Godot
Olá, pessoal, tenho a seguinte dúvida:
Preciso de alguns diapositivos em preto e branco com urgência e, como não estou familiarizado com o processo de revelação inversa, pensei que o mais simples seria fazer cópias por contato no ADOX Displayfilm. Assim, também seria possível ajustar um pouco o contraste, e nos folhetos daria para copiar meio rolo de filme de uma só vez. Mas qual é a taxa de perda nesse processo? Seria melhor copiar em filme ortocromático? Isso não daria muito mais trabalho e eu tenho os produtos químicos adequados em casa — mas também nunca fiz isso antes, o que preciso levar em consideração? Ou devo reverter logo?
Qual é a maneira mais rápida de obter o melhor resultado possível? Quais são suas dicas e sugestões?
Obrigado pela atenção,
Stefan..
Christoph
Olá, Godot,
Como você quer começar a usar o bom filme de diapositivos SW-Dia em breve, imagino que não tenha tempo para testar primeiro o revelamento reverso. Se tiver, compre o Fomapan R100 e o kit de revelação correspondente. De qualquer forma, experimente antes de partir para fotos importantes.
Se você não quiser revelar por conta própria, ainda dá para comprar o Agfa-SCALA, e o Studio 13 em Stuttgart também deve ter os produtos químicos para revelar o filme — basta perguntar. E, pelo que sei, eles também revelam o novo Rollei Infrared no processo SCALA, mas não tenho certeza absoluta. De qualquer forma, pergunte também qual é a sensibilidade do Rollei Infrared no processo SCALA.
Atenciosamente
Christoph
Richard
Olá, Stefan,
Tentei fazer isso com o Ortho-Film em uma foto. Fiquei bastante satisfeito com o resultado da primeira tentativa. Revelei em N113 a olho. O resultado foi um positivo com um leve tom marrom. Mas revelei por tempo insuficiente; a imagem ficou um pouco fraca.
Atenciosamente,
Richard
Renate
Olá,
Se for preciso fazer isso rapidamente, recomendo procurar um bom laboratório que tenha essa capacidade.
Se você nunca revelou diapositivos em preto e branco por conta própria, não tem como evitar fazer algumas tentativas, independentemente do método escolhido. Isso custa tempo, material e muito espaço. Para apenas alguns diapositivos, não vale a pena.
Atenciosamente,
Renate
max
Parece que vai sair um novo filme diapositivo direto Maco Rollei.
135/24 a partir da Photokina.
“Direto” significa que basta RODINAL (ou similar), parada/fixação/enxágue e pronto.
Atenciosamente
Martin
Christoph
Interessante. Mas ainda não encontrei nada nos sites da Rollei e da Macohome. Qual deve ser a sensibilidade dele?
Atenciosamente
Christoph