derFloh
Olá a todos,
Comprei um CanoScan 9000F II usado e estou bastante decepcionado com as primeiras digitalizações. As imagens estão bem desfocadas. Em um filme 400, nem sequer se consegue ver o grão; em um CMS 20 II, faltam todos os detalhes...
Como os suportes para negativos não vieram junto, comprei uma placa antirreflexo e, assim, digitalizo diretamente sobre o vidro do scanner (filme > lado liso para baixo, placa por cima > lado mais áspero para cima). Como software, uso o VueScan.
Estou fazendo algo errado? Ou isso é normal nessa faixa de preço? Com um duplicador de slides barato (com uma Canon EOS), eu tinha imagens muito mais com nitidez naquela época. Infelizmente, essa configuração não funciona mais com a A7RII :(
(Hoje à noite posso postar mais fotos, se quiserem...)
Atenciosamente,
Florian
TR
Olá, acho que os negativos não estão "focados". Você provavelmente precisa das máscaras ou terá que aplicar os negativos com água (montagem úmida) sobre o vidro (pela parte de baixo) e posicionar o vidro um pouco mais alto.
€
Além disso, os negativos digitalizados (ou seja, a digitalização deles) quase sempre precisam ter a nitidez ajustada artificialmente pelo software. Isso é totalmente normal.
derFloh
Olá, Thomas,
obrigado pela sua resposta. A questão do foco pode ser essa, mas eu também já tentei usar o suporte para negativos (do duplicador). Ele tem uma altura de cerca de 1 mm, e, nesse caso, as digitalizações ficaram completamente fora de foco. Além disso, li relatos na internet de que a digitalização diretamente sobre o vidro traz melhores resultados. Agora não sei se vale a pena gastar os 20 euros no suporte.
Bem, vou fazer mais digitalizações esta noite para comparar e colocá-las aqui na internet.
Atenciosamente,
Florian
odot
Já que estamos falando nisso, qual é o melhor suporte para negativos com ajuste de altura? Eu precisaria comprar as placas de vidro separadamente ou elas já vêm incluídas?
jonny
Tenho o scanner mencionado (e também alguns outros, incluindo o Imacon Flextight). A respeito disso, há o seguinte a ser dito.
?
Um scanner plano básico com óptica de plástico, como o Canoscan 9000F, é, em princípio, inadequado para digitalizar negativos de 35 mm com boa qualidade. No caso do formato médio, a qualidade é apenas suficiente para folhas de contato digitais ou cópias menores.
?
A expectativa de que se possa fotografar em filme de alta resolução com ópticas calculadas e produzidas com grande complexidade e, em seguida, digitalizar os resultados sem perdas com um scanner de brinquedo de plástico é ingênua. Nem mesmo um software diferente, o uso de suportes para tiras de filme ou a digitalização úmida mudarão isso. Eu compraria os suportes para tiras de filme (disponíveis como peças de reposição), o resto (software, digitalização úmida) seria um desperdício de dinheiro e tempo. Desculpe-me por ser tão direto. Infelizmente, o pior elo da cadeia de transferência (quase sempre o scanner) limita fundamentalmente a qualidade total máxima que pode ser alcançada.
?
Se você deseja uma qualidade minimamente aceitável, não terá como evitar a compra de um scanner de filme melhor/adequado. O Reflecta Proscan 7200 oferece resultados bastante bons pelo preço, com tempos de digitalização aceitáveis, mas não sei se o aparelho ainda existe. A melhor qualidade pelo menor custo (e com mais diversão), é claro, você obterá com uma cópia analógica na sua própria câmara escura.
derFloh
Olá, Elizabeth,
obrigado pela sua opinião sincera :) Sim, a gente acaba se deixando levar facilmente pelas avaliações na internet quando não dá para testar os produtos.
Mas tudo bem, então não vou mais investir tempo nem dinheiro nisso (pena do que já gastei até agora).
Talvez um dia eu consiga comprar um ampliador... :)
Atenciosamente,
Florian
highscore
Oi
Por um ampliador de boa qualidade, você provavelmente pagará (bem) menos do que por um scanner de boa qualidade.
Por exemplo, o kit completo do nosso fornecedor custa 300,-
Na internet, às vezes é bem mais barato
derFloh
Olá, Highscore,
Sim, pode ser. Mas como ainda não me aprofundei muito no assunto, tenho uma pergunta: um kit desses é realmente útil ou é só mais uma daquelas “meias-medidas”? A qualidade da imagem é boa ou é melhor comprar logo um aparelho melhor? Ou será que vale mais a pena procurar um ampliador usado nos classificados do eBay?
€
Ficaria feliz em receber algumas dicas aqui :)
€
Atenciosamente
highscore
Oi, Floh
Acho que, se você comprar com o nosso anfitrião, já estará no caminho certo e, acima de tudo, seguro.
Na internet, é comum encontrar ofertas completas (ampliadores com lentes, bandejas e temporizadores + muitos itens úteis)
Essas ofertas geralmente vêm de pessoas que faleceram ou que estão abandonando o hobby. (muitas vezes, o material é de boa qualidade)
O que eu pessoalmente ainda recomendaria são os filtros de graduação dividida.
Hoje, eu não aconselharia ninguém a voltar a trabalhar ou começar a usar graduações fixas. Mas isso é uma questão de gosto!
Highscore
derFloh
Ok, muito obrigado pela dica!
Então vou me informar melhor e dar uma olhada nisso.
