Comprei o scanner de filmes CanoScan 2700F em um leilão. Ao analisar as primeiras digitalizações, notei a presença de “linhas” verticais. Não aparecem em todas as digitalizações, mas na maioria delas. De modo geral, a qualidade das digitalizações me parece bastante medíocre.
Agora, minha pergunta: há outros usuários do CanoScan 2700F aqui?
Quais são as experiências de vocês? Que software de digitalização vocês usam? ...
Bem, como o scanner não é muito bom, descobri isso logo após a compra (se não me engano, em 1997 ou 98); um amigo também comprou um na mesma época, e o dele é apenas um pouco melhor.
O CCD usado apresenta muito ruído em comparação com outros scanners de filme; para negativos densos, ele é quase inutilizável, e mesmo com negativos o ruído é terrível: dá para ver, por exemplo, no céu como um padrão granulado :D
Além do ruído, aparecem listras na direção da digitalização, que nem mesmo uma digitalização múltipla com compensação consegue eliminar.
Ambos os problemas não melhoram com o tempo, então decidi, a princípio, usar o scanner apenas para gerar miniaturas ou imagens para a web. Mas, mesmo para isso, o meu já não serve mais, pois as listras e o ruído mal são mais visíveis do que a imagem em si ;) Em breve vou comprar algo que preste, provavelmente um Nikon Coolscan.
No seu lugar, eu devolveria o aparelho imediatamente, já que o scanner é praticamente inutilizável para digitalização. Além disso, o vendedor provavelmente sabia o quão ruim o 2700F é. De qualquer forma, não vou colocar o meu no eBay, mas sim desmontá-lo. Com a fonte de luz, vou montar uma lâmpada macro de luz fria; assim, a coisa finalmente servirá para algo útil :D
Até breve... Chris Z.