Grisu
Olá,
Como, além dos filmes monocromáticos de sensibilidade normal que sempre usei até agora, gostaria de testar alguns com sensibilidade mais baixa, mas com maior nitidez e poder de resolução, encomendei o Rollei PAN 25 e o Ilford PanF.
Infelizmente, especialmente para o primeiro, não encontrei na internet nenhuma tabela de revelação para reveladores que não fosse da Rollei. Atualmente, estou usando os seguintes reveladores:
- Ilford Ilfosol S (vou partir desse)
- Ilford ID-11 (ainda tenho em estoque)
- Tetenal Neofin Blau
- Tetenal Negafin (novidade para mim, também encomendei :D )
Esses reveladores são adequados para revelar os filmes mencionados acima com bons resultados? Se sim, qual revelador vocês recomendariam para os dois filmes citados?
E quais seriam os tempos de revelação para o Rollei PAN 25 com os reveladores mencionados, por exemplo, no ritmo de agitação de 1 minuto que eu prefiro?
Atenciosamente
Sven
CPD
Olá, Sven,
Sobre a Rollei, não posso te dizer nada por falta de experiência. Mas quanto à Pan F: ela tem uma curva de sensibilidade um pouco acentuada em condições normais de contraste, mas produz resultados muito bons com exposição em ISO 25/15 e revelação com ID-11 (de preferência como revelador de uso único, com diluição na proporção 1+1), desde que se reduza o tempo indicado no manual de instruções em cerca de 20%. No entanto, você mesmo terá que fazer algumas experiências.
A Rollei não é, na verdade, uma ADOX/Efke?
Atenciosamente, CP
Grisu
Pelo que sei, as rolos da Rollei são idênticas às emulsões da Agfa, ou seja, a Rollei PAN 25 deveria ser idêntica à antiga Agfapan 25. No entanto, não sei se a emulsão e os parâmetros de revelação ainda são os mesmos, por isso estou perguntando aqui.
stefka
Olá, Sven,
Também não tenho ideia sobre o Rollei25; nem o digitaltruth diz nada a respeito. Talvez seja uma boa oportunidade de aventurar-se no desconhecido e fazer um teste por conta própria?
Quanto ao PAN F, porém, meu favorito absoluto: Neofin Blau!
Com sol, faça uma superexposição de 1/2 stop e revele por um tempo ~10% mais curto (é o que eu prefiro)
Experimenta aí, quem precisa de um 25...
Boa sorte, Stefan