Obrigado pela sua resposta.
O que me chama a atenção é que a cópia tem um cheiro forte de fixador. Acho que não a enxaguei direito.
Acertou em cheio! Com fixação adequada, a imagem fica parecida. Se depois enxaguar o excesso de fixador (junto com seus complexos de sais de prata), não fica aquela combinação de véu de prata e névoa de enxofre.
A cópia está perdida, mesmo que eu goste dela assim. Refaz a cópia e depois aplica o tom de enxofre :-)
A fixação insuficiente tem uma aparência diferente. Por um lado, não está distribuída uniformemente por toda a imagem; por outro, é mais rosada/violeta, porque os haletos de prata não removidos são revelados fisicamente.
Coloque um papel fotográfico à luz e observe-o, sem revelar nem nada. Isso é revelação física e, de forma semelhante (apenas um pouco mais fraca), é assim que a subfixação fica após uma exposição adequada.
A revelação física, aliás, é aproveitada no “papel de cópia”/“papel de luz de gás”/em alemão moderno “printing out paper”. Muitos processos alternativos de impressão (por exemplo, a cianotipia) também se baseiam na revelação física, até mesmo a boa e velha daguerreotipia; ali, o vapor de mercúrio servia apenas para provocar uma espécie de “inversão”.
Atenciosamente,
Franz