Schwedenstahl
Olá, gostaria de saber se alguém tem experiência com o flash de bastão 45 Cl. Eu só tenho o "Batteriekönig" e gostaria de experimentar baterias recarregáveis. Mas, segundo o manual, isso não é permitido. A resistência interna das baterias recarregáveis é diferente; isso causa danos ao aparelho ou a Metz está apenas tentando maximizar os lucros???
Atenciosamente,
Marwan
Renate
Olá, Marwan,
O problema são as baterias recarregáveis. Elas se estragam rapidamente nesse processo. É possível extrair uma corrente mais alta das pilhas comuns. No caso das baterias recarregáveis, isso seria muito parecido com um curto-circuito. No Bitzger, há 3 pinos de contato. Um compartimento para pilhas tem 3 ranhuras, mas apenas 2 delas possuem contatos. O compartimento para baterias recarregáveis usa um contato diferente.
Por falta de conhecimento, já estraguei um conjunto de baterias recarregáveis bem rápido. Depois disso, comprei um dos caros conjuntos de baterias recarregáveis da Metz. Ele também já está ficando velho. Hoje em dia, eu só uso o flash raramente, então as pilhas comuns são mais econômicas e fáceis de cuidar do que as recarregáveis. Por isso, não sei dizer se as baterias recarregáveis modernas aguentariam a carga no compartimento de pilhas.
A propósito, gosto de comprar pilhas na Ikea. Elas são fabricadas pela Varta e custam bem menos do que as que vêm com a marca original do fabricante.
Atenciosamente,
Renate
Wolfgg
Olá, Marwan,
As pilhas alcalinas diferem das baterias recarregáveis em dois pontos:
1) Resistência interna de aproximadamente 0,1 a 0,2 ohms (pilha alcalina AA) contra 0,03 ohms ou menos
2) Tensão nominal de 1,5 volts contra 1,2 volts
Pode-se ter a ideia de “enganar” o flash com pilhas alcalinas, conectando em série às baterias recarregáveis uma resistência cujo valor seja de aproximadamente 0,1 ohm multiplicado pelo número de baterias conectadas em série (atenção à capacidade de carga!). Na pior das hipóteses, a tensão cai demais após essa resistência e o flash não carrega mais devido à subtensão (aparentemente, pilhas alcalinas descarregadas demais).
Conselho sem garantia!
Atenciosamente, Wolfgang
max
Oi, Renate,
Mas dá pra dar uma nova vida àquela bateria fraca usando pilhas NiCd AA comuns.
É preciso um pouco de jeito pra abrir a caixa sem quebrar as travas, além de um ferro de solda.
Ah, sim, e compre as baterias com a aba soldada (não tem no Aldi, mas tem, por exemplo, na Conrad); caso contrário, você vai danificar a bateria e as pilhas vão ficar inutilizadas.
A bateria não tinha apenas 5 células? No pacote de baterias são 6 (isso compensaria a tensão mais baixa).
Atenciosamente,
Martin
Renate
Olá, Martin,
Sei que, com um pouco de habilidade, eu poderia reativar a bateria recarregável. Por isso, escrevi a seguinte frase na minha postagem: hoje em dia, raramente uso o flash, de modo que as pilhas comuns são mais econômicas e fáceis de manter do que as recarregáveis.
Entendo essa frase exatamente como está escrita. As baterias recarregáveis também envelhecem quando não são utilizadas. As baterias recarregáveis perdem a carga em cerca de 3 meses quando armazenadas. As pilhas alcalinas, por outro lado, têm uma vida útil de vários anos. Assim, o flash está praticamente sempre pronto para disparar. As pilhas têm uma capacidade significativamente maior do que as baterias recarregáveis e eu sempre tenho reservas suficientes comigo. Uma bateria recarregável não dura uma festa de casamento inteira. As baterias NiCd são tóxicas para o meio ambiente e, portanto, não devem mais ser utilizadas. As baterias recarregáveis NiMH requerem um processo de recarga que é difícil de realizar com o conjunto de baterias.
O conjunto de baterias recarregáveis e o conjunto de pilhas do CL45 têm ambos 6 células. Para compensar as diferenças entre pilhas e baterias recarregáveis, a Metz utiliza o sistema de contato alternativo que descrevi em minha primeira postagem.
Atenciosamente
Renate
max
Oi, Renate,
tudo bem, era só uma ideia. Eu também uso o flash só duas vezes por ano, mas quando uso é algo planejado e gasto de 1 a 2 conjuntos de baterias.
As baterias já aguentam isso há 5 anos. E tenho certeza de que elas ainda não estão no fim da vida útil. Que se dane, já tenho um conjunto de baterias à disposição, caso precise de um quinto rolo.
