MF-FAN
Olá,
Acabei de revelar dois filmes em rolo CHS 50 e percebi que, ao contrário dos filmes Ilford, eles enrolam-se bastante depois de secarem. Será que o material de suporte é muito fino? O que se pode fazer para evitar isso?
E o que significa a seguinte informação no site
http://www.adox.eu/ADOX_Filme/ADOX_CHS_Fil...DOX_CHS_50.html
:
“Pré-aquecer os rolos e os filmes planos para aplicar uniformemente a camada protetora de gelatina (supercoating)!” ?
Atenciosamente, Eduard
CPD
Olá, Eduard,
Elas realmente enrolam mais do que outras películas. Mas se você colocar um peso adequado sobre elas enquanto secam, elas ficam bem lisas. Como peso, dá para usar aquelas bolinhas que se prendem nos cantos das toalhas de mesa para impedir que o vento as leve embora.
Atenciosamente, CP
cfb_de
Olá, Eduard,
Eu (um revelador amador na banheira) sigo estes passos para secar os filmes Efke/ADOX: enquanto os filmes estão sendo lavados, deixo o chuveiro ligado por algum tempo, até que haja uma névoa suave no banheiro.
Após a lavagem, penduro os filmes na cabine do chuveiro usando prendedores de roupa ou cabides. Na manhã seguinte, o banheiro está seco novamente e os filmes ficam bem lisos e planos. Exatamente como antigamente :-)
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
A questão é: a torção já está presente no suporte, ou seja, ele foi curvado além do limite de elasticidade ao ser enrolado (ou há alterações plásticas lentas?), ou a torção surge apenas durante a secagem, devido ao encolhimento da emulsão? No primeiro caso, é preciso “enrolar ao contrário” por um bom tempo; no segundo caso, como já descrito por Franz, secar o mais lentamente possível, mantendo o filme bem esticado. Pela minha experiência, o primeiro caso ocorre apenas com filmes revelados que foram guardados enrolados por muitos anos.
Atenciosamente, Wolfgang
MF-FAN
Olá, Franz,
>>Eu (que faço revelação ocasionalmente no banheiro) sigo estes passos para secar os filmes Efke/ADOX: enquanto os filmes estão sendo lavados, >>deixo o chuveiro ligado por algum tempo, até que haja uma névoa suave no banheiro.
Obrigado pela dica. Amanhã vou tomar banho depois de revelar. E depois pendurar o filme no chuveiro. Na cozinha, onde eu revelo, não posso criar uma “névoa de fundo”.
Aliás, é claro que coloco pequenos pesos nas pontas do filme.
Atenciosamente, Eduard
cfb_de
Olá, Eduard,
Pequenos detalhes como “fechar a porta”, “desligar o exaustor” e “fechar a janela” são, naturalmente, óbvios.
Além disso, a névoa, claro, retém até o último grão de poeira. Também é muito prático.
Hoje em dia, admiro a mim mesmo pela minha visão ao escolher o apartamento: no início, um apartamento com banheiro sem janela era simplesmente muito mais acessível (aqui: a diferença de >>10
Wolf_XL
...ei, por que tanto alvoroço... Afinal, vocês também queriam usar rolos de filme... :P :P :P