Atenciosamente,
Florian
jonny
Sou um grande fã dos ampliadores Meopta. A Meopta Opemus 6 (ou 7?), ou seja, o último modelo, é um ampliador bom e robusto, que geralmente pode ser encontrado por um preço acessível (no máximo por volta de 50 euros) e amplia negativos até o formato 6x6. Os aparelhos de ampliação devem estar sempre completos, pois é difícil/caro comprar peças avulsas como condensadores, caixas de mistura, plataformas de imagem etc. No entanto, ainda é possível comprar alguns acessórios novos para o Opemus na FOTOIMPEX. Se não vier incluída, você também pode comprar facilmente uma boa lente de ampliação separadamente, se necessário; calcule mais 50 euros para isso. Fora isso, você não precisa de muito equipamento: três bandejas, pinças para papel e uma lâmpada DuKa. Você terá as medidas do processamento de negativos. O ideal, é claro, seria um pequeno kit DuKa completo, como costuma ser oferecido.
TR
Fora isso, você não precisa de muitos equipamentos: três bacias, pinças para papel e uma lâmpada DuKa
?
Vejo aqui um problema típico de membros eufóricos do fórum: vocês agem como se o colega pudesse simplesmente colocar seu ampliador sobre a mesa e começar a trabalhar com a mesma facilidade com que se opera um scanner. É claro que não é assim. Primeiro, é preciso montar uma câmara escura; depois, é preciso comprar papel caro. E para uma cópia de alta qualidade, são necessárias várias horas de trabalho e material de descarte. Isso sem contar, é claro, os muitos dias de aprendizado. Além disso, só são possíveis cópias em tons de cinza.
?
Um bom scanner é o Epson 4990. Ele custa cerca de 150 euros usado e possui uma qualidade de imagem bem próxima à da nova série 800. Se você ajustar a altura da máscara e, eventualmente, conseguir um filtro antinewton adequado, conseguirá fotografias de boa qualidade de forma muito mais econômica (tempo também é dinheiro), pelo menos inicialmente no monitor.
?
Dizer a um novato nessa área: “Compre simplesmente um ampliador e algumas bandejas e tudo ficará bem fácil” não me parece didaticamente muito inteligente.
Klaus_H
Vejo aqui um problema típico dos membros eufóricos do fórum: vocês agem como se o colega pudesse simplesmente colocar seu ampliador na mesa e começar a usá-lo com a mesma facilidade com que se opera um scanner...
... Dizer a um novato nessa área: “É só comprar um ampliador e algumas bandejas e tudo ficará bem fácil” não me parece, do ponto de vista didático, uma abordagem muito inteligente.
…
…
Vejo aqui outro problema típico...
Digitalizar negativos sem perdas significativas de informação da imagem também é algo que precisa ser aprendido. O equipamento necessário, incluindo software legal, também não sai por uma bagatela.
…
Atenciosamente,
…
Klaus
Urnes
Mas é exatamente isso que o colega pode fazer, se ele gostar. Foi assim que, há 30 anos, o primeiro ampliador Leitz foi parar na minha cozinha. A propósito, para começar, basta realizar a exposição de fotos que possam ser penduradas na parede; não precisa ser sempre arte fotográfica. E se você realizar a exposição de um negativo corretamente, dá para trabalhar direto da câmera, sem toda aquela complexidade da câmara escura.
Elisabeth já explicou que scanners de mesa e câmara escura praticamente se excluem. Embora, claro, com esse dinheiro, você consiga comprar um Minolta Dimage Dualscan usado ou algo do tipo.
Atenciosamente, Sven
highscore
<p style="margin:0cm 0cm 0pt;">Oi, T.R.
?
<p style="margin:0cm 0cm 0pt;">?
?
<p style="margin:0cm 0cm 0pt;">Nisso eu discordo de você.
?
?
<p style="margin:0cm 0cm 0pt;">Sim,
?
<P style="margin:0cm 0cm 0pt;">basta colocar um ampliador simples e funcional, colocar algumas bacias ao lado e pendurar uma lâmpada de luz vermelha no teto.
?
<p style="margin:0cm 0cm 0pt;"><span>Em um cômodo escuro, banheiro, despensa ou até mesmo um armário.</span>
?
<p style="margin:0cm 0cm 0pt;">E acho que dizer que se gasta uma quantidade enorme de papéis caros sem obter resultados minimamente apresentáveis é uma afirmação errada<span>.</span>
<p style="margin:0cm 0cm 0pt;">Para mim, isso é a curva de aprendizado.
?
<p style="margin:0cm 0cm 0pt;">Depois de um pouco de pesquisa na internet, qualquer pessoa com inteligência normal deve ser capaz de produzir algumas fotos apresentáveis com apenas algumas dezenas de folhas de papel.
?
<p style="margin:0cm 0cm 0pt;">Esses preços são bem mais altos.
?
?
<p style="margin:0cm 0cm 0pt;">No entanto, os scanners mencionados aqui dificilmente conseguem superar uma cópia manual de qualidade, pois a resolução é muito baixa, muitos detalhes nas sombras se perdem e as áreas claras ficam esbranquiçadas.
?
<p style="margin:0cm 0cm 0pt;">Os scanners que fazem isso melhor estão todos na faixa de preço de quatro dígitos.
?
<P style="margin:0cm 0cm 0pt;">?
?
<P style="margin:0cm 0cm 0pt;">Pessoalmente, considero o processamento digital do negativo sempre a segunda melhor opção para se obter uma bela impressão.
?
<P style="margin:0cm 0cm 0pt;">?
?
<p style="margin:0cm 0cm 0pt;">Quando quero imprimir fotos, sempre uso diretamente a câmera digital, pois, caso contrário, perco muitos detalhes.