Vale a pena.
Atenciosamente
Martin
P.S.: e as baterias, por mais verdes que sejam, também não servem como fertilizante para flores.
Wolfgg
... mas podem ser recicladas para o RODINAL, já que as pilhas alcalinas de manganês contêm álcali.
Atenciosamente, Wolfgang
Schwedenstahl
As baterias NC ainda estão disponíveis???
Atenciosamente,
MArwan
Wolfgg
Wolfram
Olá,
Alguém sabe de algum lugar barato onde seja possível trocar as células da bateria do CT45?
Ou, pelo menos, um bom "guia de montagem"?
Mesmo as baterias compradas novas já costumam estar um pouco descarregadas...
Afinal, a capacidade das células das baterias aumentou bastante nos últimos tempos.
E, como todos sabem, se eu simplesmente encher o compartimento com baterias, faltam alguns volts.
Obrigado,
Atenciosamente
Wolfram
mdeutgen
Wolfram,
eu também estou inclinado a optar por uma solução caseira, porque sei o que posso/devo fazer.
Mas você já pensou que uma bateria recondicionada custa quase o mesmo que uma nova da Metz? Se não me engano, uma bateria NiMH para a 45-CL1 custa cerca de 60 euros mais frete (www.nordfoto.de). Se você considerar o preço de seis baterias com conectores, frete e o custo do trabalho do técnico, então prefiro comprar uma bateria original por um pouco mais de dinheiro!
Fora isso, só posso concordar com os comentários anteriores: baterias só fazem sentido se o aparelho for usado regularmente. Se for apenas duas vezes por ano, as pilhas descartáveis são a opção mais econômica e também mais ecológica.
Martin
Wolfram
Olá, Martin,
Comprei uma bateria original nova na primavera passada.
Agora ela pifou.
Provavelmente era um produto que estava em estoque há muito tempo.
Essas baterias têm a vantagem de reduzir o tempo de recarga do flash.
Isso é, claro, um ponto a favor em reportagens.
Seis baterias com selo custam 22 euros.
Ainda mais porque as novas têm uma capacidade bem maior.
Eu adoraria fazer isso sozinho, mas já estraguei uma caixa de bateria.
Acho que vou ter que continuar usando pilhas mesmo.
Na verdade, é mais barato também.
Desde que a cesta barata aguente...
Atenciosamente
Wolfram
Wolfgg
Quem estiver procurando uma solução definitiva pode considerar a possibilidade de dispensar a bateria interna e substituí-la por uma externa. Portanto:
- Adquira um suporte para bateria com o mesmo número de células (Conrad etc.)
- Soldar os cabos dos contatos do flash, onde a bateria original se conecta, à bateria externa (é claro, positivo com positivo, negativo com negativo)
- Equipar a bateria externa com pilhas AA comuns sem terminal de descarga.
Assim, é possível retirar as pilhas com um único movimento para carregá-las, trocá-las rapidamente por outras cheias, usar as mais novas com alta capacidade, até mesmo as de níquel-hidreto com baixa autodescarga, etc. Onde colocar o pacote de baterias externo é uma questão de gosto: embaixo da câmera, no flash, no bolso da calça; neste último caso, é preciso observar que o cabo um pouco longo não cause muita queda de tensão e, em certos casos, talvez seja necessário colocar um capacitor eletrolítico de, por exemplo, 470 µF na extremidade do cabo no flash, caso a indutância do cabo interfira no circuito de carga.
Atenciosamente, Wolfgang
Wolfram
Olá, Wolfgang,
Obrigado, ótima ideia.
Já tinha pensado em usar um conjunto de baterias externas.
Só que, assim como no conjunto de baterias de chumbo do CT60, seria bastante impraticável.
A bolsa de ombro com o cabo em espiral...
Mas você tem razão, uma caixinha dessas (60x29x59 mm) também pode ser montada no trilho do flash.
(se for preciso, com fita velcro)
Mas a solução é barata demais!
Na Conrad, o suporte para 8 baterias custa apenas 1,58 €.
Wolfgg
Olá, Wolfram,
Com 8 baterias, o principal problema seria o flash descarregar demais as baterias até indicar “baterias vazias”, o que prejudica o número de ciclos delas. Portanto, faça uma ponte com um fio em um compartimento de bateria ou coloque uma bateria falsa (por exemplo, uma bateria velha com os terminais soltos, que faça a ponte).
Conectar baterias em paralelo é sempre um pouco problemático, pois, dependendo do estado de carga e da idade, podem ocorrer correntes de compensação consideráveis que podem danificar as baterias. Um usuário frequente de flash poderia montar uma caixa de baterias com 7 células mono...
Atenciosamente, Wolfgang