitalização de filmes P&B:
Todos os filmes que ainda contêm prata na emulsão após o processo não podem ser processados adequadamente com os scanners comuns. O grão é sempre incômodo e é preciso escolher os parâmetros de digitalização com muito cuidado. Só são mais fáceis de digitalizar os filmes baseados na tecnologia de cores, ou seja, todos os filmes revelados nos processos C41 ou E6. Existem alguns poucos filmes em preto e branco, mas eu não os conheço. Eu sempre prefiro o processo analógico completo.
Atenciosamente,
Renate
cfb_de
Olá, Renate,
Agora é a minha vez :-)
Alkalizit?
Não existe. Existe “Alkalit” e (obsoleto) “Alkalinit”.
Atenciosamente,
Franz
Renate
Olá, Franz,
O que você disse está simplesmente errado!!!
Atenciosamente
Renate
Sapatão, fica com o teu ofício.
cfb_de
Olá, Renate,
Está melhor agora?
Atenciosamente,
Franz