trk
Olá!
No Silverfast AI, é possível definir o tipo de filme antes da digitalização. Infelizmente, não há uma configuração específica para os filmes ADOX. No entanto, existe a possibilidade de importar “perfis” (predefinições).
Aqui vai a minha pergunta: existem “perfis” correspondentes para os filmes distribuídos pela FOTOIMPEX disponíveis para download? Seria ótimo!
Atenciosamente,
trk
MirkoBoeddecker
Tem certeza de que existem predefinições para filmes em preto e branco?
Até agora, só conheço isso em filmes coloridos, por causa da máscara.
Atenciosamente,
Mirko
trk
É isso aí! O HP5 da Ilford, o Delta e os demais já estão na lista!
cfb_de
Então, não deve ser problema obter bons resultados usando um dos perfis fornecidos e qualquer filme preto e branco.
Os filmes preto e branco geralmente têm o verso transparente, apresentam um pouco de grãos (o que torna a filtragem de poeira baseada em infravermelho praticamente inútil) e, devido à falta de informações de cor, são na verdade mais fáceis de digitalizar.
É preciso um pouco mais de resolução de hardware, devido ao grão do filme. Ou então, pode-se abrir mão de aspectos como a “nitidez das bordas”, que, de qualquer forma, são quase impossíveis de alcançar com os modernos scanners de filme, graças à otimização de cores.
Atenciosamente,
Franz
Renate
Olá,
O problema com esses perfis na área de software é que eles dependem não apenas do filme, mas também do revelador utilizado, do tempo de revelação, etc. Eu prefiro otimizar minhas digitalizações manualmente.
Atenciosamente
Renate
Wolfgg
No caso de imagens em preto e branco, basta ajustar os pontos de preto e branco (histograma), a curva de tonalidade, se necessário, e, claro, a resolução da digitalização. Isso é bem rápido de fazer manualmente. Opções como, por exemplo, a máscara de nitidez não devem ser deixadas para o modo automático, mas sim testadas por conta própria.
Atenciosamente, Wolfgang