Oi!
...quando a gente... não percebe que está LÁ, mas perceberia imediatamente se estivesse FORA — se é que você me entende.
Sim, eu entendo: é assim com muitos ex-... B)
Mas voltando ao assunto:
Obrigado, de qualquer forma, pelas informações!
O conhecido de quem eu comprei o equipamento (sim, é para KB) me recomendou filmes Agfa e RODINAL da Agfa — mas avisou que a Agfa só está disponível em estoques remanescentes.
Não seria muito inteligente (especialmente no começo) tentar se dedicar a algo que em breve não existirá mais.
Como alternativa, me recomendaram a Ilford — mas isso me parece um pouco caro para começar, para experimentar.
Fui dar uma olhada na internet (não só) no catálogo online da FOTOIMPEX — e fiquei um pouco impressionado com a variedade de opções.
E há marcas das quais eu nunca tinha ouvido falar: Efke, ADOX, Foma, Spur, Moersch e muitas outras — o que não facilita as coisas.
Para começar, seria importante para mim conseguir, antes de tudo, colocar fotos no papel — mas com a opção de, com os materiais escolhidos (ou seja, tipos de filme, papel e revelador), conseguir realmente tirar uma boa foto.
Não faço ideia do que vou gostar especialmente — só sei o que não gosto: fotos sem graça onde tudo se confunde e fotos que parecem tão granuladas quanto as fotos vencedoras da revista Neues Deutschland no concurso da LPG “Die geradesten Furche” de 1975... (apesar de toda a minha ignorância: já seria uma conquista conseguir pelo menos algo assim)
Quais combinações “padrão” vocês costumam usar por aqui — e por que justamente essas?
Thomas