Anginapectoris
Olá,
Alguém sabe se é possível preparar em casa, de forma econômica e sem muito trabalho, o revelador de cores para o processo RA-4 de revelação positiva? Na internet há muitos tutoriais sobre como preparar produtos fotoquímicos, mas nenhum específico para o revelador de cores.
Atenciosamente,
Bypass
Wolfgg
Olá,
experimente usar:
800 ml de água
4 ml de Fotoplex 1
0,5 ml de Fotoplex 2
30 g de carbonato de potássio
0,2 g de sulfito de sódio seco
4 ml de dietilhidroxilamina
10 ml de trietanolamina
2 g de sal de cozinha
0,01 g de brometo de potássio
5 g de CD3
Água até completar 1000 ml
Tempo de revelação a 20 °C: até 2 minutos.
Atenciosamente, Wolfgang
Wolfgg
Aqui está mais uma fórmula RA4 com CD4:
800 ml de água a 20 °C
5 ml de Fotoplex 1
0,5 ml de Fotoplex 2
6 ml de dietilhidroxilamina
100 g de carbonato de potássio
10 ml de trietanolamina
3 g de sal de cozinha
6 g de CD4
Completar com água até 1000 ml
Tempo de revelação: aprox. 1 min a 20 °C
Atenciosamente, Wolfgang
Anginapectoris
Olá,
experimente usar:
800 ml de água
4 ml de Fotoplex 1
0,5 ml de Fotoplex 2
30 g de carbonato de potássio
0,2 g de sulfito de sódio seco
4 ml de dietil-hidroxilamina
10 ml de trietanolamina
2 g de sal de cozinha
0,01 g de brometo de potássio
5 g de CD3
Água até completar 1000 ml
Tempo de revelação a 20 °C: até 2 minutos.
Atenciosamente, Wolfgang
Olá,
obrigado pela resposta rápida. A preparação parece ser simples. Só não sei onde consigo os ingredientes. Não faço a menor ideia.
Atenciosamente,
Bypass
CPD
Olá, Bypass,
existe uma coleção de receitas de um tal de Raffay, na qual também há algumas receitas para Colorbäer. O livro, que na verdade consiste em fotocópias encadernadas, está (ou estava?) à venda na Brenner por um preço bem alto. Essa loja online também oferece uma seleção de produtos fotoquímicos, que não são exatamente baratos.
A coleção de receitas contém erros em algumas partes, e o autor admite que nunca experimentou muitas das receitas. Teria sido bom se ele tivesse acrescentado com quais delas tem experiência e com quais não. Em grande parte, a coleção de receitas me parece simplesmente copiada e está repleta de erros ortográficos e traduções incorretas. Por exemplo, ele escreve o nome do fotógrafo americano Weston sempre como “Westen” e traduz o termo “edge effect” como “Eckeneffekt”. Pelo preço, eu esperaria um pouco mais de cuidado. Mas se você realmente quiser, posso te passar algumas das receitas esses dias.
Mas — você realmente quer se meter nessa, com os Colorbäer? Com os Schwarzweissbäer, talvez ainda se justifique fazer a própria mistura. Pois não acredito que fique mais barato, sem falar na consistência dos seus bäer.
Atenciosamente, CP
Wolfgg
Utilizei com sucesso a fórmula acima com CD4 durante anos.
Aqui estão algumas informações complementares:
http://www.bonavolta.ch/hobby/en/photo/c41_ra4_chemicals.htm
ou documentos de patentes da Kodak:
http://www.patentstorm.us/patents/5578431-description.html
Atenciosamente, Wolfgang
Wolfgg
Acabei de encontrar por acaso mais uma pessoa que também faz a tintura caseira na Color:
http://www.fotolaborinfo.de/fotolabor/fselans.htm.
Atenciosamente, Wolfgang
Wolfgg
E para quem quiser construir a própria balança necessária, veja aqui:
http://www.geocities.com/ResearchTriangle/...693/waage2.html
Atenciosamente, Wolfgang
ravebenni
Posso despratear papel Ra4 com o fixador para preto e branco?
Tenho aqui um rolo de papel Ra4 sobreposto de 158 m × 10 cm. Pelo que li, não devo esperar mais resultados úteis com ele. Agora me pergunto se, pelo menos, posso recuperar a prata. Como tenho fixador para preto e branco, seria ótimo se isso fosse possível. Depois, o fixador teria que ser desprateado.
Além do trabalho envolvido: o fixador SW retira a prata do papel Ra4?
cfb_de
Olá, Benjamin,
Sim, isso é possível. No entanto, o custo financeiro do fixador, da subsequente remoção da prata e da limpeza da prata é consideravelmente superior ao valor da própria prata.
Além disso, você teria que fixar o papel no escuro. Como você faria isso na prática? Afinal, são quase 16 m².
Atenciosamente,
Franz
ravebenni
Obrigado pela resposta.
No entanto, não entendo por que teria que fazer isso no escuro. Quando testo meu fixador SW com um pedaço de filme não revelado, ele também fica claro. Resta uma quantidade minúscula e invisível de prata, resultante da exposição à luz, ou seja, a imagem latente.
Por favor, me corrija se eu estiver errado.
Sei que não vou lucrar com isso. A ideia surgiu mais por causa do meio ambiente. Se os produtos químicos que eu levo para o ponto de coleta acabam virando pó de incineração no ar, prefiro extrair a prata antes. No fim das contas, tudo isso ainda é só teoria. Ainda não tenho um equipamento de desprateamento.
cfb_de
Olá, Benjamin,
A fixação no escuro aumenta o rendimento exatamente na medida da imagem latente. À luz do dia, não só se gera uma imagem latente, como ela já sofre um forte desenvolvimento físico.
Quanto ao meio ambiente: as instalações de incineração possuem um sistema de purificação de gases de exaustão e praticamente não emitem poeira. E mesmo que emitam: a quantidade de gases de combustão resultante da queima do suporte de papel é muito maior do que a pequena quantidade de prata na emulsão. Considero a poluição ambiental causada pela autodespratação muito maior.
Jogue o rolo no lixo doméstico, a menos que você queira, por puro interesse acadêmico, remover a prata de uma parte dele antes.
Atenciosamente,
Franz