uhoepfner
Olá a todos os adeptos do analógico,
minha venerável Axomat 4 de 1978 (?) tem uma pequena gaveta (aproximadamente 7x7 cm) localizada acima da plataforma de negativos e abaixo da placa de vidro (que fica na frente da lâmpada). Será que ela (apesar da proximidade da lâmpada, embora haja uma placa de vidro bastante espessa no meio) pode ser usada para filtros de contraste variável?
Sempre trabalhei apenas com graduação fixa, mas assim eu poderia mudar para a graduação variável.
FrankH
Olá, Uwe,
É isso mesmo, você pode usar a gaveta para filtros graduados (é para isso que ela serve). Provavelmente, você só precisará cortar as folhas de filtro no tamanho certo.
Aproveite o “Wandel”,
Atenciosamente, Frank
uhoepfner
Obrigado!
Alguém poderia explicar a diferença entre os filtros ADOX e Patterson (da FOTOIMPEX)? Vale a pena gastar um pouco mais nos filtros Patterson?
cfb_de
Olá, Uwe,
Além das informações do catálogo, também não vejo nenhuma diferença. No passado, porém, trabalhei com os filtros ADOX (que ainda tinham o nome de outro fabricante :-) e eles se mostraram muito bons.
Como acabei dando esses filtros de presente, recentemente comprei um conjunto de filtros Ilford. Eles também são bons.
Minha conclusão: não importa quais sejam os filtros, eles cumprem seu propósito e diferem apenas na graduação. Mas é preciso testá-los de qualquer maneira, pois os tempos de exposição “constantes” prometidos referem-se apenas a um único nível de cinza.
Atenciosamente,
Franz